Ir para o conteúdo
  • Mercado de Franquias
  • Negócios e Investimentos
  • Mercado de Óticas
  • Mercadão dos Óculos
  • Fale Conosco
  • Site
  • Seja franqueado!
Blog | Mercadão dos óculos
Mercado de Franquias

Fundo nacional de propaganda: entenda a importância para as franquias!

Por blogteam em 2 de dezembro de 2019
4 minutos para ler

O candidato a assumir uma franquia muitas vezes tem dúvidas em relação às taxas previstas em contrato.

Afinal, é justo ter que destinar uma parte do faturamento para a franqueadora? Com que finalidade eles vão utilizar esse dinheiro e como ele vai me beneficiar?

Um exemplo de taxa que levanta essas dúvidas é o fundo nacional de propaganda. A Lei de Franquias (8.955/1994) prevê a cobrança de taxas para publicidade pela rede, desde que os valores estejam expressos na Circular de Oferta de Franquia.

Antes de tudo, tenha cuidado para não confundir as terminologias. Vamos revisar abaixo quais são as taxas mais comuns nas franquias e para que elas servem.

Quais as taxas mais comuns no franchising?

Taxa de franquia

Uma das maiores vantagens de abrir uma franquia é aproveitar todo o conhecimento de negócios que a marca acumulou ao longo do tempo de atuação no mercado.

A taxa de franquia é um pedágio cobrado para que o empreendedor possa aproveitar esse benefício.

Ela também serve para cobrir custos como treinamento e capacitação inicial, manual de operação e gestão, projeto arquitetônico, suporte durante a abertura do negócio e direito de uso da marca.

É importante lembrar de que a cobrança é feita apenas uma vez, no momento da validação do contrato, sobre um valor fixo.

Na hora de renovar o contrato, no entanto, a empresa pode efetuar uma nova cobrança — contratos de franchising, em geral, têm validade inicial de 5 anos.

Há redes que não cobram a taxa, mas isso não é necessariamente um bom negócio, pois a cobrança pode vir embutida em outras taxas.

Algumas empresas incluem o valor no investimento inicial. Por isso, deve-se ler com cuidado a COF e os termos do contrato.

Taxa de royalties

Uma vez que a loja inicia suas atividades, ela deve remunerar a franqueadora pelo uso contínuo do conhecimento e presença de mercado, bem como pela utilização de tecnologias, técnicas de gestão, oferta de novos produtos e aproveitamento de pesquisas realizadas pela matriz.

Essa cobrança é a taxa de royalties. Diferentemente da taxa de franquia, ela é paga mensalmente sobre o faturamento do franqueado — em geral, de 4% a 10%.

Taxa de propaganda

Esse é o investimento destinado às ações de marketing institucional da companhia. Para entender sua importância, no entanto, vale lembrar da velha máxima “quem não é visto, não é lembrado”.

A taxa de propaganda garante que a marca tenha a visibilidade necessária na divulgação de promoções, ofertas, novos lançamentos e serviços adicionais ao cliente.

Com isso, o franqueado não precisa se preocupar com orçamento de marketing, contratações, estratégias e acompanhamento de KPIs.

O percentual cobrado gira entre 2% e 5% do faturamento mensal das unidades franqueadas, sendo direcionado ao fundo nacional. No entanto, a empresa pode optar por cobrar um valor fixo a cada exercício.

E o fundo nacional de propaganda?

Alimentado pelos pagamentos de taxas de publicidade efetuados pelos franqueados, o fundo é estratégico para fortalecer a marca e ajudar toda a rede a se posicionar no mercado, atraindo mais clientes e evitando armadilhas da concorrência.

O investimento em marketing e publicidade auxilia cada unidade a aumentar a rentabilidade sem esforço adicional.

Os recursos do fundo de publicidade são aplicados na criação de campanhas, peças comerciais, identidade visual, posicionamento de marca, compra de mídia e assessoria de imprensa, entre outras aplicações.

Todos os franqueados podem saber como o dinheiro do fundo nacional de propaganda é investido. A companhia deve ter uma política de total transparência em relação a tais gastos, uma vez que eles impactam toda a rede.

Na régua do custo-benefício, o fundo nacional de propaganda é um instrumento mais eficiente, barato e proporciona melhores resultados do que se cada unidade cuidasse de sua própria divulgação.

O alinhamento com os valores do negócio é preservado, o que garante a viabilidade das franquias e o crescimento sustentável da rede.

O que você achou do conteúdo? Restou alguma dúvida sobre a importância do fundo nacional de propaganda ou alguma taxa cobrada pelas franquias? Comente abaixo.

TER SUA FRANQUIA
Você também pode gostar

Marketing local: entenda como colocar em prática.

Por Equipe MDO em 27 de fevereiro de 2023

Riscos de investir em negócios que não entende

Por Equipe MDO em 30 de janeiro de 2023

Custos operacionais das franquias: conheça

Por Equipe MDO em 25 de janeiro de 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

Posts populares

  • Franquias: Por Que é o Melhor Caminho para Quem Quer Empreender em 2024
  • Como Encontrar o Negócio Ideal para Você: Dicas para Novos Empreendedores
  • Saúde Visual e Envelhecimento: Como Cuidar dos Seus Olhos
  • A Importância dos Óculos de Proteção no Ambiente de Trabalho
  • Impacto do Uso Prolongado de Telas na Saúde Visual
  • Como Escolher os Óculos Certos para Suas Necessidades
  • Inovações em Lentes Oftálmicas: O Futuro da Saúde Visual
  • A Importância do Planejamento Financeiro para Novos Negócios
  • Networking: Conectando-se para o Sucesso Empresarial
  • Estratégias de Fidelização de Clientes para Negócios
  • Como Implementar uma Cultura de Inovação na Sua Empresa
  • O Futuro das Franquias no Segmento Ótico: Oportunidades de Crescimento Global
  • Como Investir em Franquias com Sucesso
  • Inovações Tecnológicas em Lojas Físicas
  • Personalização no Varejo: Como Atender às Necessidades Individuais dos Clientes
  • O Papel da Inteligência Artificial no Varejo Moderno
  • Sustentabilidade no Varejo: Como Reduzir o Impacto Ambiental
  • Transformação Digital no Comércio Varejista
  • A Importância da Experiência do Cliente no Varejo
  • Tendências de Consumo no Varejo Brasileiro em 2024
  • Omnichannel: A Integração de Experiências de Compra Online e Offline
  • Marketing Digital e Tendências para 2024
  • A Importância do Networking no Mundo dos Negócios e Empreendedorismo
  • Estratégias de Marketing Digital para Empreendedores de Primeira Viagem
  • A Importância da Cultura Organizacional no Sucesso dos Negócios
  • Como Escolher a Franquia Certa para Investir: Fatores a Considerar
  • A Importância do Planejamento Financeiro para Pequenos Negócios
  • Como a Inteligência Artificial Está Transformando o Varejo no Brasil
  • O Crescimento do Varejo Sustentável no Brasil
  • Investimentos em Franquias no Brasil: Vantagens e Desafios
  • Estratégias de Fidelização de Clientes no Varejo Brasileiro
  • Tendências de Consumo no Brasil em 2024: O Que os Varejistas Precisam Saber
  • A Transformação Digital no Varejo Brasileiro: Desafios e Oportunidades
  • Prevenção e Tratamento de Problemas Oculares Comuns
  • Tendências em Moda Eyewear para 2024
  • O Impacto da Era Digital na Saúde Visual
  • Avanços Tecnológicos e Inovações em Lentes Oftálmicas
  • Navegando nas Tendências em Cultura Organizacional e Liderança Empresarial
  • Maximizando o Potencial: Estratégias de Gestão de Dados e Análise para Empresas
  • Inovações Transformadoras em Vendas e Automação de Processos Comerciais
  • Desvendando o Futuro do Trabalho Remoto e Colaborativo
  • Explorando as Tendências em Tecnologia Blockchain e Criptomoedas
  • Estratégias Efetivas de Marketing de Influência nas Redes Sociais
  • Tendências Emergentes no Varejo: Moldando o Futuro das Compras
  • Desenvolvimento de Habilidades Profissionais para o Mercado de Trabalho Digital: O Guia Definitivo
  • O Impacto da Inteligência Artificial no Marketing Digital: Estratégias e Tendências
  • O Papel do E-commerce no Varejo Atual: Tendências e Estratégias para o Sucesso
  • Estratégias de Engajamento do Cliente para Empresas B2B: Construindo Relacionamentos Duradouros
  • O Potencial das Franquias no Mercado Brasileiro: Oportunidades e Estratégias de Crescimento
  • Tendências de Consumo Pós-COVID-19: O Novo Normal no Comportamento do Consumidor
  • Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas: Impulsionando o Sucesso Online
  • O Futuro do Varejo Pós-Pandemia: Adaptações e Estratégias para o Sucesso
  • A Psicologia por Trás das Decisões de Compra: Entendendo o Comportamento do Consumidor
  • Mindfulness e Produtividade: Como a Prática da Atenção Plena Impacta o Desempenho Profissional
  • A Revolução da Educação Online: Novas Formas de Aprender e Ensinar
  • O Poder da Empatia no Ambiente Corporativo: Construindo Relações e Impulsionando o Sucesso
  • Tendências Tecnológicas que Impactarão Todos os Setores em 2024
  • Estratégias de Marketing para Franquias: Construindo uma Presença Marcante no Mercado
  • Transformação Digital no Varejo: Estratégias para Franquias se Adaptarem ao Futuro
  • Personalização no Varejo: Como Oferecer Experiências Únicas aos Clientes
  • Desafios Atuais no Setor de Franquias: Como Superar Obstáculos e Manter o Crescimento
  • Franquias e E-commerce: A Importância da Presença Online para o Sucesso no Varejo
  • O Impacto das Redes Sociais nas Vendas: Estratégias Eficazes para Alavancar Resultados
  • Sustentabilidade no Varejo: Como as Franquias Podem Adotar Práticas Eco-friendly
  • O Papel do Atendimento ao Cliente no Crescimento de Franquias: Dicas para Encantar Consumidores
  • Estratégias de Marketing Digital para Franquias: Como Alcançar Sucesso nas Redes Sociais
  • Tendências Tecnológicas no Varejo: Como a Inovação Está Transformando a Experiência do Consumidor
  • O Poder do Storytelling Empresarial: Como Contar Histórias que Conectam e Convertem Clientes
  • A Era dos Dados: Como Empresas Podem Utilizar Análise de Dados para Tomada de Decisões Estratégicas
  • A Ascensão do Podcasting Empresarial: Estratégias para Empreendedores Alcançarem Novos Públicos através do Áudio
  • Negócios Verdes: Como Adotar Práticas Sustentáveis em sua Empresa e Cativar Clientes Conscientes
  • A Psicologia das Cores no Marketing: Estratégias para Escolher Esquemas que Impactam o Comportamento do Consumidor
  • O Papel Estratégico do Design de Interiores no Varejo: Como Criar Ambientes que Impulsionam as Vendas
  • Estratégias de Gestão do Tempo: Como Empreendedores Podem Maximizar a Produtividade e Minimizar o Estresse
  • O Impacto das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor: Estratégias de Marketing para Engajar Audiências Digitais
  • Metas S.M.A.R.T. para Empreendedores: Como Definir Objetivos Realistas e Alcançáveis para Seu Negócio
  • Estratégias de Marketing para Franquias: Cativando e Mantendo Clientes
  • Estudos de Caso de Franqueados de Sucesso: Inspire-se com Histórias Reais de Empreendedorismo
  • Entendendo os Custos Envolvidos em uma Franquia: Guia Completo para uma Gestão Financeira Eficiente
  • Tendências Atuais no Mundo das Franquias: Adapte-se para o Sucesso Empresarial
  • Desafios Comuns para Novos Franqueados e Estratégias para Superá-los: Navegando pelas Complexidades do Empreendedorismo Franchising
  • Os Benefícios de Investir em Franquias: Descubra as Vantagens de Ser um Franqueado de Sucesso
  • Como Escolher a Franquia Certa para Você: Guia Completo de Seleção de Franquias
  • O Mundo das Franquias: Uma Introdução
  • Dicas de Livros para Iniciantes em Empreendedorismo
  • Sócio investidor como funciona
    Sócio investidor: o que é?
  • Somos um país de empreendedores: o brasileiro é empreendedor por natureza e aí você já pensou em empreender? E montar uma ótica?
    Já pensou em montar uma ótica? Veja os benefícios!
  • Diferença de uma ótica para outra
    Qual a diferença de uma ótica para outra?
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Sobre o blog

Venha conhecer sobre o mercado de franquias, investimentos, óticas e sobre a melhor franquia de ótica do Brasil: O Mercadão dos Óculos, segundo a Revista PEGN.

Categorias

  • Mercadão dos Óculos
  • Mercado de Franquias
  • Mercado de Óticas
  • Negócios e Investimentos
  • Sem categoria
  • Vendas e Marketing

Entre em contato

  • Encontre a unidade mais próxima

  • (17) 3202-9100

  • [email protected]

  • SAC – [email protected]

Site criado por Rock Content.