Como vender mais e melhor? 5 dicas para usar na sua ótica!

Mercado de Óticas

Written by:

Se você tem um dinheiro guardado, gosta de desafios e participa de eventos e feiras de empreendedorismo e franchising, com certeza já deve ter cogitado ser dono do seu próprio negócio. Mas, antes que você se engaje nessa nova empreitada, precisamos discutir sobre um tema primordial para ter um negócio rentável: como vender mais e melhor?

Neste texto, mostraremos, primeiramente, a grande importância da equipe de vendas para otimizar os resultados e cinco dicas para aumentar o volume de vendas da sua ótica. Confira todos os detalhes!

A equipe de vendas é o motor da empresa

A capacidade de uma empresa em como vender mais e melhor é o que determina a abertura de novos mercados e a manutenção da marca no ambiente competitivo atual. E a explicação para essa afirmação é simples: a equipe de vendas é o motor da empresa.

Para que as estratégias de marketing e venda se traduzam em receita, é essencial contar com vendedores capacitados, motivados e que tenham conhecimento sobre o negócio. Um vendedor diferenciado vê no cliente não apenas a oportunidade de uma venda, mas sim a possibilidade de fazer um parceiro. Esse tipo de visão por parte da sua equipe será o fator determinante para que sua marca prospere.

5 dicas de como vender mais e melhor

1. Criar um relacionamento com o cliente

Pode parecer um pouco contraditório, mas para vender mais é necessário não focar apenas nas vendas. Para alcançar outro patamar sua empresa deve investir em relacionamentos. Portanto, uma dica sobre como vender mais e melhor e mudar esse cenário é: produzir aquilo que o mercado/cliente deseja.

Assim, entenda o seu consumidor; faça pesquisas sobre o seu público-alvo; viabilize uma comunicação aberta e cordial com seus compradores. Com essas ações o seu relacionamento melhorará e, consequentemente, as vendas aumentarão.

2. Ser sincero em relação ao produto ou serviço oferecido

Durante o processo de venda é recomendável que o vendedor enfatize as vantagens que o cliente ganhará comprando o seu produto. Entretanto, a sinceridade deve vir em primeiro lugar.

Se existe um produto mais barato que atenda à necessidade do cliente, apresente a opção. Outro exemplo é explicar com clareza as limitações de cada lente vendida. O importante é cumprir sempre o que foi prometido.

3. Oferecer um atendimento de qualidade

Imagine a seguinte situação: Pedro quebrou seus óculos e precisa comprar um novo. Como ele procura por um produto de qualidade e com um bom preço, Pedro escolheu ir em uma loja franqueada de uma grande rede do segmento óptico.

Ao chegar na loja, ele teve que esperar dez minutos para ser atendido. Além disso, o vendedor não foi gentil e não soube responder perguntas básicas sobre os diferentes tipos de lentes. Você teria desistido da compra, não é mesmo?

Um atendimento de qualidade faz diferença no resultado da empresa e situações como a apresentada devem ser evitadas. Portanto, preze sempre pela capacitação da sua equipe de vendedores e acompanhe a satisfação dos seus clientes.

4. Evitar conflitos com o consumidor

Por mais que goste de se relacionar com pessoas, surpreender, causar impacto positivo e atender aos consumidores, você provavelmente passará por situações desagradáveis, afinal, é normal que tenhamos um dia ruim e percamos a paciência às vezes.

Por isso, os vendedores devem estar sempre preparados para lidar com essas ocasiões. Nunca levantar a voz, não usar palavras de baixo calão e evitar conflitos devem ser premissas de qualquer comércio que busca aumentar as vendas. Pense que um problema bem resolvido pode se transformar em um cliente fiel da sua marca!

5. Investir no pós-vendas

O seu trabalho não deve terminar no momento em que o cliente sai da sua loja. É necessário, também, investir no pós-vendas. Para isso, mantenha sempre o cadastro dos seus clientes atualizado e entre em contato. Apresente novos produtos, ofereça promoções, envie um e-mail no aniversário. Aqui, mais uma vez, o relacionamento com o consumidor é de extrema importância.

Antes de você continuar buscando mais informações para montar seu negócio, o que acha de nos contar um pouco sobre sua vivência em como vender mais e melhor? Deixe seu comentário no post e vamos trocar experiências!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.