Afinal, quais os riscos de se investir em uma franquia de ótica?

Mercado de Óticas

Written by:

Se você tem vontade de empreender e já andou pesquisando modelos de negócio, já deve ter se deparado com a possibilidade de abrir uma franquia de ótica. No entanto, essa talvez não seja a sua área de atuação e você não sabe bem o que esperar desse tipo de investimento, correto?

Não tem problema! Neste post vamos explicar quais são os principais riscos envolvidos na abertura de uma franquia de ótica e como contorná-los, mostrando que esse é um caminho que vale a pena seguir. Confira!

 

Principais riscos da franquia de ótica

Os principais riscos que uma franquia de ótica enfrenta são os seguintes:

Não ter suporte da franqueadora

O primeiro grande risco é escolher uma franqueadora que não esteja disposta a dar a devida atenção ao seu negócio. No mercado de franquias, é fundamental que haja um acompanhamento das empresas franqueadoras para orientar o funcionamento dos negócios dos franqueados e acelerar seu crescimento.

A falta de suporte da franqueadora diminui muito as chances de sucesso de qualquer franquia.

Escolher uma localização ruim

A localização é importantíssima para qualquer negócio, visto que o consumidor preza pelo conforto na hora de escolher onde fazer suas compras, de modo que a proximidade da loja com a sua casa — ou com outros lugares importantes da sua rotina — é um fator levado em conta nessa decisão.

Sendo assim, se a sua ótica estiver afastada do público-alvo, é possível que os consumidores escolham lojas com localizações melhores em detrimento da sua.

Não ter o retorno esperado

Também pode acontecer de o modelo de negócio apresentado pela franqueadora não funcionar tão bem na sua cidade quanto o planejado, e em vez de um investimento de retorno rápido, você venha a se deparar com um empreendimento que exigirá mais paciência.

Motivos para investir mesmo assim

Óculos são itens de utilidade dupla: eles podem tanto ser fundamentais para o bem-estar das pessoas que têm problemas de visão quanto belíssimos acessórios que não saem de moda. Sendo assim, há um público muito grande que precisa/deseja esses produtos.

Além disso, franquias de ótica não contam com processos complicadíssimos, de modo que serão necessários pouquíssimos funcionários para que a loja funcione bem. Você também não precisará se preocupar com a fabricação dos produtos ou em pesquisar fornecedores, uma vez que a franqueadora provavelmente vai fazer as indicações.

Por fim, como em toda franquia, você não precisa se preocupar em criar e fortalecer uma marca sozinho, uma vez que estará sob os cuidados de uma marca consolidada e que já conquistou sua parcela do mercado.

O importante mesmo, agora que você já conhece os riscos que podem atacar a sua futura franquia de ótica, é:

  • fazer uma boa pesquisa na sua cidade para encontrar um bom local para instalá-la;
  • traçar um bom planejamento financeiro antes de botar a mão na massa;
  • contar com a parceria de uma franqueadora dedicada e interessada no seu sucesso.

Quer descobrir como funciona o sistema de franquias da Mercadão dos Óculos e entender por que nós estamos preparados para proteger o seu negócio de todos esses riscos? Então, entre em contato conosco!

Compartilhar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.