Conheça 3 desafios do empreendedor e como superá-los

conheca-3-desafios-do-empreendedor-e-saiba-como-superalos.jpeg

Muitos de nós sonhamos em abrir um negócio. Para tanto, juntamos dinheiro ao longo de anos para investir em nosso próprio empreendimento. No entanto, por não conhecermos bem os obstáculos que enfrentaremos como empresários, também tememos pela saúde do nosso capital e hesitamos.

Pensando nisso, vamos falar um pouco sobre os mais comuns desafios do empreendedor e também apresentar as melhores soluções para cada um deles. Confira!

O sonho do negócio próprio

Em primeiro lugar, é importante entender que abrir um negócio pode ser uma forma segura de fazer o seu dinheiro render. A prova disso é que, a cada ano que passa, mais brasileiros percebem o quanto vale a pena empreender e seguem esse caminho. De acordo com a Serasa Experian, só em 2017 foram mais de 2 milhões de empresas abertas no país!

Para transformar esse sonho em realidade e se tornar um empreendedor de sucesso, é necessário apenas investir com responsabilidade. Ou seja, buscar uma forma rentável de empreender sem nunca deixar de lado muito planejamento e preparação.

Os 3 principais desafios do empreendedor

Nesse sentido, há três desafios muito comuns que pegam os descuidados de jeito. A seguir, apresentamos cada um deles e também explicamos rapidamente como solucioná-los. Veja só!

1. A falta de uma renda fixa

Um empreendimento é sempre uma atividade de período integral. Portanto, exige de nós muito trabalho e dedicação, de forma que não sobra tempo para exercer outras atividades remuneradas. Essa situação pode ser especialmente desafiante enquanto a empresa ainda é muito jovem e não está dando lucro.

A solução para esse problema é estar preparado para ultrapassar esse período inicial com um acúmulo prévio de capital suficiente para montar o negócio — a estrutura física, o estoque, o quadro de funcionários etc. — e cobrir as despesas da sua família. Uma vez estabelecida, a sua empresa será capaz de pagar o investimento e gerar um bom retorno.

2. A escolha do nicho

Outro desafio do empreendedor é escolher o nicho certo para a sua empresa. Uma vez que um negócio nos exige tanta dedicação, é muito importante que também seja uma fonte de prazer e de realização. No entanto, se queremos lucrar, não podemos deixar de lado as condições do mercado para o nicho que escolhermos.

Para contornar esse problema, é preciso encontrar uma categoria de produtos ou serviços dos quais você goste e entenda, mas que também que tenham uma demanda relevante. Sendo assim, o nicho ideal pode ser encontrado a partir de uma pesquisa dos seus interesses e qualidades alinhada a uma pesquisa de mercado.

3. As emoções à flor da pele

Quando abrimos um negócio, estamos fazendo um investimento. Esperamos que o capital investido cresça por meio do lucro da nossa empresa. No entanto, todo investimento tem um risco associado.

Por conta disso, não é raro que empreendedores de primeira viagem fiquem muito ansiosos e preocupados com os resultados dos seus negócios. Infelizmente, não estar com a cabeça fria na hora de tomar algumas decisões importantes para a empresa pode piorar a situação.

Para evitar que isso aconteça, pode ser de grande ajuda contar com a companhia de profissionais mais experientes em gestão. Nesse sentido, as franquias acabam sendo uma boa opção, uma vez que treinam e acompanham os resultados dos seus franqueados, orientando-os em momentos difíceis. Basta escolher uma franquia de excelência.

Conhecer bem as pedras que podem aparecer no meio do caminho é a melhor forma de se prevenir e as ultrapassar. Sendo assim, tenha em mente os três desafios do empreendedor que apresentamos acima e antecipe as soluções.

Conhecimento é fundamental para se empreender com responsabilidade. Sabendo disso, por que não aprender um pouco mais sobre como encontrar o investimento ideal para o seu dinheiro?

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.