Quer abrir uma franquia? 2019 é o ano certo!

Campanhas e Promoções

Written by:

Abrir uma franquia é uma das melhores estratégias para empreender em 2019! Isso é verdade porque o setor é um dos únicos que conseguiu se manter durante os recentes períodos de crise, e as tendências mostram que só têm a crescer mais.

O Portal do Franchising divulgou uma pesquisa da Associação Brasileira de Franchising (ABF) que reforça essa tendência: o mercado faturou R$ 40,7 bilhões só entre abril e junho de 2018. Atualmente, o setor segura 2,4% de todo o PIB nacional. Entre as oportunidades que permitiram tais números, o fato é que as franquias ganham relevância ao investir em inovação.

Quer entender melhor esse contexto? Então confira a seguir como o setor se reinventou e veja por que você deve abrir uma franquia em 2019!

O ano de 2018 para o setor de franquias

Em 2018, a ABF divulgou a primeira Pesquisa de Inovação nas Franquias Brasileiras, mostrando que a inovação é o caminho certo para as marcas reforçarem o sistema de franquias.

Entre 2014 e 2016, simplesmente 91,8% das redes optaram por reformular o negócio com novos produtos ou serviços, sendo que 80% delas perceberam a importância da inovação no crescimento.

As redes apostaram forte em mudanças nos modelos de negócio, formatos das unidades, perfis de franqueados e estratégias de ampliação, o que abriu espaço para manter a rentabilidade e o crescimento dos resultados. Nos novos modelos de gestão, as formas de organização do trabalho deram um gás para melhorar os sistemas de atuação.

O ano de 2018 também foi favorecido por uma maior estabilidade econômica. Embora a crise tenha prejudicado vários setores, os índices de inflação passaram por maior controle no último ano, levando a um índice de crescimento de 6,3% no setor de franquias.

As tendências para 2019

Afinal, por que 2019 promete ser um ano ainda mais favorável para abrir uma franquia? Gerenciar uma marca já estabelecida no mercado sempre foi mais fácil do que iniciar um negócio novo, mas as tendências estão ainda mais favoráveis.

Se os números de 2018 reforçam os bons resultados no sistema de franquias, em 2019 as estimativas prometem ser melhores. Porém, é necessário se atentar para as estratégias que devem trazer mais resultados.

Formatos promissores

Em relação aos formatos, as microfranquias e os quiosques são opções com bastante potencial, por serem compactas e acessíveis para os diferentes perfis de empreendedores. São modelos que oferecem boas possibilidades de inovação e exigem investimentos menores, chegando a no máximo R$ 90 mil. Entre 2013 e 2016, o crescimento nesses formatos foi de 45%.

Segmento com potencial

Em relação aos segmentos, cada vez mais os consumidores buscam opções ligadas ao bem-estar. Por isso, negócios que envolvem saúde e conforto têm tudo para se destacar. Academias, lojas com opções delivery e óticas são algumas das opções mais interessantes atualmente.

É por isso que o Mercadão dos Óculos expande cada vez mais a rede de franquias e cresce exponencialmente, reforçando a marca no mercado. Além de atender com qualidade, a rede tem a sua própria marca de óculos, o que aumenta o portfólio de produtos.

Ficou com vontade de abrir uma franquia? Assine a nossa newsletter para acompanhar as principais novidades e entender melhor como funciona essa área de negócio!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.