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O que é rentabilidade e por que você deve se preocupar com ela?

Por Fábio Guerra em 22 de agosto de 2019
5 minutos para ler

Quando se pensa em abrir uma franquia, existem muitos fatores que devem ser considerados para a escolha do negócio ideal. Antes de definir quem vai ser o seu franqueador, é preciso avaliar o mercado, o suporte, a reputação e a rentabilidade. Mas, afinal, o que é rentabilidade exatamente?

Com certeza você já ouviu falar nela, mas será que sabe realmente o que significa ter um negócio rentável? Preparamos este post justamente para explicar o que é a rentabilidade e por que você deve se preocupar com ela na hora de abrir um novo empreendimento. Acompanhe!

O que é rentabilidade?

Em poucas palavras, a rentabilidade é o retorno sobre o investimento. Ela mede o grau de êxito econômico de um negócio em relação ao capital que foi investido e normalmente é indicada por um percentual. É a rentabilidade que vai mostrar se o investimento valeu ou não a pena.

Agora vamos pensar em um exemplo prático: se você desembolsou R$ 100 mil e recebeu R$ 150 mil, isso quer dizer que o seu negócio teve rentabilidade de 50%. Ela é diferente da lucratividade, que mede apenas o capital excedente, sem levar em consideração os gastos iniciais.

Por que devo me preocupar com a rentabilidade?

Ninguém quer investir em um negócio e perder dinheiro, não é mesmo? É por isso que a rentabilidade é um fator tão importante. Afinal, todo capital aplicado requer retorno — caso contrário seria um gasto, e não um investimento.

Por isso, praticar uma atividade rentável é crucial para o sucesso de um negócio. Senão, o empresário ou investidor fica preso em um ciclo de troca de recursos e não consegue retirar lucro nem expandir no mercado.

As franquias são um ótimo exemplo de negócio rentável e, inclusive, costumam trazer retornos maiores do que os outros modelos de empreendimento. Enquanto as empresas tradicionais têm uma média anual de 18%, as franquias chegam a render 23%, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF). O tempo médio de retorno também é maior — 61% das redes que atuam no Brasil começam a trazer renda entre 18 e 36 meses depois do início das atividades.

Medindo a rentabilidade também é possível analisar os números do negócio. Cortar custos e diminuir despesas influencia diretamente na rentabilidade e é por meio dessa análise que é possível concluir se as medidas foram ou não bem-sucedidas. Se foram, podem ser reafirmadas como práticas da empresa; se não, serão reavaliadas e substituídas por alternativas.

Esse levantamento também é importante para o crescimento e a expansão de um negócio, já que, quanto mais rentável, mais chances uma empresa tem de aumentar o seu market share.

A rentabilidade também tem uma relação direta com os riscos de investimento. Quanto mais arriscada for uma aplicação, maior a probabilidade de se conseguir um bom retorno financeiro. O ideal é encontrar um negócio equilibrado, com risco médio e rentabilidade satisfatória.

Como calcular os índices de rentabilidade?

Os índices de rentabilidade estão diretamente ligados ao tipo de retorno gerado por cada negócio. Existem índices relacionados às finanças, ao patrimônio líquido e aos ativos. A análise desses números ajuda a entender se as estratégias adotadas por uma empresa são efetivas. Veja como calcular cada um deles!

Return on Investment (ROI)

Traduzido, quer dizer retorno sobre investimento. Esse é o indicador que mede o retorno financeiro de um investimento. O cálculo aqui é simples: basta dividir o lucro líquido pela quantia investida em determinado período. O mais comum é que o ROI seja calculado anualmente.

Return on Equity (ROE)

Esse é o retorno sobre o patrimônio líquido, referente aos valores que os sócios têm na empresa. O cálculo é feito dividindo o lucro líquido pelo patrimônio líquido médio. O ROE ajuda os acionistas na avaliação de um negócio, pois ele indica o retorno sobre o capital próprio que foi investido.

Return on Assets (ROA)

O ROA é o indicador de retorno dos ativos. Ele mostra a capacidade que um negócio tem de gerar lucro a partir de seus ativos, que são bens e direitos que aumentam o poder aquisitivo de determinada empresa. Para calcular, divide-se o lucro operacional pelo valor do ativo total médio.

Agora que você já sabe o que é rentabilidade, que tal conhecer uma rede de franquias com alta performance nesse setor? O Mercadão dos Óculos tem marca própria, o que é um grande diferencial e garante custos baixos na aquisição dos produtos. Além disso, as franquias não precisam ter laboratório próprio.

Todos esses fatores ajudam o Mercadão dos Óculos a ser uma rede de alta rentabilidade e com um rápido retorno do investimento. Se você quer saber mais, entre em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas e conhecer melhor o nosso modelo de negócio!

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