Mercado para classe C: saiba mais sobre esse importante segmento
Na virada do milênio, uma grande parcela da população brasileira ascendeu socialmente das classes D e E, ampliando as possibilidades de mercado para a classe C.
Foram mais de 35 milhões de pessoas que testemunharam o aumento da renda de suas famílias, passando a ter mais acesso a bens e serviços relacionados à educação, moradia, transporte, saúde etc.
Tal cenário sinalizou para o varejo a chegada de um momento único de oportunidades para investir nesse nicho de consumo.
Afinal, a classe C conseguiu aumentar seu poder de compra e atraiu as atenções de empreendedores que buscam expandir negócios.
Neste post, vamos explicar como é o posicionamento voltado para atender o consumidor dessa classe, além de apresentar dicas essenciais para que a sua ótica conquiste esse nicho de mercado. Confira a seguir!
O posicionamento do mercado para a classe C
Além de aumentar seu poder de compra, as famílias que emergiram à classe C nas últimas décadas tiveram a oportunidade de oferecer às novas gerações graus mais avançados de escolaridade e de acesso à informação.
Foi bastante comum nessa época que os jovens fossem os primeiros da família a entrar na universidade, por exemplo.
Essa escolaridade maior, por sua vez, costuma estar associada a oportunidades de ascensão social e ao consumo de novos tipos de bens.
Por outro lado, surge um esforço de encaixar tal aumento do consumo no orçamento familiar de forma paulatina e responsável.
Posicionar-se para atender a classe C, portanto, significa compreender essa realidade. Saber que esse nicho é composto por consumidores mais dispostos a gastar, contudo, também mais conscientes em relação à qualidade do que compram.
Afinal, suas preferências e critérios de escolha evoluem junto com o poder aquisitivo.
As diferenças de perfil de consumo entre as classes A/B e C
O mercado para a classe C sempre foi bem diferente do nicho de consumo das classes A e B.
A redução da desigualdade social no Brasil e o aumento de salários, de que falamos anteriormente, realmente transformou os perfis de compra de tal segmento da sociedade.
Ainda assim, esses consumidores desenvolveram seu próprio estilo, mantendo comportamentos distintos das classes A e B.
Vejamos, então, algumas dessas particularidades!
Fidelidade à marca é maior nas classes A e B
Um levantamento feito pela Associação Mineira dos Supermercados (Amis) mostrou que a fidelidade a marcas entre a classe C é muito menor do que entre a classe A.
Os índices apontam que apenas 24% dos consumidores da classe C são fiéis a produtos específicos, enquanto 57% da classe A têm suas marcas de confiança.
Classes A e B costumam ser mais rigorosas em relação ao atendimento
Ainda segundo a pesquisa da Amis, o índice de insatisfação com o atendimento também é mais baixo entre a classe C.
Apenas 3% dos entrevistados que se encaixam na classe C se sentem frustrados pelos serviços de alguma forma; já nas classes A e B, esses números sobem para 15%.
Tais resultados fazem total sentido se levarmos em conta que as classes de maior poder aquisitivo já estão acostumadas e ter serviços de alta qualidade.
Classe C é mais cautelosa em compras a prazo
Outra característica presente na classe C atualmente é a preferência por pagamentos à vista ou em poucas parcelas.
Esse comportamento foi despertado pela crise financeira dos últimos anos — afinal, esses consumidores já foram, antes, adeptos do parcelamento acima de 12 meses.
O processo de endividamento causado pelas dificuldades da crise fez com que esse público se tornasse especialmente cauteloso com os prazos das compras.
Ele ainda faz compras com cartão de crédito, mas dá preferência às vantagens oferecidas, por exemplo, pelos cartões de lojas.
Já as classes mais altas não precisam se preocupar tanto com parcelamento, justamente por terem mais poder aquisitivo. Logo, tendem a recorrer ao formato com mais frequência para aquisições de altos valores.
Classe C é mais propensa a comparar preços
Como a classe C é composta por pessoas com mais experiência em economia, a comparação de preços é uma característica muito importante na sua análise de mercado.
Em geral, esses consumidores buscam as opções mais baratas para otimizar seus recursos.
Tal atitude ainda ganhou um reforço com o forte período de crise econômica atual, que levou as pessoas a economizarem mais.
De lá para cá, a economia ainda não conseguiu se reerguer, trazendo eventuais situações de risco que afetam muito mais as classes de rendas menores.
As estratégias para melhor atender esse público na sua ótica
Diante do perfil levantado nos tópicos anteriores, podemos verificar algumas maneiras de fornecer um atendimento personalizado nos negócios focando no mercado para a classe C.
A seguir, daremos dicas simples para ajudar a sua loja a conquistar esse tipo de consumidor!
Ofereça promoções e formas diversificadas de pagamento
A primeira dica se desdobra dos limites de poder de compra que identificam o consumidor da classe C. Uma vez que boa parte da sua renda está sempre comprometida com gastos essenciais, esse público preza por uma boa relação de custo-benefício.
Sendo assim, nada como boas promoções para chamar a atenção do consumidor e criar a sensação de que o seu negócio é sinônimo de economia.
Além disso, o hábito do pagamento parcelado e o uso de diferentes tipos de crédito são outras características marcantes da classe C. Ao facilitar, então, o pagamento você torna a compra na sua loja muito mais viável.
Invista na qualidade do atendimento
Como explicamos, a classe C não se define apenas pelo tamanho do seu poder de compra. Por isso, ainda que estratégias como a anterior sejam essenciais, ainda é muito importante investir na qualidade do atendimento.
A sua loja precisa contar com vendedores que saibam se comunicar com esse público, mostrando todas as vantagens proporcionadas pelo produto oferecido.
Também é fundamental ter em vista que cada classe social tem seus hábitos. Logo, o atendimento deve ressaltar a capacidade do produto de atender às necessidades particulares desse tipo de consumidor.
Marque presença na internet
O aumento do poder de compra da população brasileira, somada ao barateamento de computadores, smartphones e planos de internet banda larga, implica consumidores mais conectados e capazes de buscar o serviço ou o produto de que precisam, onde quer que eles estejam.
Nesse sentido, é muito importante investir na presença digital do seu negócio — o que pode ser feito pela integração da sua loja com o e-commerce e por meio de perfis em redes sociais.
O Facebook e o Instagram, por exemplo, são ótimas plataformas para isso, pois permitem que você apresente a sua marca e estabeleça canais de comunicação mais despojados com os clientes.
Enfim, agora que conhece estas dicas, basta colocá-las em prática para deixar o seu consumidor da classe C à vontade com o seu negócio! Sem dúvida, você perceberá rapidamente os resultados no crescimento do número de vendas.
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