Como conquistar a confiança do cliente
Caso você não saiba, o custo para adquirir um novo cliente pode ser até 5x maior do que para manter um antigo. Sendo assim, cada vez mais surge a dúvida: como conquistar a confiança do cliente?
Como sabemos que o nosso blog é um lugar onde muitas pessoas vêm para tirar dúvidas sobre o mundo das franquias e dos empreendimentos, criamos esse texto!
Aqui iremos elencar algumas das dicas que podem fazer total diferença na sua relação com o cliente. Leia o texto e descubra como conquistar a confiança do seu cliente.
Tenha um produto de valor para ganhar a confiança do cliente
Quando um cliente entra em contato com a sua empresa, ele está procurando por um produto ou serviço para solucionar uma dor. Sendo assim, caso isso não aconteça, ele pode ficar decepcionado.
Por isso, se você se dispõe a fazer um produto para determinado fim, deve garantir que ele será capaz de fazer isso, caso contrário, sua marca pode perder a credibilidade.
Além disso, os clientes que não ficam satisfeitos com o seu produto ou serviço, principalmente no mundo digital, reclamam! E como sabemos, nas redes sociais essas reclamações se tornam públicas.
Sendo assim, a sua marca pode ser seriamente prejudicada caso você não disponibilize a qualidade que promete.
Atenção ao momento do pós venda
Um erro muito comum, principalmente quando falamos de serviços, é acreditar que apenas o momento da venda é importante.
Por conta do mercado ter percebido isso, hoje existem profissionais específicos para realizar essa função.
Esses são os profissionais do CS, que é a sigla para o termo em inglês “customer success” ou, no português, o “sucesso do cliente”.
Quando você abre mão do sucesso do cliente, ele pode, simplesmente, “se esquecer” da sua loja, procurando pela concorrência em outra oportunidade.
Por outro lado, ao manter um contato frequente com o seu público, você será a primeira opção dele quanto precisar novamente.
Não faça falsas promessas
Esse ponto tem relação direta com o primeiro que foi mencionado aqui. Quando você oferece algo para o cliente, e ele não recebe, fica altamente propenso a se tornar um detrator da sua marca.
Portanto, é fundamental que você saiba o que o produto proporciona e que trabalhe a sua divulgação apenas em cima dessas reais características.
Além de ser algo prejudicial para a reputação da empresa, isso ainda constitui crime, como é estipulado no Art. 37 do Código de Defesa do Consumidor.
Art. 37. É proibida toda publicidade enganosa ou abusiva.
1° É enganosa qualquer modalidade de informação ou comunicação de caráter publicitário, inteira ou parcialmente falsa, ou, por qualquer outro modo, mesmo por omissão, capaz de induzir em erro o consumidor a respeito da natureza, características, qualidade, quantidade, propriedades, origem, preço e quaisquer outros dados sobre produtos e serviços.
2° É abusiva, dentre outras a publicidade discriminatória de qualquer natureza, a que incite à violência, explore o medo ou a superstição, se aproveite da deficiência de julgamento e experiência da criança, desrespeita valores ambientais, ou que seja capaz de induzir o consumidor a se comportar de forma prejudicial ou perigosa à sua saúde ou segurança.
3° Para os efeitos deste código, a publicidade é enganosa por omissão quando deixar de informar sobre dado essencial do produto ou serviço.
Utilize os canais digitais para ganhar a confiança do cliente
Quando uma empresa estabelece uma presença digital forte, é comum que os clientes passem a interagir com ela através das redes.
Dessa forma, aumenta também a sensação de proximidade entre o cliente e a marca.
Por isso, procure manter as suas redes sempre atualizadas e, além disso, disponibilizar conteúdos ricos e que tenham relação com a persona do negócio.
Aumente a sua autoridade no mercado
Todos nós sentimos mais segurança ao negociar com uma marca que é referência no mercado, não é mesmo?
Com os seus clientes não é diferente. Por isso, elabore estratégias para fortalecer a autoridade da sua marca no mercado do qual faz parte.
Fazendo isso, além de fidelizar os seus antigos clientes, fica muito mais fácil atrair os novos.
Invista no suporte ao cliente
Você já precisou entrar em contato com algum prestador de serviços após realizar uma compra e teve problemas?
Isso é algo que põe a perder toda a estratégia desenvolvida até então. Afinal, o cliente sente que tinha importância apenas até realizar a compra. Ou seja, depois disso, ele é irrelevante.
Nós sabemos que não é nada disso o que acontece, não é? Afinal, nada é mais precioso para um negócio do que os seus clientes.
Muitas vezes, no entanto, tendemos a pensar que vale mais a pena investir esforços e orçamento em outros setores, deixando o suporte ao cliente de lado.
Por isso, se você não conta com um profissional ou equipe específica para isso, considere essa opção. Isso com certeza fará você conquistar a confiança do cliente.
Como conquistar a confiança do cliente: conclusão
Como vimos no texto, existem diversas estratégias e ações que podem ajudar a conquistar a confiança do cliente. Por isso, comece agora mesmo a colocar isso em prática, e veja a realidade do seu negócio mudar.
Caso queira ficar por dentro de outros assuntos relacionados aos negócios e investimentos, acompanhe as publicações em nosso blog.