Já pensou em montar uma ótica? Veja os BENEFÍCIOS

Já pensou em montar uma ótica? Veja os BENEFÍCIOS

Benefícios para montar uma ótica!

Somos um país de empreendedores, o brasileiro é empreendedor por natureza se você está lendo esse post é porque você já pensou que empreender e uma das possibilidades seria montar uma ótica em sua cidade ou região, correto?

Com esse artigo queremos mostrar um pouco desse excelente mercado e porque hoje temos, cada dia mais pessoas investindo, mesmo tendo muitas óticas tradicionais, por aí, estando elas em redes ou até mesmo regionais.

As óticas estão em um setor em constante expansão, com chegada de novas tecnologias e produtos especializado no mercado, e assim gerando grandes movimentações financeiras.

Um mercado em crescimento no Brasil

E para você que está pensando em montar uma ótica, vamos começar pelos números do mercado ótico no Brasil, ele dobrou de tamanho nos últimos 4 anos e prevê um crescimento de 72% para 2019, o faturamento em 2016 chegou à R$ 17 bilhões, segundo a Abióptica, mais representativa instituição do segmento.

Do número de brasileiros que necessitam usar óculos hoje, são 104 milhões, quase 50% da população, sendo que apenas 36 milhões conseguem ter acesso a informação que realmente precisam da correção e utilizam, ou seja os outros 68 milhões (quase o dobro dos que usam hoje), não tem conhecimento sobre isso, imagine o mercado!

E redes de óticas como a Mercadão dos Óculos vem democratizando esse mercado, com parcerias com grandes fabricantes de lentes, fomentando o atendimento de classes como a C e D, viabilizando produtos tenham qualidade, design, variedade e preço justo, modificando completamente o cenário das cidades e regiões.

Tecnologia para os olhos

Seguindo o mesmo avanço de aumento a cada dia mais de pessoas que precisam usar óculos o mercado ótico vem evoluindo com tecnologias cada vez mais modernas e quem vêem de encontro com as necessidades dos clientes, grandes fabricantes mundiais de lentes como Hoya, Zeiss e Essilor, tem cada dia mais avançado nesse sentido.

Da fabricante francesa Essilor, existem  marcas bem conhecidas do público como Kodak, Varilux e Transitions, essa última que possui a tecnologia de escurecer a lente em ambientes claros, por massivas publicidades nacionais.

Com o advento dessas tecnologias para os  tratamentos de lentes de óculos de grau, vão evoluindo para atender demandas novas como a superexposição as telas que emitem luz azul (Computadores, Celulares, Televisão), que tem causado em toda a população mundial um uso cada vez maior de óculos, um mercado que estará sempre em crescimento e desenvolvimento de novas tecnologias.

Montar uma ótica com Saúde e Moda

Nos últimos anos o uso de óculos passou por uma transformação bem radical, com a modernização industrial, as armações de óculos ganharam novas cores, modelos e estilos, dando o título de acessório aos óculos e não mais apenas como lentes corretivas, hoje tanto os solares quanto os óculos de grau. Acabou a era do quatro olhos…rs

Quando se compra um óculos hoje as prioridades são: necessidade, leitura, trabalho e moda é como se um item que antes tinha um conceito de atender uma questão estritamente médica, passasse a ser usado e até procurado por pessoas, os solares ganharam campo com um maior número de divulgação dos efeitos nocivos UVA e UVB para os olhos.

E os óculos de grau vieram nessa mesma tendência, trazendo o estilo e o design dos solares para os rostos dos brasileiros, tornando o óculos um acessório de moda, sendo a saúde atendida sim, mas não mais passando despercebido o estilo, as tendências, cores, estilos particulares que possam ser impressos na escolha da armação.

Qualidade e Preço

O que se procura hoje é um óculos bom, que atenda às necessidades, tenha qualidade, estilo e acima de tudo dentro da proposta custo benefício, ou seja deve caber no bolso de todas as classes, o momento de resseção que assolou o país nos últimos três anos confirma ainda mais essa tendência.

Além de que o consumidor está muito mais bem informado procurando sempre saber o que está levando para sua casa, ele já não faz questão da grife, pois prefere ter um item com valor agregado bom, ou seja, o melhor custo benefício possível e de quebra que tenha o estilo e o design que procura.

Além disso, cada dia mais o cliente busca um auto-serviço, opções e variedades, antigamente haviam padrões de óculos, armações e se usavam apenas aqueles padrões, hoje já existem pessoas com padrões próprios de uso, alinhar esse padrão atendendo à saúde e também o bolso continuará sendo a tendência dos próximos anos.

Óticas em Rede de Franquias

Há uma história e muito a contextualizar nas últimas décadas sobre as óticas no Brasil e também muitos estilos de óticas, desde as mais tradicionais até as óticas de varejo, todas essas tendências e mudanças nos últimos anos também atingiram o modelo de negócio e como inciá-lo

Já comparamos aqui esse histórico com o mercado de farmácias, hoje dificilmente você vê uma farmácia, principalmente em grandes centros ou avenidas da cidade, ser aberta sem fazer parte de uma rede regional ou até mesmo nacional, muitas como franquias.

Esse movimento vem ganhando cada vez mais força dentro das óticas, hoje 30% das óticas de todo o Brasil estão em redes, os outros 70% ainda estão no modelo individual ou ainda poucas redes e o mercado vem mudando mundo, principalmente com relação às margens de produtos e também a atualização no marketing, que mudou muito nos últimos anos com o advento do Marketing Digital, somado às ações do Marketing Tradicional.

E nem todos os empresários vem conseguindo acompanhar esse movimento, temos percebido a cada dia mais, óticas que buscam a conversão de bandeira para essas redes nos últimos anos e também empresários que concebem empreender e que analisam esta abertura, às vezes da primeira experiência, dentro de uma Rede de Franquias, o mercado de Franchising do Brasil é um dos maiores do mundo e as óticas vem crescendo cada vez mais essa demanda.

Porque montar uma ótica MDO

A chegada de Rede de Óticas como a Mercadão dos Óculos, trouxe um novo modelo para aqueles que buscam montar uma ótica, com negociações nacionais com os maiores fabricantes do mundo, com produtos com tecnologia, qualidades e preço baixo e direcionando seus produtos para a maior fatia da população no país.

Então se você está pensando em montar sua ótica, nossos números estão aí, uma diretoria com mais de 40 anos de experiência em ótica, diretores com mais de 15 anos em franchising, em operação à 03 anos já somos mais de 170 franquias em todo o país e estamos busca você, que como nós acredita em todo o potencial de uma ótica tem.

Venha ser MDO, seja um Franqueado de Sucesso!

Compartilhar

1 thought on “Já pensou em montar uma ótica? Veja os BENEFÍCIOS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.