Vale a pena investir em franquias em tempo de crise? Veja que sim!
Você já ouviu falar que épocas de crise podem ser ótimas oportunidades para quem pretende investir em um negócio? Esse pensamento é correto e descreve muito bem a situação atual do mercado de franchising. Mesmo com todas as adversidades políticas e econômicas em 2018, as franquias tiveram resultados positivos no Brasil e cresceram 7% segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).
Essa mesma pesquisa aponta que, somente no terceiro trimestre do ano passado, o setor movimentou R$ 44,7 bilhões. Esse número é cinco vezes maior do que a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para o período em questão.
Dados como esse mostram que, mesmo em épocas de recessão, quem investe nesse modelo de negócio consegue ter bons resultados. Se você está pensando em empreender, fique conosco neste post e saiba por que investir em franquias em tempo de crise é uma boa alternativa.
Modelo de negócio pronto e estruturado
Uma das grandes vantagens do investimento em franquias é que o empresário tem em mãos um modelo de negócio já testado e consolidado. Em tempos de retração econômica, essa facilidade se torna ainda mais importante, diminuindo o risco de erros na gestão do negócio.
Além de dar um norte ao empresário que ainda não tem tanta experiência, a franqueadora também mostra quais indicadores devem ser acompanhados, aponta falhas e garante uma rede de apoio que inclui outros franqueados. Assim, você consegue comparar o desenvolvimento da sua unidade com o das demais e trocar ideias com quem tem o mesmo negócio que você em outros lugares do país.
Visibilidade da marca já consolidada
Você já parou para pensar em quanto trabalho e investimento são necessários para tornar uma marca conhecida? Quando se começa do zero, o esforço para criar uma boa imagem e aumentar o alcance da sua empresa é muito grande — e leva tempo.
Investir em uma franquia em tempo de crise traz a segurança de poder usar uma marca já consolidada no mercado. Associando-se a uma boa rede, você garante um nome conhecido e o trabalho em parceria com uma equipe de marketing que já domina a marca em questão, além de conhecer bem as particularidades do mercado.
Em resumo, mesmo que você seja um novo empresário no segmento em que decidir investir, não precisará se dedicar tanto à consolidação da marca.
Risco menor em relação a outros investimentos
O conhecimento prévio sobre o que funciona ou não no setor é a grande vantagem do investimento em franquia em tempo de crise. A experiência da franqueadora vai ajudá-lo a prever problemas, traçar metas iniciais com base em dados e aplicar sempre as soluções mais viáveis — muitas delas, inclusive, podem já ter sido testadas em outras unidades.
Esses fatores podem contribuir para que o fechamento de franquias em épocas de recessão tenha um índice menor do que o de pequenas e médias empresas.
Maior percentual de sobrevivência em relação a empresas tradicionais
Uma pesquisa feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) mostra que a taxa de mortalidade das franquias varia entre 3% e 5%. O número é bem diferente quando falamos de empresas tradicionais — ele pode chegar a 25%.
Investir em franquias pode ser uma boa alternativa para quem quer correr menos riscos. Com um modelo de negócio já pronto e consolidado, fica mais fácil prever tanto o lucro como os problemas e, ao mesmo tempo, adiantar possíveis soluções.
Para aumentar as chances de sucesso das franquias em tempo de crise, o ideal é se associar a uma rede com muita experiência e que ofereça o suporte adequado aos franqueadores, como acontece no Mercadão dos Óculos.
Para saber mais sobre o nosso modelo de negócio, entre em contato conosco!