Entenda já como sair da zona de conforto e começar a empreender

como sair da zona de conforto

Muito de nós acumulamos sonhos que parecem não se encaixar com as carreiras que construímos. Não temos perspectiva de realizá-los a não ser que façamos grandes mudanças no nosso modo de vida e ainda assim nos mantemos acomodados, sem coragem de ousar e aproveitar as vantagens de empreender. Pensando nisso, decidimos refletir sobre os impactos negativos da acomodação e também apresentar três dicas que ajudarão você a entender como sair da zona de conforto de uma vez por todas e se tornar um empreendedor. Confira!

Por que a acomodação atrapalha minha vida?

A acomodação é o sentimento responsável por nos impedir de tomar medidas que nos afastariam de situações agradáveis ou que nos aproximariam do sucesso que desejamos alcançar.

Permanecemos acomodados principalmente porque mudar nos amedronta. Temos medo, no caso de quem hesita em abrir seu próprio negócio, de não obter um retorno rápido o suficiente ou de falir, perdendo assim o capital investido.

No entanto, medos desse tipo podem ser sanados com conhecimento, planejamento estratégico e o apoio de parceiros também interessados no nosso sucesso. Tudo que precisamos é trilhar esses caminhos que nos ajudam a empreender de forma saudável.

Como sair da zona de conforto e empreender?

Antes disso, é necessário que juntar coragem para quebrar esse jeito de pensar que nos impede de fazer coisas novas e de abrir portas para o nosso crescimento pessoal e profissional. Veja três dicas essenciais nesse processo!

1. Encontre inspiração

Você já parou para pensar qual o modelo de sucesso que deseja? O mundo não está tão cheio de gente bem-sucedida quanto parece, mas, com certeza, você já ter ouvido falar de alguém com quem se identifica e que tem atingido bons resultados em seus empreendimentos.

Busque conhecer melhor os caminhos que essas pessoas seguiram e aprenda com as experiências delas. Além de boas ideias, as pessoas bem-sucedidas têm em comum a vontade de se tornarem versões melhores de si mesma todos os dias e, para isso, se mantém sempre em movimento. Inspire-se nelas!

2. Encontre motivação

Ao desenvolver uma ideia mais clara de quem desejamos nos tornar, fica mais fácil de traçar objetivos para os nossos projetos. Com esses objetivos mais claros, encontramos também motivação para as nossas ações diárias. Esse é outro passo muito importante, porque sem motivação, tudo que fazemos fica vazio e sem sentido.

Essas metas não precisam ser fixas, muito pelo contrário, elas devem ser revisitadas e reavaliadas ao longo do nosso desenvolvimento. Atingidas as metas, dobre-as!

3. Fuja da procrastinação

Por fim, a maior aliada da acomodação é uma prima que rima com ela: a procrastinação. É ela quem nos pergunta: por que mudar hoje, se podemos mudar amanhã? E assim, nos faz adiar nossos planos, nos impedindo de cumprir as metas que tentamos estabelecer.

Não dê ouvidos à procrastinação! Todo dia é importante para dar mais um passo no caminho dos nossos sonhos. Por isso, comece a incluir na sua rotina os passos que você precisa cumprir para se tornar um empreendedor.

Todos os dias são dias de pesquisar, aprender e de pensar em estratégias de negócios. Não se esqueça que planejar é importante, mas também é preciso colocar a mão na massa: estabelecer contato com franquias do seu interesse, conhecer novos modelos de negócio, acumular capital de giro para o seu empreendimento etc.

Sendo assim, se você acredita que tem um perfil empreendedor, afaste-se da acomodação. Inspire-se, motive-se e não deixe o primeiro passo para amanhã. Afinal, a vida é muita curta para a gente ter medo de sair do lugar.

Sentiu vontade de levantar da cadeira e abrir o seu negócio? Então, antes disso, aproveite para encorajar os seus amigos a aprenderem como sair da zona de conforto e correrem atrás dos seus sonhos. Compartilhe este post nas suas redes sociais!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.