Modelos de óculos: a Mercadão dos Óculos tem marca própria

Mercadão dos Óculos

Written by:

O mercado de óculos é um dos nichos comerciais que mais cresce e que tem projeção ainda mais animadora para os próximos anos: de cada três pessoas, uma usa óculos e metade da população deve precisar deles em 30 anos. Com um mercado tão promissor, investir na área de modelos de óculos, de grau e de sol, o resultado é certo.

Mas, antes de iniciar o negócio, é necessário cautela. O primeiro passo é conhecer o setor. Se esse não for o seu caso, pode-se partir para o ramo de franquias. Nesse segmento, a Mercadão de Óculos é referência, se destacando por ter marca própria e rápido retorno sobre o investimento.

Vantagens da franquia

A Mercadão dos Óculos é uma franqueadora que vem crescendo vigorosamente no mercado devido à excelente aceitação de seus produtos, sua qualidade e seu preço acessível. Isso foi possível graças ao investimento em uma marca própria, que é seu grande diferencial.

Entre as vantagens de se optar por uma franquia, está o suporte que o empreendedor recebe, garantindo a melhor condução de seu negócio principalmente na fase inicial. Além da marca, ao adquirir uma franquia, o empresário receberá treinamentos, apoio de marketing para atingir o público-alvo, suporte no momento de abrir a loja e todo o apoio para a logística, garantindo que os produtos estejam sempre disponíveis para o cliente.

No caso da Mercadão dos Óculos, sua especialidade é a venda para o cliente final de óculos de sol e de grau. Seus produtos são de alta qualidade e, como são de fabricação própria, têm preço menor se comparados aos óculos de grife. Além disso, há enorme variedade de modelos de óculos, que agradam aos mais variados tipos de público.

A franqueadora ainda conta com parceria com os melhores laboratórios óticos do país, o que garante a qualidade das lentes vendidas. Não é a toa que já são mais de 190 franquias da Mercadão dos Óculos espalhadas por todo o Brasil, das quais muitas são de multifranqueadores, ou seja, já possuem mais de uma loja da marca.

Além disso, a empresa é membro da ABF (Associação Brasileira de Franchising), com prêmios da associação e da Pequenas Empresas Grandes Negócios nos anos de 2017 e 2018. Esses fatores devem ser levados em consideração na hora de se avaliar uma franqueadora e se ela de fato lhe entregará o resultado esperado.

Dificuldades com grife

Na área do mercado de óculos, há inúmeras marcas famosas. Porém, elas representam um custo maior a ser repassado ao cliente final. Isso se deve aos vários investimentos necessários para compor o preço já embutido do produto, como gastos com marketing global, logística de distribuição, fortalecimento da marca, entre outros.

Com todo esse valor embutido, optar por uma marca de grife no ramo ótico nem sempre pode ser vantajoso. Sem contar a maior concorrência de mercado que se tem, já que outras óticas da cidade venderão o mesmo produto e, conforme o tamanho do negócio, será difícil competir com os preços.

Outro problema de trabalhar com os produtos de grife é a pirataria. Por mais que você invista em itens originais, nem sempre você sabe o caráter de seu concorrente, que pode ter optado por um produto pirata. Com isso, ele oferecerá os óculos por um preço inferior, mesmo que sem qualidade. Na cabeça do cliente que acha que compra um produto original, é você quem vende o mesmo produto a um preço maior. Situação difícil, né?

Vantagens da marca própria

Investir em uma marca própria pode ser o diferencial da sua loja. Diferentemente das grifes famosas, há inúmeros benefícios em trabalhar com uma marca própria, como maior margem de lucro, além de confiança e credibilidade dos clientes.

Não é à toa que grandes marcas do varejo investem cada vez mais em produtos com seu próprio nome. Desse modo, criam maior identificação e fidelizam a clientela. A seguir, listamos os benefícios, confira!

Margem de lucro

Uma das vantagens de ter uma marca própria é a maior margem de lucro. Enquanto nos produtos de grife parte do valor se deve ao nome que carregam, na marca própria esse custo não entra no preço final. O resultado é a possibilidade de oferecer um produto de qualidade a um custo menor ao cliente, efetivando mais vendas e obtendo uma melhor margem de lucro.

Sem competição

Quantas óticas vendem óculos da marca “X” ou “Y”? Como o número de concorrentes é maior no caso de marcas de grife, o mercado torna-se mais competitivo e a chance de você fechar negócios é menor. Já com a marca própria, você se torna exclusivo, passa a ter uma clientela fiel e amplia a sua margem de lucro, já que pode oferecer produtos com um diferencial competitivo no que diz respeito a preços.

Marca consolidada

Como já dissemos, a Mercadão dos Óculos possui mais de 190 lojas franqueadas pelo Brasil atualmente. O resultado disso é uma marca forte, que já passou pelo processo de construção e consolidação no mercado. Ao apostar em uma marca própria consolidada, você amplia a força do seu negócio, tem melhor retorno financeiro e ganha mais credibilidade no mercado ao possibilitar que mais pessoas possam ter acesso ao seu produto.

Melhor estratégia

Com a marca própria, você pode remunerar melhor sua equipe de vendas, além de ter uma estratégia de marketing melhor, já que pode aproximar seu produto do consumidor final, gerando maior identificação. Diferentemente de marcas de grife que optam por ações globais de marketing, você pode apresentar seu produto de forma local, falando a linguagem de seu cliente e atendendo aos seus anseios. O resultado, novamente, é o maior envolvimento com o seu consumidor final.

Após ver a série de vantagens de se investir no ramo ótico que listamos, você pôde perceber que se trata de um mercado aquecido, que cresce a cada dia e que possui grande projeção de faturamento por um longo tempo. Por mais que você tenha conhecimento do mercado, apostar em uma franquia de sucesso pode ser um fator decisivo para o seu negócio prosperar ainda mais.

Conheça mais sobre a Mercadão dos Óculos, como é a nossa empresa, os nossos planos de negócios e a variedade de modelos de óculos. Entre em contato conosco hoje mesmo e garanta um futuro de sucesso para o seu empreendimento.

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.