Como manter um bom relacionamento entre franqueador e franqueado?
As franquias são modelos de negócios considerados seguros, que atraem cada vez mais empresários dispostos a investir em novas unidades de redes, já pensou sobre o relacionamento entre franqueador e franqueado? As marcas que já são bem estabelecidas e sólidas no mercado são especialmente atraentes para os investidores.
Para que a parceria seja bem-sucedida e lucrativa para ambos, a qualidade do relacionamento entre franqueador e franqueado é um aspecto fundamental. Se a relação desandar com desconfianças, frustrações, falta de comunicação e descaso, os riscos são grandes para a saúde do negócio. Existem fatores essenciais que contribuem para que esse relacionamento seja positivo.
Neste artigo, vamos explicar como manter um bom relacionamento entre franqueador e franqueado. Confira!
O respeito e a transparência devem ser cultivados desde o início
Para que o relacionamento entre franqueador e franqueado seja marcado pelo respeito e pela transparência, a sinceridade de ambos é fundamental. Desde a fase da seleção dos candidatos, se a sinceridade faltar, o contrato pode nem ser fechado devido à desconfiança de ambas as partes. Uma parceria de sucesso no mercado de franquias envolve uma série de responsabilidades. Portanto, ser transparente é um requisito essencial desde o início da relação. Dessa forma, evitam-se falsas expectativas ou falsas promessas.
O franqueador precisa apresentar a rede de franquias de maneira clara e objetiva, e deve falar das possibilidades concretas de lucro e expansão. Já o empresário candidato a franqueado deve dizer de maneira sincera o que está buscando com o investimento no negócio.
A confiança deve ser desenvolvida com o tempo no relacionamento entre franqueador e franqueado
A transparência e a sinceridade, cultivadas na relação entre franqueado e franqueador, são os valores que vão possibilitar uma relação de confiança. A confiabilidade não surge de uma hora para a outra, e sim com o tempo. Uma franquia bem estabelecida e sólida no mercado já parte em vantagem em relação à concorrência em matéria de credibilidade.
Os treinamentos e o suporte devem ser oferecidos de maneira eficaz
A realização de treinamentos nas franquias e a existência de um bom suporte também contribuem muito para fortalecer o relacionamento entre franqueador e franqueado. Essas estratégias aumentam o grau de confiança entre ambos, o que se reflete na capacitação dos funcionários. O suporte é essencial para guiar o franqueado no caminho certo para atingir as metas estabelecidas pela franquia.
Os canais de comunicação devem ser rápidos e eficientes
Para que o relacionamento entre franqueador e franqueado flua bem, os canais de comunicação utilizados por ambos devem ser eficientes. É importante que o franqueador estabeleça canais acessíveis durante as atividades de rotina nas unidades da rede.
Esses canais podem ser telefones, aplicativos de mensagem, e-mails, softwares, chats e plataformas específicas para franquias. O importante é que sejam fáceis de usar e acessíveis aos operadores durante as atividades do dia a dia. A comunicação deve ser imediata em caso de necessidade de suporte, para pedidos de materiais e para consultas por parte de gerentes. Dessa forma, produtos e serviços são realizados sempre com o mesmo padrão de qualidade da franquia e da marca.
Os direitos e deveres devem ser cumpridos por ambas as partes
O cumprimento dos direitos e deveres faz parte do bom relacionamento entre franqueador e franqueado. Entre os deveres do franqueado, está o de manter a franqueadora sempre bem informada sobre o andamento do negócio. As unidades devem ainda enviar relatórios de vendas, faturamentos, custos e despesas mensalmente.
Além disso, a franqueada deve pagar as despesas para a manutenção da unidade, incluindo os salários de funcionários, pagamentos de fornecedores e aluguéis. Nos relatórios de vendas, a transparência e a exatidão dos dados são essenciais para evitar qualquer tipo de desconfiança da parte dos franqueadores.
O franqueador, por sua vez, tem entre seus deveres o fornecimento de suporte às unidades. Também deve estabelecer das normas, as políticas e os processos da franquia. Além do treinamento, deve oferecer capacitação constante.
O investimento em ações de marketing costuma ser uma responsabilidade do franqueador, de acordo com o contrato assinado. Essas estratégias de marketing são fundamentais para impulsionar as vendas das unidades. Os proprietários das redes de franquias também devem manter a Circular de Oferta de Franquia (COF) à disposição dos franqueados.
As reuniões frequentes melhoram o relacionamento entre franqueador e franqueado
O uso de canais remotos, como e-mail, aplicativos e plataformas virtuais, é muito importante para uma comunicação eficiente entre franqueados e franqueadores. Porém, as reuniões presenciais são muito importantes para o bom andamento do negócio. É recomendado estabelecer uma frequência fixa para esses encontros presenciais.
Reuniões remotas podem ser realizadas, mas as presenciais são fundamentais para aumentar o grau de confiabilidade no relacionamento entre franqueador e franqueado. As reuniões presenciais demonstram ainda a importância que a rede dá a cada uma de suas franqueadas.
Nessas reuniões, o empresário que investiu no negócio e os representantes da franquia podem trocar ideias e esclarecer dúvidas olho no olho. Também podem colocar os desafios e as sugestões para problemas cotidianos à mesa. Cada unidade tem as suas peculiaridades, e uma atenção personalizada deve ser dada às franqueadas. Isso vale especialmente para momentos críticos, como crises, e para planejar estratégias de marketing de datas importantes, como Black Friday e Natal.
As franquias que oferecem consultorias diferenciadas são vantajosas
Existem franquias que oferecem, além de treinamento e suporte, vantagens diferenciadas, como consultoria de campo no segmento óptico, como o Mercadão dos Óculos. A marca garante custos mais baixos aos franqueados em relação a outras franquias por conta de laboratórios próprios de fabricação.
O Mercadão dos Óculos consegue manter um ótimo relacionamento com suas mais de 190 franquias espalhadas por todas as regiões do Brasil. Tanto que 30% das franquias são segundas, terceiras e quartas unidades de franqueados da rede, ou seja, são multifranqueados.
Os aspectos e as estratégias descritas acima são essenciais para criar um relacionamento entre franqueador e franqueado de qualidade. O bom nível dessa relação vai contribuir muito para a saúde do negócio, que deve ser vantajoso para ambas as partes. Transparência, sinceridade, credibilidade e atenção personalizada devem existir desde o início.
Este artigo sobre o relacionamento entre os franqueadores e os franqueados foi útil para o seu negócio? Se você ainda tiver dúvidas sobre o sistema de franquias, entre em contato com o Mercadão dos Óculos agora mesmo!