O que levar em consideração na hora de abrir uma franquia?

Mercado de Franquias

Written by:

A possibilidade de usar uma marca consolidada e um modelo de negócios testado e aprovado são as principais vantagens que levam os empreendedores a conhecerem o sistema de franquias.

Se você já decidiu que esse é o negócio ideal para o seu perfil e não vê a hora de abrir uma franquia, talvez esteja se perguntando como decidir a marca certa na qual investir. Neste post, apresentamos alguns passos essenciais que você pode seguir para escolher a parceria perfeita para o seu novo empreendimento. Confira!

Escolha um setor de atuação

O primeiro passo é escolher o setor de atuação, ou seja, o tipo de produto ou serviço que você pretende oferecer ao consumidor.

Essa decisão filtrará as marcas pesquisadas nos passos seguintes e também definirá algumas características do seu futuro negócio. Desse modo, será mais fácil imaginá-lo e também avaliar quais marcas se aproximam mais às suas expectativas.

Nesse momento, vale a pena pensar em produtos ou serviços de grande demanda, que configurem uma real necessidade para muitas pessoas sem se apoiar na moda ou em nichos específicos de mercado. Assim, você fará uma escolha mais segura e garantirá um investimento estável.

Por fim, não tenha medo de apostar em um setor parcialmente desconhecido. Afinal, se a sua intenção com a abertura da franquia é mudar de vida, esse pode ser o momento ideal para se aproximar de um novo setor e ter uma ótima surpresa!

Conheça seu perfil empreendedor

Escolhido o setor de atuação, chega a hora de definir uma marca para ser sua parceira.

Vale ressaltar que, ainda que dentro de um único setor, as diversas marcas de franquias não compartilham exatamente os mesmos valores nem se direcionam ao mesmo público-alvo. Para avaliar qual das opções é a ideal, é muito importante conhecer o seu perfil empreendedor.

Então, antes de começar a pesquisa entre as franqueadoras, pare para pensar sobre quais são seus objetivos profissionais e em que tipo de ambiente e com qual público-alvo você se sente à vontade para trabalhar.

Avalie a sua afinidade/identificação com a marca

Agora que sabe mais a respeito do que está buscando e já tem uma ideia de como deseja o seu empreendimento, é hora de visitar as franquias. Conheça as lojas da sua região e avalie quais se aproximam do tipo de negócio procurado.

Aquelas que se identificam mais com as suas expectativas de empreendimento devem ser levadas para o passo seguinte.

Compare as propostas das franqueadoras

Entre em contato com as franqueadoras responsáveis pelas marcas com as quais você sentiu mais afinidade. Elas explicarão como funciona o modelo de negócios e apresentarão outras informações importantes, como os valores das taxas da franquia, por exemplo.

Compare as propostas apresentadas. Faça perguntas como: quais exigem menor investimento inicial? Qual o prazo de retorno prometido por cada uma delas? Que tipo de suporte elas oferecem ao meu negócio?

Consulte a opinião dos franqueados

Finalizando, vale a pena conversar com quem já está trabalhando com essas marcas. Esse passo o ajudará a averiguar se as promessas feitas pelas franqueadoras conferem com a realidade e a avaliar o impacto das taxas na receita do empreendimento.

Siga os passos acima e garanta uma parceria de sucesso para o seu negócio. Afinal, um relacionamento saudável entre franqueador e franqueado é de suma importância para esse tipo de empreendimento.

Quer aprender mais a respeito desse modelo de negócios e escolher a melhor marca para abrir uma franquia? Então continue acompanhando as nossas dicas: siga-nos nas redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) e não perca os próximos conteúdos!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.