ROI de franquia: aprenda como calcular

Mercado de Franquias

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Adquirir uma franquia tem se mostrado como uma opção segura para quem deseja empreender. Com uma alta nesse setor de 8,4% no 2° trimestre de 2018, é possível entender porque as franqueadoras atraem cada vez mais interessados. No entanto, as franquias, como qualquer negócio, também possuem alguns riscos e oportunidades diversas, por isso precisamos falar sobre o ROI de franquia.

Para alcançar um negócio seguro e com menos riscos é essencial que você saiba quanto de investimento é necessário, e em quanto tempo o lucro começa a surgir. Por isso, elaboramos este post para auxiliar você. Continue a leitura e aprenda o que é ROI de franquia e como calculá-lo.

ROI de Franquia: significado e conceito

A sigla ROI significa Return of Investiment (no português, retorno sobre investimento). Ele é um indicador de performance que avalia a eficiência da quantia aplicada, ou seja, o ganha ou a perda resultado do valor investido.

Ele pode ser calculado pela fórmula: ROI = ((Receita – Custo) / Custo)*100

Essa métrica é bastante popular, principalmente pela versatilidade e facilidade de cálculo. O ROI de franquia consegue proporcionar uma visão mais precisa da viabilidade de se investir ou não em uma franquia e, até mesmo, comparar investimentos.

Fatores para considerar no cálculo do ROI

Taxa de aquisição da franquia

A taxa de franquia é um valor obrigatório e único, que deve ser pago no momento da assinatura do contrato de franquia. Essa quantia refere-se ao direito por parte do franqueado de utilizar a marca da rede de franquias para a instalação e operação na nova loja. Portanto, não se esqueça de consultar esse valor antes de assinar o contrato.

Aquisição e adequação do ponto de venda

Para calcular os gastos referentes à aquisição do ponto comercial será necessário, primeiramente, tomar algumas decisões sobre o negócio.

Se você pretende abrir uma franquia em uma cidade menor, por exemplo, pode ser interessante obter um ponto em uma região mais central. Além disso, você deve avaliar qual opção é a mais vantajosa, alugar ou comprar o ponto. Por fim, não se esqueça de considerar a necessidade de fazer reformas no estabelecimento.

Uma dica: se você ainda está inseguro quanto às decisões mencionadas, simule vários cenários e veja como interferem no seu ROI.

Treinamento da equipe

Se você almeja um negócio rentável e reconhecimento social, deve saber que precisa contar com uma equipe de excelência. Dessa forma, os custos para capacitar seus profissionais também precisam fazer parte do seu planejamento financeiro.

Royalties da franquia

Os royalties de franquia são um tipo de pagamento periódico feito pelo franqueado, devido ao uso da marca, do sistema da rede de franquias ou pelos serviços prestados pelo franqueador.

É permitido por lei que a franqueadora defina a forma de cobrar esse valor, portanto, é sempre importante conferir as condições estabelecidas no mercado. A forma mais usual é cobrar uma porcentagem mensal, como 5%, sobre o faturamento bruto da unidade.

Esses são apenas alguns exemplos de variáveis que compõem o investimento inicial. Para uma estimativa precisa, planeje sua franquia de forma detalhada e mapeie todos os custos incorridos.

Exemplo de cálculo

Imagine a seguinte situação: após consultar várias franqueadoras, você optou por uma do segmento óptico na sua cidade. O investimento inicial é de 180 mil, incluindo a taxa de franquia e os outros custos identificados. O faturamento anual do negócio totalizou 243 mil.

Uma vez estimados o investimento inicial e o faturamento, basta substituir o valor na fórmula indicada no início do texto:

ROI = (( 243 mil – 180 mil) / 180 mil) * 100

ROI = ( 63 mil / 180 mil) * 100

ROI = 35%

É importante ressaltar que o ROI não pode ser analisado separadamente. O valor inicial do investimento e o prazo de retorno sobre investimento (PRI) também devem fazer parte da sua avaliação. Por exemplo, tendo em vista a média do mercado, saiba que um prazo de 15 a 18 meses é uma excelente opção de investimento com retorno rápido.

Você deve estar ansioso para procurar a calculadora e estimar o ROI da sua franquia, não é mesmo? Mas antes, não deixe de assinar a nossa newsletter para receber vários conteúdos importantes!

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