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Mercado de Franquias

Aprenda a utilizar o Google Meu Negócio na sua franquia!

Por blogteam em 11 de fevereiro de 2020
A análise de mercado é uma etapa importante na abertura de um negócio. Com uma avaliação bem-feita, atinja ótimos resultados.
4 minutos para ler

Não há dúvidas de que a internet e as ferramentas que ela oferece ganham cada vez mais importância na nossa rotina.

Por isso, qualquer empresa que deseje ser mais conhecida e atrair novos clientes hoje precisa estar presente em plataformas de busca — especialmente na maior delas, o Google.

Há algumas maneiras de aparecer nos resultados do Google. A primeira delas é anunciar pelo Google Ads, fazendo com que a sua empresa apareça já nas primeiras colocações.

A segunda é adotar técnicas de otimização de conteúdo (ou SEO), um trabalho complexo e que traz resultados a médio prazo.

A terceira, então, é usar o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita voltada justamente para as empresas que querem aparecer nos resultados da busca.

Neste post, vamos explicar como essa ferramenta funciona, além de trazer algumas dicas para utilizá-la a favor da sua franquia. Ficou interessado? Então, continue a leitura e prepare-se para receber novos clientes!

O que é o Google Meu Negócio

Como dissemos, essa é uma ferramenta gratuita pela qual os estabelecimentos podem criar um perfil para aparecer no Google Maps e nas páginas de resultado do buscador.

Na hora do cadastro, você deve adicionar dados sobre a sua franquia que sejam úteis para qualquer pessoa que busque o seu tipo de negócio na internet, como:

  • descrição dos produtos ou serviços oferecidos;
  • horários de funcionamento;
  • endereço;
  • telefone;
  • comentários e notas de clientes;
  • fotos internas e externas.

Depois de cadastrar essas informações, o seu perfil estará pronto para aparecer nos resultados de busca de clientes em potencial. Assim, além de aumentar a visibilidade do seu negócio você ainda terá a possibilidade de interagir com os clientes.

Como utilizar essa ferramenta a favor da sua franquia

Cadastrar a sua franquia no Google Meu Negócio é um passo muito importante para o crescimento e reconhecimento da sua empresa.

No entanto, com algumas boas práticas, ainda é possível potencializar os resultados oferecidos pela ferramenta. Veja como fazer isso!

Mantenha as suas informações sempre atualizadas

Se a sua franquia trocar de endereço, telefone ou sofrer alguma alteração nos horários de funcionamento, por exemplo, é fundamental atualizar imediatamente esses dados no Google Meu Negócio.

Afinal, o caminho do cliente até o seu ponto de venda deve ser o mais fácil possível. Erros nesse tipo de informação podem fazer uma pessoa desistir de procurar a sua empresa e optar pela concorrente.

Monitore as interações na sua página

Por meio da ferramenta, é possível receber feedbacks e avaliações dos clientes. Essas informações ficam visíveis para quem busca o nome da sua franquia no Google, por isso, todas as interações precisam ser muito bem gerenciadas.

Não deixe de responder nenhum comentário, seja ele positivo, seja negativo.

No caso de relatos de más experiências, no entanto, entre em contato pessoalmente com o cliente para saber o que aconteceu e como é possível reverter a opinião dele sobre o seu negócio.

Diversifique as postagens

A ferramenta da Google ainda permite que você faça postagens sobre o seu negócio, e esses conteúdos também ficam visíveis para o público. Então, seja criativo!

Poste fotos, vídeos e textos que sejam do interesse dos seus potenciais clientes.

Um bom exercício é pensar nos problemas para os quais os seus produtos são a solução, e escrever sobre eles. Assim, quando alguém buscar respostas para as suas próprias dúvidas, encontrará logo o seu conteúdo.

Enfim, estar presente no Google Meu Negócio ajuda qualquer empresa a ganhar visibilidade e aumentar a credibilidade da marca — inclusive, a qualidade dos seus posts ajuda muito nesse quesito.

Além disso, essa é uma ótima oportunidade para interagir com os clientes e promover melhorias de acordo com os feedbacks recebidos.

Então, gostou da leitura? Sobrou alguma dúvida? Como você cuida da presença digital da sua franquia? Deixe-nos um comentário contando a sua experiência!

TER SUA FRANQUIA
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