Entenda sobre o Investimento com retorno rápido em uma franquia?

Investimento com retorno rápido

Para você que vê nas franquias uma oportunidade de aplicar em um negócio próprio, uma das maiores dúvidas é, provavelmente, se esse seria um investimento com retorno rápido, não é? Responder essa pergunta torna-se ainda mais importante se você não sabe se compensa investir em uma franquia, devido às taxas e pelo investimento inicial poder ser alto.

Portanto, é essencial calcular o Retorno sobre Investimento, ou ROI (em inglês, “return on investment”) antes de decidir o destino do seu dinheiro. Para auxiliar nessa tarefa, abordaremos algumas características do mercado de franquias e como calcular essa métrica para esse tipo de negócio. Continue a leitura e entenda como a franquia pode ser um ótimo investimento com retorno rápido!

Mercado de franquias: algumas informações

O mercado de franquias abrange vários setores e apresentou um crescimento no faturamento de 8% em 2017, sendo que o mercado brasileiro conta com aproximadamente 2.800 redes e mais de 145.000 unidades franqueadas.

Esses números mostram a variedade de negócios do mercado de franquias e as perspectivas positivas de crescimento. Com isso, torna-se ainda mais imprescindível escolher o modelo de franquia compatível com seus objetivos de negócio e que seja rentável em um curto. Para fazer essa análise, o PRI é um indicador primordial.

Retorno sobre Investimento (ROI): cálculo e análise

Variáveis

O primeiro passo do cálculo para encontrar um investimento com retorno rápido é discriminar custos, receitas e taxas incorridas.

Investimento inicial

O investimento inicial representa os custos referentes à compra de equipamentos, capital de giro, compra e legalização do ponto comercial escolhido, aquisição do estoque inicial, despesas com marketing etc. Calcular esse valor pode ser um pouco trabalhoso, mas com a ajuda da franqueadora, você não terá problemas e poderá analisar o investimento com retorno rápido ideal para seu momento.

Taxa de franquia, royalties e Fundo Nacional de Propaganda (FNP)

Essas são as taxas que os donos das franquias pagam aos franqueadores para se tornarem um membro da rede de franquias, utilizar a marca e receber todo o suporte necessário durante o negócio. Veja:

  • taxa de franquia: valor fixo pago ao franqueador e que confirma a entrada do franqueado nos negócios da rede;
  • royalties: quantia mensal paga pelos franqueados e que garante a utilização da marca, conforme previsto em contrato;
  • Fundo nacional de propaganda (FNP): porcentagem do faturamento bruto destinada à publicidade.

Essas taxas assustam muitos empresários que ainda não estão seguros sobre investir no ramo de franquias, mas existem várias franqueadoras que oferecem ótimas condições. Portanto, pesquise antes de escolher!

Receita

A receita representa os recursos provenientes das vendas dos produtos ou serviços prestados pelas empresas durante determinado período. Para calculá-la, deve-se analisar a projeção do volume de vendas e os valores dos produtos. Em posse da receita e das despesas da operação, é possível mensurar o lucro médio da franquia.

Fórmula

O objetivo do Prazo do Retorno de Investimento é mensurar o prazo em que o lucro será maior que o valor investido. Esse indicador pode ser obtido pela seguinte fórmula:

PRI = investimento inicial / lucro

Exemplificando: suponha que você investiu R$120.000,00 em uma nova franquia no segmento de ótica e que o lucro líquido mensal é de R$8.000,00. Assim, o prazo de retorno seria de 15 meses.

Se a sua franqueadora oferece esse prazo de retorno, saiba que você estará fazendo um ótimo negócio, pois o prazo de retorno médio de franquias é, geralmente, de 24 a 36 meses.

Quanto maior for o retorno e mais rápido o prazo de retorno de inves

Análise do Investimento com retorno rápido

timento, mais lucrativo será seu negócio. Se essa combinação parece inalcançável para você, saiba que ela é, sim, possível. Para alcançá-la, a dica é encontrar uma franquia renomada no seu segmento de interesse e sempre se capacitar para otimizar a gestão da sua empresa.

Para começar, pesquise sobre todas as taxas incorridas, compare com as opções no mercado e opte por empresas em que os royalties são baixos, aproximadamente 5%. Além disso, priorize franqueadores que oferecem uma rentabilidade líquida alta, em torno de 15 a 25%. E, finalmente, não se esqueça de considerar o PRI.

Com uma análise prévia bem fundamentada, o investimento com retorno rápido e o sucesso estarão a poucos passos de serem alcançados!

Se você quiser avançar mais um pouco, leia este texto e descubra em qual modelo de franquia investir.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.