4 dicas essenciais de gestão financeira para franquias

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A gestão financeira é fundamental para o sucesso de qualquer empreendimento. Uma boa administração das entradas e saídas do caixa, aliada a projeções inteligentes de faturamento, é essencial para garantir a saúde do negócio.

Mesmo donos de franquias devem ter cuidado com a gestão financeira das suas unidades. Ainda que o franqueado receba todo o suporte necessário da franqueadora, é preciso muita atenção para administrar o negócio.

Neste post, listamos as principais formas de otimizar a gestão financeira de uma franquia. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Entenda a importância da gestão financeira para franquias

Uma gestão eficiente traz inúmeros impactos para a unidade. Por exemplo, uma boa administração de custos permite uma reposição de estoque mais ágil, o que evita a frustração do cliente ao entrar na loja e não encontrar o que procura.

Além disso, é possível potencializar os investimentos com marketing, recursos humanos e ferramentas de automação, o que pode aumentar o desempenho da loja.

Confira algumas formas de melhorar a gestão financeira da franquia

Antecipar imprevistos e fazer planejamentos de médio e longo prazo são alguns exemplos de como otimizar a gestão financeira. Confira abaixo algumas formas de melhorar a administração da franquia.

1. Faça um planejamento financeiro

O primeiro passo para otimizar a gestão financeira é realizar um planejamento de curto, médio e longo prazo. Nele, devem ser contemplados despesas fixas e variáveis, custos, investimentos e projeções de faturamento. Isso permite antecipar imprevistos e estabelecer metas mais realistas.

2. Otimize as formas de pagamento

Outra solução para melhorar a gestão financeira da franquia é otimizar as formas de pagamento, de modo a oferecer mais possibilidades ao cliente. Opções de parcelamento, por exemplo, são excelentes para aumentar as chances de venda e impulsionar o faturamento da unidade.

3. Tenha um capital de giro

Ter um capital de giro é fundamental para a saúde financeira do estabelecimento. Com isso, é possível minimizar os impactos de imprevistos, garantir uma reposição de estoque ágil e reduzir a incidência de juros com possíveis pagamentos em atrasos.

4. Solicite suporte da franqueadora

O franqueado também deve pedir suporte à franqueadora para melhorar a sua gestão financeira. Pode-se solicitar orientações específicas diante cenários complexos para uma melhor tomada de decisão, por exemplo.

Conheça a Mercadão dos Óculos

A Mercadão dos Óculos é uma rede de franquias óticas com mais de 250 lojas espalhadas pelo Brasil e está presente em 23 estados. Além de trabalhar com uma elevada seleção de marcas, também tem uma linha própria de óculos de sol e grau.

Em 2018, a Mercadão dos Óculos conquistou pela segunda vez consecutiva o Selo de Excelência em Franchising ABF, da Associação Brasileira de Franchising, que premia as melhores franquias do Brasil e é resultado de uma pesquisa com os franqueados da rede.

Como você viu, a gestão financeira inteligente é fundamental para uma boa administração do negócio. Por isso, é preciso estabelecer processos e estratégias para garantir a saúde financeira da franquia. Contar com o apoio de uma boa franqueadora, como a Mercadão de Óculos, também é essencial.

Ficou interessado em conhecer a Mercadão dos Óculos? Então, entre em contato para ser um franqueado de uma das melhores redes de óticas do Brasil!

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