Franquias rentáveis: 4 boas dicas para identificá-las

Mercado de Franquias

Written by:

Entrar no mundo das franquias é uma ótima opção para quem quer começar um negócio. Mas com tantas opções, como escolher o investimento certo? O empreendedor precisa saber identificar quais são as franquias rentáveis e, para isso, vários elementos precisam ser estudados.

Cada tipo de franquia tem a sua relevância para o nicho específico. O sucesso depende de vários fatores, como o valor do investimento inicial, o tempo de retorno desse investimento, a satisfação dos demais franqueados e os benefícios disponibilizados pelo franqueador.

Para identificar as franquias rentáveis, há pontos cruciais para serem estudados, que revelam o potencial de sucesso da empreitada. Confira algumas informações que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor negócio!

1. Verifique o posicionamento da marca

A visibilidade da marca no mercado é um fator de grande importância na escolha da franquia. Isso não quer dizer que você deva investir nas empresas que são mais comentadas ou que estejam em mais evidência.

Pelo contrário, franquias muitos popularizadas têm muitas chances de já ter unidades na região escolhida e, por isso, você pode considerar apostar em novos nichos e marcas. Nesse sentido, vale verificar se o posicionamento da marca está adequado para o mercado e qual é o público-alvo.

A análise do posicionamento da marca deve avaliar também a opinião dos consumidores, verificando o índice de aceitação e rejeição, volume de vendas e qualidade dos produtos ou serviços.

2. Avalie o ritmo de crescimento

Para cada marca, há um contexto diferente de crescimento. Muitas marcas podem estar no topo da concorrência agora, mas perdeu ritmo de crescimento, enquanto que outras estão em fase de ascensão.

Não é porque uma marca está bem posicionada no mercado que assim continuará nos próximos anos. Por isso, ao avaliar as informações da franquia, solicite um dossiê de mercado ao franqueador. Você também pode pesquisar os dados disponibilizados nos sites e em outras fontes públicas.

Lembre-se: a taxa de crescimento é muito importante para mostrar o retorno do investimento nos próximos anos! Por isso, tome cuidado com os negócios de modismo, pois há demandas que são passageiras no mercado, como foi o caso das paletas mexicanas, por exemplo.

3. Conheça a localização

A franquia pode ter as melhores avaliações, mas nenhuma classificação faz ajudar no negócio se a localização não for apropriada. Se você já tem o ponto escolhido, procure avaliar bem as necessidades do público que frequenta a região para identificar se realmente há uma necessidade pelo produto ou serviço oferecido.

4. Entenda o suporte oferecido

As franquias rentáveis costumam ter um ótimo sistema de suporte para os franqueados. Visitar outros empreendedores da marca é importante para receber um feedback da satisfação deles.

Os riscos de fracasso são minimizados quando o suporte tem qualidade, pois o empreendedor precisa ter uma equipe para ajudá-lo a gerenciar as atividades de acordo com o padrão de qualidade da marca. É esse time que garante a uniformização da marca para que ela se mantenha bem-vista no mercado e cresça cada vez mais.

Essas são algumas dicas para identificar franquias rentáveis e investir com mais segurança. Se você busca uma opção diferente e com alto potencial, escolha um setor que esteja de acordo com esses pontos.

As óticas, por exemplo, são negócios que sempre apresentam demanda de mercado, independentemente da localização escolhida. Quer saber mais sobre esse tipo de franquia? Confira o custo de investimento e por que investir no mercado de óculos!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.