O que considerar para contratar um funcionário ao abrir um negócio?

Dimensionar corretamente a equipe de colaboradores é um desafio comum entre os empreendedores. A pergunta que eles se fazem é sobre quantos funcionários são necessários para dar conta dos processos do negócio de forma eficiente sem desorganizar o planejamento financeiro.

Para deixar a decisão mais simples, é fundamental substituir essa questão por outras mais fáceis de responder. Lembre-se de refletir sobre elas sempre que parecer necessário contratar um funcionário novo e ampliar a sua equipe. Confira!

Reflexões para fazer antes de contratar um funcionário

Um mau dimensionamento da equipe gera prejuízos para a empresa. Se há funcionários demais, você gastará recursos desnecessariamente com a folha de pagamento. Se há funcionários de menos, a realização dos processos da sua empresa será comprometida, de modo a piorar as condições de trabalho dos seus colaboradores e/ou diminuir a qualidade do serviço.

Por isso, esse é um passo que deve ser muito bem pensado no planejamento do seu negócio próprio ou franquia. Em linhas gerais, são quatro fatores que você deve compreender antes de aumentar o quadro de funcionários da sua empresa. São eles:

  • o porte;
  • a produtividade;
  • a carga horária;
  • a receita da empresa.

Sendo assim, você precisa se fazer as seguintes perguntas, veja só:

Qual o porte da minha empresa?

A primeira pergunta diz respeito à classificação da sua empresa em relação ao tamanho e faturamento, de acordo com as leis brasileiras. Enquanto uma ME (microempresa) pode faturar até R$ 360 mil por ano e contratar, no máximo, 20 funcionários, uma EPP (empresa de pequeno porte) tem receita teto de R$ 4,8 milhões e um limite de 100 funcionários.

Quanto eu pretendo produzir/vender?

A segunda pergunta é o que vai ajudá-lo a pensar se uma nova contratação vai de fato ajudar o seu negócio a crescer. Você precisa conhecer o lucro médio que a sua empresa obteve nos últimos meses e pensar se é possível, de acordo com o seu planejamento financeiro, comprometer parte desse lucro para pagar um novo funcionário.

Nesse caso, também é preciso levar em conta se a função que esse funcionário exercerá se relaciona diretamente com o aumento da produção ou das vendas da sua empresa. Em caso positivo, é possível que essa contratação aumente os seus lucros a longo prazo.

Qual a carga horária de trabalho que a empresa demanda?

Para responder à terceira pergunta, você deve contabilizar os processos necessários na sua empresa e quantas horas cada um deles demanda por semana. Sabendo que a CLT limita as jornadas diária e semanal, o dimensionamento da sua equipe deve levar em consideração tanto essa limitação quanto os horários de funcionamento da sua empresa.

Também é preciso lembrar que os funcionários têm funções específicas e que o acúmulo de diferentes funções pode levar a resultados inferiores e, dependendo do caso, até a processos trabalhistas.

A situação financeira da empresa é favorável?

A última pergunta, ainda que não seja a menos importante, diz respeito ao seu planejamento financeiro e à maturidade da sua empresa. Ainda que crescer seja importante, não é nada bom dar um passo maior que as próprias pernas.

Digamos, por exemplo, que você queira contratar um novo vendedor para atender mais clientes e, dessa forma, aumentar as vendas. É preciso primeiro saber se de fato há demanda para ocupar mais um vendedor. Em caso negativo, o melhor é aguardar o seu negócio amadurecer e conquistar uma parcela maior do mercado para só então aumentar a sua equipe.

Enfim, a decisão de se contratar um funcionário novo ou não só pode ser respondida depois de uma análise mais detalhada do estado atual de cada empresa. Mesmo quem tem um perfil empreendedor pode demorar para desenvolver o tino necessário para tomar decisões como essa. Portanto, seja bastante observador e busque sempre novos conhecimentos!

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