Conheça 4 livros sobre empreendedorismo que você deve ler!

Negócios e Investimentos

Written by:

Faz tempo que você tem vontade de empreender, mas ainda não tirou esses planos do papel? Talvez você esteja precisando de um pouco de inspiração para sair do seu emprego e investir no próprio negócio. Existem alguns livros sobre empreendedorismo com ótimos exemplos que podem ajudar você a organizar as ideias.

Pensando nisso, fizemos uma lista com alguns deles para você aprender mais sobre o assunto antes de se aventurar no mundo dos negócios. Confira quais são eles e tenha uma boa leitura!

1. Franquias Brasileiras

Organizado por Pedro Lucas de Resende Melo e Tales Andreassi, ambos especialistas em gestão e pesquisadores do mercado de franquias, esse livro reúne estudos de caso sobre grandes empresas brasileiras.

Nele, você vai conhecer as estratégias que franquias de sucesso como Chilli Beans, O Boticário e Contém 1g implementaram para alcançar tanto destaque no mercado. Indicado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), é um ótimo título para quem deseja compreender melhor o funcionamento desse tipo de negócio no Brasil.

2. O fator E

Nesse livro, Greg Nathan, autor de outros best sellers na área de franchising, utiliza o aparato teórico da psicologia para falar sobre a relação entre franqueador e franqueado, tão importante para a saúde desse tipo de negócio. Para ele, é muito importante que se estabeleça uma relação de interdependência entre os dois para que ambos saiam ganhando.

Em O fator E, ele explica sua teoria sobre o assunto, que consiste em seis momentos: satisfação, taxas, eu, autonomia, entendimento e nós. Leitura ideal para quem quer entender com detalhes essa parceria.

3. A era do acesso

Escrito por Jeremy Rifkin, doutor honoris causa em duas universidades belgas, esse livro trata do assunto da globalização e das mudanças econômicas e sociais que vieram com ela.

Ao abordar tanto os seus impactos econômicos quanto culturais, o autor aponta para as transformações pelas quais a nossa sociedade capitalista está passando e evidencia os riscos e vantagens desse processo. Uma dica valiosa para quem deseja compreender melhor o comportamento do consumidor na era digital.

4. Gestão estratégica do franchising

De autoria do presidente e dos sócios da Praxis Business, empresa especializada em consultoria para o setor de franquias, esse livro apresenta o conceito de gestão estratégica, que explica como o alinhamento de todo o sistema de franquias é importante para o sucesso do franqueado e do franqueador.

Para que isso ocorra, os dois precisam cumprir os seus papéis, tomando conta de questões macro e micro relacionadas ao desenvolvimento da marca e das unidades.

Ler é muito importante porque nos aproxima das experiências e do conhecimento dos outros. Especialmente no caso dos empreendedores, os livros nos abrem um caminho seguro para aprender com as histórias de quem errou e acertou antes de nós e nos ajudam a entender o funcionamento do mercado. Talvez seja essa a inspiração que está faltando para você!

Se gostou das dicas de livros sobre empreendedorismo neste post, não deixe de compartilhá-lo nas suas redes sociais! Quem sabe, assim, você inspira mais pessoas a abrir seus próprios negócios?

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.