Planejamento estratégico de uma empresa: por que é importante?

planejamento estratégico de uma empresa

O empreendedorismo no Brasil, mesmo diante da instabilidade do cenário econômico, é visto como uma boa alternativa profissional. No entanto, não são poucos os empreendedores que ignoram a importância do planejamento estratégico de uma empresa para a criação e consolidação do negócio.

De cada 100 brasileiros adultos, 36 são empreendedores, segundo a pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada pelo Sebrae. Por outro lado, a taxa de mortalidade das empresas entre 2010 e 2015 foi de 37,8%, conforme dados do IBGE.

Uma das causas para a falência dos negócios em tão pouco tempo é a ausência de um planejamento estratégico logo no início, antes mesmo de abrir um CNPJ. Neste post, você vai entender por que é tão importante ter esse documento. Continue a leitura.

A importância do planejamento estratégico de uma empresa

Ao contrário do que muitos pensam, abrir uma empresa não é apenas se transformar no próprio chefe. É conhecido o adágio “quem tem clientes, tem saudades do patrão”.

Mas os clientes não são a única preocupação dos empresários. Fornecedores, funcionários, concorrentes nacionais e internacionais, investidores, bancos e outras forças competitivas e relações de mercado que moldam o negócio.

Sem um planejamento estratégico — que é o mapeamento dessas forças, o posicionamento da empresa no cenário e o objetivo a ser atingido —, a sobrevivência nos primeiros anos é improvável. O acaso não é um bom aliado nos negócios.

A seguir, você entenderá melhor o que deve ser feito antes de elaborar o planejamento estratégico de uma empresa propriamente dito.

O que fazer antes de criar um planejamento estratégico

Identificar o momento atual da empresa

Antes de tudo, é necessário saber como está a situação atual na empresa. O negócio pode estar em estágio inicial, pode ter um produto ou serviço consolidado no mercado, pode estar enfrentando barreiras externas ou se encontrar preso à própria falta de produtividade.

Um dos pilares do planejamento estratégico é determinar um objetivo macro para ser atingido em determinado período de tempo. A partir de então, o plano deve ser revisto. O início de tudo está na avaliação da situação atual.

Determinar e explorar os pontos fortes e fracos

Toda empresa precisa fazer uma análise SWOT — acrônimo em inglês para forças, fraquezas, oportunidades e ameaças. Trata-se de um quadrante onde as duas primeiras características são inerentes às empresas e as duas últimas são externas.

Esse conhecimento é necessário para saber como se posicionar no mercado e explorar as melhores chances de acordo com os recursos e reduzindo os riscos.

Segmentar o público

Seu produto ou serviço jamais vai atingir todas as pessoas. Mesmo que seu público seja diverso, existem traços que se repetem com frequência nos clientes. Faixa etária, gênero, valor gasto a cada compra, itens adquiridos, preferências, dentre outros.

Com esses dados, você pode direcionar melhor os esforços e recursos da sua empresa para uma clientela que tem maior potencial de retorno. É um aspecto fundamental no planejamento estratégico de uma empresa.

Conhecer os concorrentes

Muitas vezes eles são mais fortes e melhor estabelecidos, conseguem melhores barganhas com os fornecedores e oferecem produtos e serviços com menor preço. Você precisa se informar sobre os concorrentes para saber como se diferenciar e criar sua própria clientela.

Listar os gastos e despesas

Subestimar os custos de um negócio é um caminho seguro para a falência. Desde as pequenas taxas, passando pelos salários até o aluguel do ponto e os impostos, tudo deve ser previsto e contabilizado. Sua empresa deve ter capacidade para, ao menos, cobrir as despesas.

O lucro pode não vir nos primeiros meses ou até anos, mas uma empresa sólida tem tudo para sobreviver à turbulência do início do voo.

O planejamento estratégico de uma empresa não é fácil de elaborar. Em ambientes de negócios voláteis e sujeitos a várias forças competitivas, novos planos devem ser elaborados periodicamente, especialmente se a empresa apresenta crescimento. Mas, para isso, é necessário saber o básico sobre o próprio negócio e mercado.

Agora que você entende um pouco mais sobre planejamento estratégico, conte para nós se você já teve alguma dificuldade relacionada ao assunto na sua empresa. Deixe seu comentário logo abaixo e participe do debate.

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