Como encontrar sócio operador ideal para que seu negócio evolua?

Negócios e Investimentos

Written by:

Nem sempre contamos com tudo que precisamos para abrir um negócio. Em alguns casos, temos o conhecimento necessário, mas nos falta capital para investir. Em outros, há dinheiro suficiente, mas não a experiência capaz de garantir o sucesso do empreendimento. Para cenários assim, encontrar um sócio pode ser a solução!

Neste post, você aprenderá as diferenças entre sócio operador e sócio investidor, conhecerá dicas importantíssimas para encontrar um parceiro adequado e também ficará a par dos processos básicos para qualquer franquia. Confira!

Sócio investidor e sócio operador

Muita gente pensa que em uma sociedade corporativa os sócios dividem as responsabilidades igualmente, mas não é bem assim.

Você pode ser um sócio investidor, ou seja, tem capital acumulado e está disposto a investi-lo num empreendimento. No entanto, não demonstra interesse em participar da gestão.

Nesse caso, o ideal é ir atrás de um sócio operador de confiança. O papel desse agente é gerir o negócio, os processos, os colaboradores e talvez até mesmo a contabilidade e a burocracia envolvidas.

Dicas essenciais para encontrar um sócio operador

Como ficou claro, o empenho e o conhecimento do sócio operador são fundamentais para a saúde do empreendimento. Portanto, nem todo candidato está apto a cumprir um papel tão importante. Veja três dicas que vão ajudá-lo a escolher o sócio correto!

Cheque as habilidades do candidato

Em primeiro lugar, o seu sócio operador precisa ter perfil empreendedor, entender de gestão de negócios e saber liderar. Afinal de contas, ele usará todo esse conhecimento para cumprir funções no dia a dia da corporação.

Porém, nunca esqueça que apenas o conhecimento não dá conta. Também é desejável que ele tenha experiências anteriores com gestão, porque administrar processos na prática é mais complicado que entender a teoria.

Verifique se os seus valores são compatíveis

Toda empresa precisa ter um missão definida, já que é a partir dela que são elaborados os objetivos e se constroem os valores do negócio. Tudo isso deve ser passado ao sócio antes de qualquer contrato.

Caso os valores do sócio não combinem com os seus e os do seu empreendimento, haverá um conflito de interesses. Por ter uma compreensão diferente da sua do que é o melhor para a companhia, ele tende a não se sentir confortável para buscar as metas traçadas por você.

Diferencie amizade de sociedade

Nem todo amigo se torna um bom sócio. É primordial compreender que o tipo de confiança necessária nesse processo é de outra ordem, diferente da confiança a nível pessoal. Dê preferência para pessoas com as quais você já trabalhou e cuja competência e honestidade foram averiguadas na rotina profissional.

Procedimentos necessários em qualquer sociedade

Comunicação é algo fundamental em qualquer relacionamento, e não seria diferente numa relação de trabalho — principalmente se o seu dinheiro está em jogo.

Sendo assim, o primeiro procedimento deve ser uma conversa franca a respeito da natureza da empresa, a divisão dos papéis nessa sociedade e as competências do candidato.

Depois, vale combinar como será dividido o lucro da organização. Você entrou com o capital do investimento mas seu sócio operador provavelmente está abrindo mão do trabalho atual, então é necessário que esse empreendimento seja vantajoso para ele também.

Por fim, destacamos que o importante é que você esteja disposto a trabalhar com seu sócio. Afinal, o sucesso do negócio depende da sintonia entre os dois. Então escolha com cuidado e confie no seu parceiro!

Quer aprender mais sobre como encontrar um sócio ou outros assuntos relacionados a franquias e sociedades? Então, nos siga nas redes sociais — Facebook, Instagram, YouTube — para ficar por dentro das nossas dicas. Até a próxima!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.