Como fazer uma boa gestão de estoque no meu negócio?

gestão de estoque

A rotina de quem está iniciando um novo negócio não é fácil. A busca por opções de empréstimos e sócios para financiar o investimento, a dúvida sobre qual segmento investir e a procura em entender sobre aspectos da gestão ocupam boa parte do tempo dos novos empresários. Como resultado, a gestão do estoque é, muitas vezes, deixada de lado.

Entretanto, se você deseja um negócio rentável, que garanta segurança e qualidade de vida, é necessário saber como fazer uma boa gestão de estoque. Com este texto deixaremos claro a importância da gestão de estoque para o seu empreendimento e como dar os primeiros passos para efetuá-la. Leia com atenção e não perca nenhum detalhe!

Qual a importância de uma boa gestão de estoque?

Na década de 80 e 90, devido à alta inflação instaurada no país, investir em grandes estoques era uma decisão acertada. Entretanto, com a queda da inflação, o surgimento das grandes redes de varejo, o aumento da competição e a ascensão dos sistemas computadorizados, uma gestão de estoque eficiente tornou-se exigência para um negócio de sucesso. Assim, se gosta de se relacionar com o público e cogita investir no varejo, tenha atenção redobrada, pois essa é uma das áreas mais críticas no setor.

Uma boa gestão de estoque permite que os empresários calculem o giro das mercadorias e otimizem processo de compras. Isso contribui para uma diminuição da pressão no capital de giro da empresa e a manutenção de um negócio saudável.

Mas, se você ainda não está convencido da importância de contar com uma boa gestão de estoque para o crescimento do seu negócio, veja abaixo algumas boas razões para priorizar essa tarefa:

  • minimizar a perda de materiais;
  • identificar a necessidade de reposição de mercadorias;
  • atender com eficiência os prazos de entrega estabelecidos;
  • possibilidade de negociar melhores contratos com os fornecedores.

Quais os passos para organizar o estoque?

Agora que você já sabe o “porquê”, está de hora de falarmos sobre o “como” alcançar uma boa gestão de estoques, diminuir os riscos do seu negócio e aumentar a rentabilidade. Confira 4 passos básicos!

1. Realizar um inventário

Você sabe dizer quantos itens de cada produto tem no seu estoque? As datas de entrada e saída de mercadorias estão atualizadas? Para responder essas perguntas, é preciso contar com um inventário de estoque — e esse é o primeiro passo para alcançar uma boa gestão.

O inventário permite a diminuição de perdas, a redução de custos e até mesmo a melhora na qualidade do atendimento ao cliente, pois dificilmente ocorrerá a venda de um produto indisponível ou problemas no prazo de entrega.

2. Automatizar o controle de estoque

Para gerenciar o estoque de forma otimizada, você precisará dispor de informações referentes ao histórico de vendas, calcular indicadores, como o giro do estoque e a previsão de demanda, e possuir segurança para realizar operações com fornecedores. Mas não precisa fazer tudo manualmente, pois existem vários softwares de gestão de estoque que dão suporte para suas operações.

3. Calcular os custos de armazenamento

O terceiro passo é calcular os custos de armazenamento e criar estratégias com precisão. Vamos a um exemplo prático? Suponha que você tenha um produto com um alto custo de estocagem, mas ele não está vendendo muito. Essa pode ser a oportunidade para você criar uma ação em conjunto com o marketing, diminuir os custos de armazenagem e ainda oferecer uma promoção para seus clientes!

4. Capacitar os funcionários

Por fim, o último passo é contar com uma equipe capacitada. Por isso, oferecer possibilidades de treinamentos, cursos on the job, também influenciará nas atividades e desempenho do seu negócio. Para começar, você pode oferecer aos funcionários que atuam no estoque um curso básico com as principais técnicas e ferramentas de gerenciamento do espaço.

Seguindo os passos acima, você estará no caminho certo. Entretanto, a gestão de estoque é apenas um dos diversos temas que você precisará se familiarizar para gerir seu empreendimento com segurança. Mas antes que comece a ficar preocupado, nós podemos ajudar!

Basta seguir nossas redes sociais e ficar por dentro de todas as novidades do setor de franquias e de gestão! Estamos no Facebook, Instagram e Youtube.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.