Sócio investidor: como funciona e qual seu papel nos negócios?
Você deseja abrir o seu próprio negócio, quer investir em algo rentável, mas ainda não possui o dinheiro necessário? Saiba que encontrar um sócio investidor pode ser o componente faltante para que sua empresa saia do planejamento e torne-se realidade.
Mas, antes de ligar para todos os seus contatos, é preciso entender mais sobre o assunto. Afinal, você precisará explicar ao sócio investidor como funciona sua empresa, quais são seus planos e perspectivas de crescimento. Sendo assim, continue conosco e aprofunde seus conhecimentos sobre o tema!
O que é sócio investidor?
Se você não está muito familiarizado com o termo sócio investidor, deve estar se questionando qual é o papel desse personagem na empresa, não é? Não se preocupe, vamos esclarecer suas dúvidas agora mesmo!
Atuação
De uma forma geral, sócio investidor é uma pessoa que injeta recursos financeiros em uma empresa. O negócio torna-se o ativo desse investidor. Portanto, esse tipo de investimento será viável apenas quando constatado que será um negócio rentável e que trará retorno sobre o capital investido.
O sócio investidor tem participação na gestão com os outros sócios e, muitas vezes, terá a maior participação na companhia. No entanto, sua principal atividade é a valorização da empresa. Ele tem autonomia para implantar suas estratégias de negócio, mas, futuramente, pode vender sua participação, caso os outros sócios queiram comprar e a venda seja rentável.
É recomendado recorrer a esse tipo de investimento quando o capital necessário para abrir o negócio for realmente elevado. Também quando é possível comprovar que a ideia proposta se transformará em um negócio lucrativo em um determinado período de tempo.
Diferença entre um sócio investidor e um investidor comum
A grande diferença entre esses tipos de investidores está na quantidade de capital investido e no prazo de retorno de investimento esperado. O investidor comum, geralmente, se importa com a quantidade investida e, portanto, aplica valores menores. Além disso, os lucros são esperados em um prazo de tempo maior.
Já o sócio investidor não se preocupa tanto com o valor investido, devido ao maior poder econômico, mas espera lucros em um curto prazo de tempo.
Quais as vantagens do sócio investidor?
A primeira vantagem a se considerar são os novos recursos financeiros para a empresa. Todavia, esse é apenas um dos vários benefícios. Uma parceria bem planejada pode trazer uma nova perspectiva para o negócio e ampliar os horizontes de atuação da sua empresa. Além disso, os novos conhecimentos que um parceiro agrega também são fatores positivos.
Apesar de a busca por novos desafios ser uma constante na vida de empreendedores, muitos deles procuram, também, investir em um negócio já testado e que tenha suporte. Por isso, contar com a expertise de mercado de um sócio investidor, pode ser um grande diferencial competitivo para sua nova empresa.
Como prospectar esse tipo de investidor?
Empresas especializadas
Existem algumas empresas especializadas que auxiliam na busca de um sócio investidor e, até mesmo, plataformas que conectam empreendedores com possíveis sócios. Para escolher o parceiro correto, você precisará avaliar se os objetivos são compatíveis com os do seu negócio.
Também deve checar os antecedentes e experiências prévias do investidor, assim como o potencial de investimento. A depender do negócio e do valor de investimento desejado, por ser interessante procurar empresas para investir e não investidores individuais.
Feiras
Outra dica para conseguir um sócio investidor e alavancar os negócios é estar no local certo. As feiras de recrutamento e de negócios são o lugar ideal, nesse caso. Para que sua participação renda frutos, você deve se preparar previamente. Abaixo, algumas sugestões:
- faça um levantamento dos próximos eventos e se organize;
- se informe sobre o evento e os participantes;
- avalie as possibilidades de acordo com o perfil da sua empresa;
- crie uma apresentação curta dos seus objetivos e alguns números importantes do negócio.
Por fim, lembre-se sempre de manter a calma e expor suas ideias com clareza. Seguindo essas dicas, você verá que será muito mais fácil explicar para um sócio investidor como funciona sua empresa e convencê-lo a embarcar no seu negócio!
Você já possui um pitch preparado? Já tentou prospectar um sócio investidor para seu negócio? Compartilhe suas experiências comentando no post!
Ótima explicação, direta e objetiva. Gostei, e estou planejando ir em busca de um sócio investidor.
Olá Marise,aproveite e já se cadastre para receber mais informações da nossa franquia. Acesse: http://www.mercadaodosoculos.com.br/franquia 😀
Conheço uma pessoa que investiu R$ 75.000 reais em uma empresa tercerizada, mais não obteve retorno quanto ao lucro. O que ela deve fazer?
Olá Maria Elisa, Bom Dia
Todas as franqueadoras devem ter compromisso no resultado do franqueado, oferecendo ações e oportunidades para que o franqueado alavanque o negócio e consiga atingir o plano de negócios. A melhor forma de conseguir isso é explanar de forma clara as dificuldades e também falar com outros franqueados que já passaram por esse momento e hoje estão positivos, para verificar quais ações pode realizar em sua franquia. Boa sorte para sua amiga e continue nos acompanhando… 😉
Gostaria de saber como retornar o capital investido pelo sócio investidor
Olá James, esse retorno do capital ao sócio investidor pode ser calculado de acordo com a previsão de retorno de capital. É nesse item que o investimento em franquia consegue trazer mais segurança, porque a previsão do Plano de Negócios é baseado na realidade das franquias em operação.
Gostei muito das explicações, mas gostaria de saber o inverso, como ser um investidor, quais os riscos, como seria minha participação, estaria no contrato social da empresa?
Áureo
Olá Áureo, ser sócio investidor em um negócios é pode ser bastante rentável, mas com certeza tem seus riscos. Eles dependem muito do negócio e também de seu sócio operador, normalmente esses acordos são realizados com um certo nível de relacionamento, normalmente essas são as sociedades que dão mais certo. A entrada no contrato social é uma opção, no caso das franquias é possível o sócio investidor figurar também no contrato de franquia como franqueado e não necessariamente entrar no contrato social, se houver alguma estratégia contábil. Se for fazer esse investimento sugerimos que faça em franquias e busque sempre informações antes, para validar os planos de negócios, como lucratividade e previsão de retorno de investimento, ok?!
Como faço pra saber qual é a melhor porcentagem de um sócio investidor?
Critiane, tudo bem? um de nossos consultores pode te explicar certinho como proceder nesse sentido! Cadastre-se em http://www.mercadaodosoculos.com.br/franquia 😀
@Fábio Guerra, tenho um negócio, mas não tenho grana pra investir. É um negócio altamente rentável. Procuro um sócio investidor, mas não sei como calcular porcentagem e o tempo de retorno pro investimento. Esse retorno pro investidor, seria algo pago em parcelas, como um empréstimo feito a um banco? Ou seria um valor pago mensalmente pelos lucros? Tipo: O investidor injeta 50.000,00 em um retorno de capital calculado em 3 anos. Como calcular? Como fazer essas contas?
Olá Sirlene, Boa Tarde
Poxa que bacana que tem esse negócio na mão, saiba que um investidor busca negócios rentáveis e é essa rentabilidade que viabiliza esse cálculo de retorno do investimento. Então para sua precificação vc deve considerar se seu negócio corre risco de meses com sazonalidade, porque se fizer o compromisso mensal de retorno, pode ser que nos meses de baixa sua operação sofra um desencaixe. De outro lado se fizer o retorno mensal e sua operação precisar de alguns meses para alavancar, seria importante negociar uma carência para iniciar o retorno desse investimento.
Pode ser feita também uma negociação sobre a lucratividade do negócio, mas esse item costuma ser um pouco complicado para fazer com um sócio investidor, porque às vezes seu negócio terá custos que estão na sua administração o que pode fazer com que o sócio investidor questione o uso desses investimentos, por isso é importante detalhar bem o potencial de seu negócio e tentar desenhar um retorno de investimento que seja sempre num “pior cenário” de faturamento e lucros, assim se algo sair melhor ainda você pode fazer a reserva para pagamentos de retorno futuro ou até abreviar o prazo de retorno acordado, pagando acima do combinado.
Espero ter ajudado e continue nos acompanhando viu! 😉
Olá
Tenho uma proposta para entrar como sócio investidor, a partir de uma ideia e planejamento de vendas de vestuário, inicialmente pela internet. A proposta é que eu seja o sócio investidor, ou seja, entre com o capital inicial e dois parentes sejam os sócios operadores (marketing e administração do negócio).
A minha dúvida é: sendo eu o único sócio investidor, é coerente que eu tenha maior participação na cota da empresa, mesmo não sendo o idealizador da ideia ou essa tem que ser igualitária?
Olá Alexsandro
Que bacana essa proposta, é bastante relativa essa participação societária, pois cada caso é um caso, porque muitas sociedades são feitas dentro de uma expectativa de trabalho e ações dos sócios, como nosso artigo disse você também terá uma ação, ela será mais estratégica e de gestão, mas será uma participação.
Então primeiro entenda qual a dedicação que poderá dar ao negócio e o que espera desse investimento, se sua ideia e a recuperação dentro de um prazo e a manutenção dos negócios apenas pelos dois sócios ou se vislumbra continuar ou até mesmo operar o negócio ou sua expansão no futuro. Se for a segunda opção e não tiver tanto tempo assim para se dedicar talvez dividir em partes iguais com clausulas de segurança para o retorno do capital possa ser interessante, pois seu capital foi investido, mas o capital intelectual dos sócios também será.
Vocês terão que alinhar a retirada dos sócios, bem como sua expectativa no retorno mensal, seja ele no resultado operacional ou no lucro líquido da empresa, coloquem tudo no papel, desenham o pior cenário e definam algo que fique bom para todos! Boa Sorte!
Olá, estou entrando no Ramo de sócio investidor em uma Casa Fúnebre, mas não vou entrar com tralha ativo, qual seria minha porcentagem de participação de lucros?
Olá Silvia
Como respondemos em outros casos o percentual vai depender do investimento e também da previsão de lucratividade do negócio. O importante é desenharem um plano de negócios e previsão de faturamento e liquidez nos próximos 2 anos, para que o negócio consiga se manter e tenha caixa para investimentos e também o capital investido comece a retornar para você que é investidora do negócio.