Sócio investidor: como funciona e qual seu papel nos negócios?

Sócio investidor como funciona

Você deseja abrir o seu próprio negócio, quer investir em algo rentável, mas ainda não possui o dinheiro necessário? Saiba que encontrar um sócio investidor pode ser o componente faltante para que sua empresa saia do planejamento e torne-se realidade.

Mas, antes de ligar para todos os seus contatos, é preciso entender mais sobre o assunto. Afinal, você precisará explicar ao sócio investidor como funciona sua empresa, quais são seus planos e perspectivas de crescimento. Sendo assim, continue conosco e aprofunde seus conhecimentos sobre o tema!

O que é sócio investidor?

Se você não está muito familiarizado com o termo sócio investidor, deve estar se questionando qual é o papel desse personagem na empresa, não é? Não se preocupe, vamos esclarecer suas dúvidas agora mesmo!

Atuação

De uma forma geral, sócio investidor é uma pessoa que injeta recursos financeiros em uma empresa. O negócio torna-se o ativo desse investidor. Portanto, esse tipo de investimento será viável apenas quando constatado que será um negócio rentável e que trará retorno sobre o capital investido.

O sócio investidor tem participação na gestão  com os outros sócios e, muitas vezes, terá a maior participação na companhia. No entanto, sua principal atividade é a valorização da empresa. Ele tem autonomia para implantar suas estratégias de negócio, mas, futuramente, pode vender sua participação, caso os outros sócios queiram comprar e a venda seja rentável.

É recomendado recorrer a esse tipo de investimento quando o capital necessário para abrir o negócio for realmente elevado. Também quando é possível comprovar que a ideia proposta se transformará em um negócio lucrativo em um determinado período de tempo.

Diferença entre um sócio investidor e um investidor comum

A grande diferença entre esses tipos de investidores está na quantidade de capital investido e no prazo de retorno de investimento esperado. O investidor comum, geralmente, se importa com a quantidade investida e, portanto, aplica valores menores. Além disso, os lucros são esperados em um prazo de tempo maior.

Já o sócio investidor não se preocupa tanto com o valor investido, devido ao maior poder econômico, mas espera lucros em um curto prazo de tempo.

Quais as vantagens do sócio investidor?

A primeira vantagem a se considerar são os novos recursos financeiros para a empresa. Todavia, esse é apenas um dos vários benefícios. Uma parceria bem planejada pode trazer uma nova perspectiva para o negócio e ampliar os horizontes de atuação da sua empresa. Além disso, os novos conhecimentos que um parceiro agrega também são fatores positivos.

Apesar de a busca por novos desafios ser uma constante na vida de empreendedores, muitos deles procuram, também, investir em um negócio já testado e que tenha suporte. Por isso, contar com a expertise de mercado de um sócio investidor, pode ser um grande diferencial competitivo para sua nova empresa.

Como prospectar esse tipo de investidor?

Empresas especializadas

Existem algumas empresas especializadas que auxiliam na busca de um sócio investidor e, até mesmo, plataformas que conectam empreendedores com possíveis sócios. Para escolher o parceiro correto, você precisará avaliar se os objetivos são compatíveis com os do seu negócio.

Também deve checar os antecedentes e experiências prévias do investidor, assim como o potencial de investimento. A depender do negócio e do valor de investimento desejado, por ser interessante procurar empresas para investir e não investidores individuais.

Feiras

Outra dica para conseguir um sócio investidor e alavancar os negócios é estar no local certo. As feiras de recrutamento e de negócios são o lugar ideal, nesse caso. Para que sua participação renda frutos, você deve se preparar previamente. Abaixo, algumas sugestões:

  • faça um levantamento dos próximos eventos e se organize;
  • se informe sobre o evento e os participantes;
  • avalie as possibilidades de acordo com o perfil da sua empresa;
  • crie uma apresentação curta dos seus objetivos e alguns números importantes do negócio.

Por fim, lembre-se sempre de manter a calma e expor suas ideias com clareza. Seguindo essas dicas, você verá que será muito mais fácil explicar para um sócio investidor como funciona sua empresa e convencê-lo a embarcar no seu negócio!

Você já possui um pitch preparado? Já tentou prospectar um sócio investidor para seu negócio? Compartilhe suas experiências comentando no post!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.