Saiba se você tem um perfil empreendedor ideal

perfil empreendedor ideal

Mesmo em um cenário de instabilidade econômica e financeira, o empreendedorismo se consolida ano após ano como uma alternativa de carreira, mas, será que todos têm o perfil empreendedor ideal? Tanto jovens universitários quanto adultos sonham em abrir o próprio negócio, principalmente aqui no Brasil.

Pesquisas apontam que ainda é comum que a necessidade se imponha como um motivador importante na hora de empreender. No entanto, essa atitude pode prejudicar sua empresa e sua carreira.

Neste artigo, vamos mostrar como identificar um bom perfil empreendedor e elencar características de pessoas que têm sucesso liderando o próprio negócio. Vamos lá!

O que é um perfil empreendedor ideal?

É comum que as pessoas acreditem que o empreendedorismo está associado apenas à abertura de empresas. No entanto, esse é um perfil que pode beneficiar qualquer profissional, seja ele celetista, funcionário público ou freelancer.

O perfil empreendedor ideal engloba um conjunto de características pessoais e profissionais necessárias para que a pessoa consiga lidar com os desafios e riscos da jornada. Muitos acreditam que, para empreender, basta ter uma boa ideia e alguma disposição: nada mais enganoso.

A mortalidade das micro e pequenas empresas brasileiras está ligada não apenas ao ambiente de negócios, mas também à ausência de conhecimentos e habilidades na condução do empreendimento. A boa notícia é que essas características podem ser aprendidas e desenvolvidas por qualquer pessoa.

Quais são as características de um perfil empreendedor ideal?

Confira, agora, os traços essenciais no comportamento de um empreendedor de sucesso:

Proatividade

Identificar oportunidades de negócio, coordenar esforços para atingir objetivos e colocar a mão na massa são atitudes indispensáveis para qualquer empreendedor. Ser proativo significa se antecipar ao cenário e assumir as rédeas — e responsabilidades — para agarrar uma chance que pode ser única.

Se você não tem um espírito proativo, tende a se intimidar diante das situações e a pensar demais quando o momento é de agir.

Caso você não seja naturalmente proativo, busque identificar cenários no cotidiano nos quais você consiga se antecipar. Comece com algo pequeno e conquiste algumas vitórias. Em questão de tempo você será mais proativo do que jamais imaginou.

Liderança

Liderar pessoas requer visão, habilidades interpessoais e um profundo conhecimento de todas as áreas do negócio. Isso é fundamental no comportamento empreendedor por um simples motivo: ninguém empreende sozinho.

Seja qual for o seu sonho ou objetivo, você certamente precisará de outras pessoas — sejam sócios, parceiros, clientes ou funcionários — para ajudar a construí-lo.

Para que essas pessoas estejam dispostas e motivadas a seguir sua liderança, elas precisam acreditar que você é capaz de guiá-las ao objetivo, o que nos leva à próxima característica.

Autoconfiança

É preciso convencer a si próprio e aos demais que acompanham sua jornada de que o caminho vai valer a pena. Isso não pode ser feito sem uma dose extrema de autoconfiança.

O início de um empreendimento é fantástico, mas logo as dificuldades podem abater a motivação e começar a gerar dúvidas. Nessas horas, o empreendedor precisa ser o bastião da equipe.

Antes de tudo, ele precisa confiar em si, nas suas capacidades e no seu objetivo. Assim, as pessoas acreditarão que existe um motivo para continuar.

Foco

Resultados falam mais alto do que palavras: e, para conquistá-los, você precisa de foco.

“Seu foco determina sua realidade” é uma conhecida máxima do universo de Star Wars, porém, seu poder vai além da ficção. Em uma época na qual sua distração é o capital de grandes corporações, ter foco é uma atitude crucial para que você consiga atingir objetivos.

Daniel Goleman, conhecido pesquisador e psicólogo, explica que o excesso de informação gera pobreza de atenção — e você precisa desse recurso para concluir tarefas. Portanto, escolha bem seus desafios e dedique total atenção até que os problemas sejam resolvidos.

Criatividade

Empreender é uma atividade criativa por natureza, uma vez que requer a transformação de sistemas e estruturas já estabelecidos. Grandes empreendedores têm um lado criativo tão desenvolvido quanto o analítico.

Um perfil empreendedor é um conjunto de características comportamentais que convergem para a realização de sonhos e objetivos. Antes de embarcar nessa jornada, certifique-se de que você desenvolveu bem esses traços.

Para receber mais dicas e informações sobre empreendedorismo, franquias e negócios, curta a nossa página no Facebook!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.