Mercado para classe C: saiba mais sobre esse importante segmento

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Na virada do milênio, uma grande parcela da população brasileira ascendeu socialmente das classes D e E para a classe C. Foram mais de 35 milhões de pessoas que testemunharam o aumento da renda das suas famílias e, portanto, passaram a ter mais acesso a bens e serviços relacionados à educação, moradia, transporte, saúde etc. Tal cenário sinalizou para o varejo que chegou o momento de investir no mercado para classe C.

Neste post, explicamos como é um posicionamento voltado para atender o consumidor dessa classe e também apresentaremos dicas essenciais para que a sua ótica conquiste esse mercado. Confira!

O posicionamento do mercado para classe C

Além de aumentar o poder de compra, as famílias que emergiram à classe C nas últimas décadas tiveram a oportunidade de oferecer às suas novas gerações graus mais avançados de escolaridade, bem como maior acesso à informação. Nesse cenário, se tornou bastante comum o caso do primeiro jovem da família a entrar na universidade, por exemplo.

A maior escolaridade, por sua vez, costuma estar associada às oportunidades de ascensão social, bem como ao consumo de novos tipos de bens, além do aumento do rigor na escolha dos produtos e serviços que são adquiridos. Ao mesmo tempo, também ao esforço de encaixar o aumento do consumo no orçamento de forma paulatina e responsável.

Posicionar-se de modo a atender a classe C significa compreender as necessidades desse nicho. Ou seja, de um consumidor mais disposto a gastar, porém, mais consciente em relação à qualidade do que consome.

As estratégias para melhor atender esse público na sua ótica

Sabendo disso, há algumas dicas simples que podem ajudar a sua loja a conquistar o consumidor da classe C. Veja só!

Ofereça promoções e formas diversificadas de pagamento

A primeira dica se desdobra dos limites do poder de compra que identificam o consumidor da classe C. Uma vez que boa parte da sua renda está sempre comprometida com gastos essenciais, esse público preza por uma boa relação de custo-benefício. Sendo assim, nada como boas promoções para chamar a atenção do consumidor e criar a sensação de que o seu negócio é sinônimo de economia.

Além disso, o hábito do pagamento parcelado e o uso de diferentes tipos de crédito também são características marcantes desse tipo da classe C. Sendo assim, ao facilitar o pagamento você torna a compra na sua loja muito mais viável.

Invista na qualidade do atendimento

Como explicamos, a classe C não se define apenas pelo tamanho do seu poder de compra. Por isso, ainda que estratégias como as anteriores sejam essenciais, também é muito importante investir na qualidade do atendimento.

A sua loja precisa contar com vendedores que saibam se comunicar com esse público, mostrando todas as vantagens proporcionadas pelo produto oferecido. É importante ter em vista, é claro, que cada classe social tem seus hábitos e, portanto, o atendimento deve ressaltar a capacidade do produto de atender às necessidades desse tipo de consumidor.

Marque presença na Internet

O aumento do poder de compra da população brasileira, somada ao barateamento de computadores, smartphones e planos de Internet banda larga, implica em consumidores mais conectados e capazes de buscar o serviço ou o produto de que precisam onde quer que eles estejam.

Nesse sentido, também é muito importante investir na presença digital do seu negócio, que pode ser feito na integração da sua loja com o e-commerce e também por meio de perfis em redes sociais.

O Facebook e o Instagram são ótimas plataformas para tanto, pois permitem que você apresente sua marca e também estabeleça canais de comunicação mais despojados com os clientes.

Portanto, coloque essas dicas em prática e deixe o consumidor da classe C à vontade com o seu negócio. Você perceberá rapidamente os resultados no crescimento do número de vendas!

Se você já está planejando promoções para se valer do mercado para classe C, então fique conosco e aprenda a como elaborar um calendário promocional para a sua ótica!

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