Como fazer um plano de negócios para investir em mais de uma franquia

como fazer um plano de negócios

Nós que temos perfil empreendedor estamos sempre de olho no futuro dos nossos investimentos. Enquanto damos os primeiros passos para abrir um negócio, já queremos saber como fazer para expandi-lo mais tarde. Por conta disso, vamos explicar a importância de se elaborar uma estratégia antes de empreender e também daremos dicas de como fazer um plano de negócios com o objetivo de expandir os investimentos. Confira!

 

O que é um plano de negócios?

Um plano de negócios nada mais é do que um conjunto de procedimentos organizados como um passo a passo que guiam nossas ações na abertura, manutenção ou expansão de nossos negócios.

Essas estratégias não são criadas do nada! Muito pelo contrário, elas são consequências de uma pesquisa da concorrência e do comportamento de consumo do público-alvo especificamente no setor no qual desejamos atuar.

A sua principal utilidade é de nos guiar na gerência de nossos empreendimentos. Dessa maneira, ao final de cada etapa ou quando nos depararmos com algum problema, teremos uma ideia clara do que fazer em seguida. Essa ferramenta é muito importante para evitar ações irrefletidas ou impulsivas que possam trazer prejuízos para o negócio.

Como fazer um plano de negócios para expandir?

Para elaborar um plano de negócios que nos ajude a expandir nossos negócios e enfrentar com sucesso desafios comuns do empreendedorismo, devemos levar as dicas a seguir em consideração. Veja só!

Analise muito bem o mercado

O primeiro passo para decidir como expandir seu negócio é analisar o mercado. Nesse sentido, devemos conhecer melhor as marcas já estabelecidas no segmento em que desejamos investir, sem esquecer, é claro, de pesquisar como funciona o mercado de franquias nesse setor.

Também devemos estudar nosso consumidor e aprender mais sobre seu comportamento, sobre seus problemas e desejos, de modo que seja possível expandir nosso negócio de forma coerente.

Faça projeções para sua empresa

Não é possível prever o futuro e, por isso mesmo, devemos estar preparados para tudo. Nesse sentido, seu plano de negócios deve contemplar diferentes cenários nos quais sua empresa pode se encontrar num futuro próximo.

Sendo assim, precisamos ter respostas estratégicas tanto para o caso de nossos planos iniciais terem funcionado bem quanto para o caso contrário. É preciso que tenhamos um plano B guardado na manga para podermos sair de situações difíceis com agilidade.

Quite seus investimentos anteriores

Por fim, um plano de negócios para expansão deve levar em conta se os investimentos feitos anteriormente já foram cobertos.

Naturalmente, na abertura de nosso primeiro negócio costumamos gastar uma boa parcela do capital de giro. Para expandir, é preciso saber se esse investimento já retornou ou se ele retornará na velocidade necessária para cobrir os gastos iniciais da nova franquia.

Seja na abertura ou na expansão, o plano de negócios tem o mesmo objetivo: organizar as estratégias para agir com responsabilidade e agilidade nos momentos necessários. A grande diferença é que, na expansão, nós já estamos mais experientes, conhecemos melhor o mercado e temos uma receita de nossa primeira franquia que fará com que os próximos passos sejam mais rápidos e seguros.

Agora você já entendeu melhor como fazer um plano de negócios para expandir seus empreendimentos e investir em mais de uma franquia. Mesmo assim, ainda está em dúvida se deve ou não abrir seu próprio empreendimento? Então, conheças as vantagens de empreender e acabe com esse dilema de uma vez por todas.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.