Por que criar um calendário promocional para sua loja em 2019?

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Toda empresa precisa de um planejamento estratégico para prosperar. Ao esboçar o futuro do seu negócio, você sempre se verá um passo à frente das adversidades e também mais capaz de aproveitar as oportunidades. Que tal então planejar as promoções de 2019 com o auxílio de um calendário promocional?

A seguir, você descobrirá o que é e para que serve um calendário promocional e também conhecerá dicas fundamentais para colocar essa estratégia em prática no seu negócio. Confira!

Para que serve um calendário promocional?

O calendário promocional consiste em um tipo de planejamento anual específico para a organização das promoções da sua loja ao longo do ano.

Para o seu desenvolvimento, são levadas em conta as datas comemorativas mais relevantes para o comércio em geral, aquelas que se relacionam mais diretamente com os produtos ou serviços oferecidos pela sua loja e também as épocas do ano de aumento e diminuição de consumo.

A principal utilidade dessa estratégia é ter um roteiro bem estabelecido que indique o momento certo para começar a se preparar para promoções e também para divulgá-las.

Sem um roteiro preestabelecido, é provável que você erre o timing de momentos importantes do ano ou mesmo os deixe passar por completo, enquanto se dedica a enfrentar outros desafios do empreendedorismo.

Como elaborar um calendário eficiente?

Conheça o seu público-alvo

Alguns produtos e serviços se relacionam melhor com determinadas datas comemorativas e as promoções devem ser planejadas no calendário tendo em vista essas especificidades.

É o caso de produtos que atendem melhor ao público feminino, cujas promoções podem ser ter resultados melhores, por exemplo, se relacionadas ao Dia das Mães. Produtos para o público infantil, por outro lado, já devem ser explorados no período de volta às aulas ou então no Dia das Crianças.

Entre em contato com os fornecedores

Essa dica é muito importante no sentido de evitar que o seu estoque deixe o cliente na mão.

Uma vez que você já tem todas as promoções planejadas no seu calendário, comunique-se com antecedência com os fornecedores para garantir uma boa gestão de estoque.

Desenvolva uma comunicação adequada

Cada promoção exige uma comunicação específica para relacionar a sua temática com os produtos ou serviços da sua loja — principalmente em se tratando de promoções de datas comemorativas.

Sendo assim, é fundamental pensar sobre as mensagens que a sua loja quer passar e como ela deve ser decorada e organizada para tanto.

Revise as experiências anteriores

Para atingir resultados cada vez melhores, é muito importante refletir sobre as experiências anteriores para identificar o que pode ser feito diferente.

Caso esse não seja o primeiro ano da sua loja, você encontrará, nos registros dos anos anteriores, informações valiosas sobre as estratégias implementadas e os resultados obtidos.

Utilize toda essa informação a seu favor! Com o auxílio desses dados e da sua memória, tente recuperar quais promoções foram bem-sucedidas, tendo em vista fatores como a época do ano, a relação com datas comemorativas, as expectativas de vendas para o momento etc. Em seguida, avalie o que deve ser repetido e o que precisa ser mudado para 2019.

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