3 mitos e verdades sobre retorno de investimento em franquias

Negócios e Investimentos

Written by:

Quando decide por abrir uma franquia, o empreendedor está mirando no retorno de investimento que essa modalidade de negócio é capaz de proporcionar. Mas o senso comum tem como verdades algumas informações que nem sempre refletem a realidade.

De fato, quando bem administrada, a franquia pode oferecer resultados bem melhores do que um negócio comum. Porém, apegar-se ao que ouviu dizer e não apurar os fatos pode influenciar negativamente nas tomadas de decisões.

Você não quer perder seu tão suado dinheiro devido a isso, não é? Nós também não queremos! Sendo assim, listamos alguns mitos e verdade sobre o ROI no setor de franchising. Vamos lá?

1. O risco de uma franquia é baixo (verdade)

O risco de uma franquia é consideravelmente menor do que de um negócio comum. A explicação para isso é que a concessão de uma marca engloba a transferência de know how para o franqueado. Sem precisar se preocupar com ações de marketing ou materiais de treinamento e inovação do produto, o foco principal se torna a gestão da loja.

Além disso, com uma marca consolidada, fica mais fácil atrair clientes. Mas deixamos uma ressalva: só o nome não compensa a falta de dedicação. Se não houver um real comprometimento do empreendedor, principalmente durante o primeiro ano, todo o investimento pode ir por água abaixo.

2. Vender muito é sinônimo de retorno rápido (mito)

Existe uma diferença muito grande entre lucro bruto e lucro líquido. Enquanto o primeiro se refere ao total das vendas, o segundo reflete o que sobrou de dinheiro após a dedução de todos os custos da sua franquia (royalties, taxa de propaganda, salário de funcionários, conta de luz e outros).

Após essa gestão financeira, é necessário analisar o lucro líquido alcançado e o investimento feito dentro de determinado período. Sendo assim, se sua empresa vende muito, mas também perde bastante dinheiro com rotatividade, gestão incorreta de estoque ou manutenção de equipamentos, o ROI será mais demorado.

3. A franqueadora desempenha um papel fundamental (verdade)

Pense em todos os cursos, treinamentos, consultorias e materiais de marketing que a franqueadora oferece ao franqueado. Com tanto recurso para vender mais, além de uma equipe bem capacitada e dos custos controlados, já é de se esperar que o retorno seja mais rápido.

Não podemos deixar de citar também as frequentes inovações feitas pela equipe de pesquisa e desenvolvimento das franquias. Isso atrai mais consumidores e eleva consideravelmente as vendas. O gestor que conseguir manter o time alinhado com os novos procedimentos vai contribuir (e muito) para o ROI.

Essas pegadinhas sobre as franquias podem levar o empreendedor a uma frustração diante do investimento. Buscar por conhecimento e aprender a calcular o tempo que o dinheiro vai demorar a se tornar lucro são ações que permitem visualizar melhor o futuro do negócio e, assim, tomar as decisões corretas.

Em meio a tantas especulações, existe uma verdade inquestionável: o retorno de investimento guia as ações futuras, pois permite uma análise do custo/benefício de cada projeto. Para você que está interessado em entender melhor o universo das franquias, aprenda também como identificar quais são as mais rentáveis.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.