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Negócios e Investimentos

A importância de uma boa negociação do ponto comercial da franquia

Por blogteam em 24 de maio de 2019
ponto comercial da franquia
4 minutos para ler

Como em qualquer negócio no ramo varejista, o sucesso de uma franquia depende, em parte, da escolha de um bom ponto comercial.

Uma loja bem localizada consegue atrair mais clientes, o que favorece a rentabilidade e constitui uma vantagem competitiva em relação à concorrência.

Por isso, neste post, você vai entender o que levar em consideração na hora de negociar o ponto comercial. Confira!

Como avaliar um ponto comercial da franquia

Antes de partir para a pesquisa de imóveis, é necessário ter um bom plano de negócios e estudar a franquia que quer adquirir.

Assim, é possível saber de antemão quais imóveis atendem à necessidade operacional do negócio.

Vejamos, a seguir, alguns dos fatores que pesam nessa escolha.

Localização

O ponto comercial precisa ser visível. De preferência, próximo a avenidas, mas em locais por onde as pessoas possam trafegar a pé.

Também é importante verificar se ele conta com um espaço razoável para recebimento e descarga de mercadorias e vagas para estacionamento.

Custo

Segundo o Índice FipeZap, o preço médio dos imóveis nas maiores capitais brasileiras gira em torno de R$37 por metro quadrado. Chegando, até mesmo, a R$44 em cidades como São Paulo.

No entanto, valores sempre são passíveis de negociação. Embora o aluguel tenha peso na estrutura de custos da empresa, a viabilidade do local para atrair clientes é ainda mais relevante para o negócio.

Demanda do franqueador

Franquias podem ou não dar preferência a pontos comerciais com posicionamentos geográficos específicos.

Você pode conferir esse tipo de informação na Circular de Oferta de Franquia.

Não se trata de imposições, mas observações que podem inclusive facilitar a vida do franqueado.

Por isso, se você tem um ponto comercial específico em mente que não se encaixa nos parâmetros da franquia, apresente a proposta para a marca. Além disso, como sempre, negocie!

Como negociar para chegar ao melhor valor do aluguel do ponto comercial da franquia

O propósito de uma negociação é conseguir um acordo mutuamente satisfatório.

Herb Cohen, um dos maiores especialistas do mundo em negociação, afirma que existem três variáveis em qualquer processo dessa natureza: poder, tempo e informação.

O fato de você ser franqueado garante uma posição de poder; se você tem dinheiro para investir e um plano de negócios sólido, o tempo é seu aliado.

O que falta, então, para você se posicionar bem numa negociação são todas as informações possíveis acerca do imóvel. Confira, abaixo, as principais delas!

Zoneamento e autorizações

O primeiro ponto a ser verificado é o zoneamento, de acordo com o Plano Diretor do município.

Essa é uma ferramenta usada pelo poder público para regulamentar o uso do espaço das cidades. Assim como o Habite-se do imóvel e o alvará de funcionamento do comércio.

Estado de conservação do imóvel

Em uma visita agendada, é possível verificar se o imóvel está deteriorado ou mesmo se ele se encontra conservado, mas precisa de adaptações.

Aqui, a negociação pode garantir boas vantagens. Veja se é possível obter carências — descontos no aluguel — enquanto o local estiver em obras e sem funcionar.

Outra possibilidade é pedir uma carência mais duradoura, no caso de implementar mudanças que melhorem o imóvel.

Ações judiciais

Imóveis que são alvo de ações judiciais embutem riscos para a atividade empreendedora.

Portanto, questione o corretor se existe algum processo judicial ou se o imóvel pode entrar em inventário.

Ponto comercial da franquia: analise o contrato de locação

Analise todos os termos do contrato antes da lavra em cartório. Para garantir o direito ao ponto comercial, o franqueado pode optar pela locação de prazo determinado, que é de 5 anos, no mínimo.

Nesse período, o locador não pode reaver o imóvel, salvo em circunstâncias específicas. Assim, você pode dirigir o negócio com tranquilidade e se preocupar apenas em prestar um ótimo atendimento aos seus clientes.

Franquias são empreendimentos vantajosos para empreendedores com qualquer perfil.

Sua baixa taxa de mortalidade, boa previsão de retorno e o crescimento do mercado são atrativos importantes.

Além disso, com uma localização criteriosamente escolhida, sua unidade franqueada terá tudo para reverter o investimento em lucro rapidamente!

Gostou da leitura? Sobrou alguma dúvida em relação à locação do ponto comercial da sua franquia? Deixe o seu comentário e compartilhe a sua experiência conosco!

TER SUA FRANQUIA
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3 comentários em “A importância de uma boa negociação do ponto comercial da franquia”

  1. Marcos disse:
    13 de dezembro de 2020 às 13:54

    Parabéns pelo conteúdo deste blog, fez um ótimo
    Trabalho!
    Gostei muito.
    um grande abraço!!!

    Responder
    1. Fábio Guerra disse:
      28 de dezembro de 2020 às 18:47

      Valeu Marcos, continue nos acompanhando 😉

      Responder
  2. Silvia Pontes disse:
    28 de abril de 2021 às 15:09

    Conteúdo altamente relevante.
    Acredito que todo cidadão tinha que ler um artigo como esse antes de qualquer coisa.
    Parabéns.

    Responder

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