Conheça os principais modelos de franquia do mercado

Mercado de Franquias

Written by:

Você conhece os modelos de franquias disponíveis no mercado? A franquia pode ser uma excelente alternativa para quem deseja abrir o próprio negócio, pois oferece um risco menor para o empreendedor e um bom sistema de suporte.

Neste artigo, explicamos quais são os principais modelos de franquias. Em seguida, listamos algumas vantagens desse modelo de negócios. Ficou interessado? Então, continue a leitura!

Conheça os principais modelos de franquias

Se você está pensando em abrir uma franquia, então precisa conhecer os modelos disponíveis no mercado. Abaixo, explicamos as características de cada um dos quatro tipos. Confira!

Franquia unitária

Esse é o modelo de franquias mais comum. A franqueadora cede autorização para que você abra uma unidade e tenha exclusividade na comercialização da marca em determinada localização. Esse é o caso de lojas e quiosques em shoppings.

Franquia master

O franqueado master é aquele que possui o direito de representar uma região com mais de uma unidade. As lojas poderão ser administradas pelo franqueado ou por terceirizados.

Apesar do investimento elevado, o lucro do franqueado é proporcional ao faturamento da região. Portanto, a expectativa é que ele receba um retorno mais alto pelo seu investimento.

Franquia de desenvolvimento de área

Assim como a franquia master, esse modelo também permite que o franqueado seja responsável por uma região. Porém, o empresário deve se comprometer a abrir um determinado número de unidades dentro de um período preestabelecido. Esse é o modelo recomendado para empresas que desejam expandir nacional ou internacionalmente.

A franquia de desenvolvimento de área demanda um investimento inicial maior e, além disso, também exige um empresário mais experiente como franqueado.

Microfranquia

As microfranquias são modelos em expansão e são muito atrativos devido ao baixo valor de investimento inicial. Para se enquadrar nesse modelo, o custo deve ser inferior a R$ 86 mil, o que garante um retorno mais rápido do investimento.

Entenda as vantagens da franquia

Agora que você conhece os tipos de franquia, vamos falar sobre as vantagens desse modelo de negócios. Confira!

Marca consolidada

Uma das principais vantagens é que, ao adquirir uma franquia, você não precisa se preocupar com a consolidação da marca: a empresa já dedica esforços de marketing para isso. Como franqueado, você se preocupará somente com iniciativas que trarão mais clientes para a sua unidade!

Modelo de negócios testado e aprovado

Outra vantagem é que o modelo de negócios da franquia foi testado e aprovado pelas lojas franqueadas e filiadas, o que garante menor risco ao empreendedor.

Melhor poder de compra

O modelo de franquia permite que as unidades façam compras compartilhadas, o que possibilita maior desconto e aumenta o poder de compra.

Suporte ao franqueado

Ao adquirir a franquia, o empresário recebe todo o suporte necessário para conduzir o seu negócio. Isso inclui treinamentos, guias de conduta e orientações para obter o melhor desempenho com a unidade.

Adquirir uma franquia é uma ótima opção para quem deseja empreender com menos risco. Portanto, conhecer os modelos de franquias é essencial para identificar a melhor alternativa para a sua realidade!

Gostou do nosso artigo? Então, assine a nossa newsletter para receber todos os nossos conteúdos por e-mail!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.