Mercado Ótico no Brasil: Um mercado em expansão!

Franquias com maior lucro
Segmentos e Franquias com maior lucro!
24 de novembro de 2017
Diferença de uma ótica para outra
Qual a diferença de uma ótica para outra?!
5 de dezembro de 2017
Mercado Ótico no Brasil

Mercado Ótico no Brasil: Um mercado em expansão!

O mercado ótico no Brasil vem sofrendo mudanças nas últimas décadas, os principais fatores dessas mudanças estão diretamente ligados à saúde e também ao alinhamento desse item com a moda, transformando o óculos (principalmente de grau) em um item acessório, muitas vezes com variações de cores e estilos.

Usar óculos até alguns anos atrás era algo voltado apenas aos que possuíam algum tipo de deficiência na visão, como os míopes,  sendo tratado como artigo de saúde e bem estar, que era comercializado sob as regras de segmento de saúde.

Todo esse cenário foi transformado quando o mercado ótico no Brasil, deixou de ser algo voltado a saúde de seus usuários e passou a ser objeto de acessório e moda, adaptando o modo de vender como um objeto de estilo, adequado ao mundo da moda, o que teria agora valor agregado e nome de grandes grifes famosas e estilos que viraram uma coqueluche de moda.

Como o Estilo Aviador para os solares e o óculos Estilo “Gatinha” para os modelos femininos, passando pelas armações coloridas, que inicialmente e até hoje ainda prevalecem cores como o vermelho, amarelo, azul, verde, entre outros deixando os óculos com um toque de estilo e elegância, para todos os tipos de rostos.

A associação a personalidades famosas e conhecidas, assinando suas próprias coleções, foi outro ponto especial que também trouxe uma mudança e até mesmo uma grande identificação do público com seu famoso, que traz no espelhamento a referência de modernidade, estilo e bem-estar, como em nossa coleção exclusiva Chris Flores.

Investimentos do Mercado Ótico no Brasil

Seguindo a máxima de todos os mercados entre 2014 e 2016, o setor retoma seu crescimento após estabilização no final de 2016 quando alcançou um faturamento total de R$ 16,8 bi, falando de números gerais, estamos trabalhando com um forte setor da economia, com demandas próprias e um público específico, principalmente no mercado de armações e lentes de grau, além é claro do cada vez mais necessário, óculos solar.

Segundo o presidente da Abióptica, instituição com maior representatividade no segmento ótico , Bento Alcoforado, “Ainda estamos longe do que buscamos, mas já é um primeiro passo na direção da normalidade, durante 2017 aumentaremos nossa ações de fiscalização e combate a práticas ilegais, o que contribuirá com a melhoria desse cenário”.

Ele ainda aponta relações de compras dentro do setor exemplo uma aquisição do Grupo Italiano Luxottica aqui no Brasil que movimentou aproximadamente €110 milhões de euros e promete movimentar o mercado.

“Não haveria este tipo de movimento, com números tão significativos, se o setor não fosse sólido e com um imenso potencial para voltar a crescer nos mesmos patamares de antes da crise econômica”, pondera Bento Alcoforado.

Hoje o setor é responsável por 150 mil empregos distribuídos entre pontos de venda, indústrias, laboratórios e importadores e tem em tendência junto com o mercado nacional aumentar esse número significativamente nos próximos anos.

Expansão mundial do mercado ótico no Brasil

Recentemente a Revista Veja, publicou uma matéria mostrando estudos que comprovam o aumento de pessoas com miopia no mundo todo, o que chamaram na reportagem de Epidemia da miopia.

Segundo esse estudo hoje em todo o mundo cerca de 30% ou 1/3 das população mundial é míope e a projeção é que em 2050 esse número cheque a 50% de toda a população.

Esse aumento, está ligando diretamente ao uso cada vez maior da leitura, por isso os países mais desenvolvidos tem índices ainda maiores e também ao uso excessivo de computadores, tablets e smartphones que expõe o indivíduo à uma luz artificial, que  como consequência aumenta a necessidade do uso lentes corretivas, ou até mesmo tratamentos que “quebram” tal efeito, para prevenir de problemas futuros.

São pontos que mostram o quanto o mercado ótico no Brasil, vem crescendo e acompanhando a tendência mundial nesse sentido.

Saúde e Design do Mercado Ótico no Brasil

De outro lado o mercado ótico no Brasil teve de se adaptar com a proposta de óculos não só um artigo de utilidade, mas também acessória de moda. O que trouxe um aumento de clientes para a compra desse tipo de produto e o crescimento das fabricações ilegais, por isso a tomada de medida que a Abióptica criou em contra partida a isso, fazendo frente cada vez mais contra a pirataria e produtos que ao invés de proteger a saúde dos óculos, aumentam o risco de graves problemas, até mesmo a perda de visão.

Tanto pelos aumento de usuários por lentes corretivas quanto por acessórios de estilo, o mercado tem lucros atrativos a todos os lados.

E por causa disso, o mercado se expandiu, atualizou e criou novidade, tecnologia inovadoras e muito mais para atender a todos os tipo de clientes, visando bem estar, qualidade de vida, conforto e inclusão social.

E visando atender os novos público a rede de óticas Mercadão dos Óculos veio com grifes próprias com preços diferenciados, com qualidade e produtos de ponta, visando atender esse novo consumidor desde a classe popular até as classes altas com o melhor preço do Mercado.

Procure a Loja Mercadão dos Óculos mais próxima de você, venha você também ser MDO, e entenda a diferença que estamos fazendo nesse mercado que só cresce!!

Agora se quiser dar um passo a mais e ser um Franqueado de Sucesso, então chegou a hora de você se cadastrar e saber ainda mais sobre nosso Plano de Negócios e os números de rentabilidade recordes que temos retornado à toda noda Rede de Franquias Mercadão dos Óculos.

Venha você você também ser MDO: A sua ótica completa!!