Por que analisar a sazonalidade do negócio antes de investir? Entenda!
Determinados tipos de empresas dependem da sazonalidade de negócios, isto é, quando um produto ou serviço está sujeito às flutuações de demanda do consumidor.
Um exemplo é o setor têxtil, que depende da estação do ano e da moda vigente para vender determinado tipo de roupa.
Assim, torna-se importante analisar a sazonalidade do negócio antes de investir, pois a alta rotatividade dos produtos e o tamanho reservado para a estocagem de mercadoria pode influenciar no custo do estoque.
Pensando em questões como essa, trouxemos neste texto alguns cuidados a serem tomados antes de investir. Continue com a gente e descubra quais são!
Como avaliar a sazonalidade de um negócio?
Como o sucesso de empreendimentos sazonais depende do interesse do público, procure setores que permitam a reinvenção do negócio, mas que ainda assim permita contar com produtos clássicos.
Um conjunto de itens que possam ser apreciados o ano inteiro significa uma segurança para os momentos de incerteza.
Quais os impactos?
Negócios sazonais podem exigir menos investimentos e maiores rentabilidades, mas também representa um risco significativo. Afinal, nada garante que os produtos terão saída.
O estoque também é de alta rotatividade, necessitando e mais atenção e de mais tempo organizando e catalogando todos os itens.
Como reduzir os efeitos?
Dê outra função para produtos encalhados, use a criatividade para atrair o público e criar tendências.
O setor de sorvetes vende menos nas épocas frias, mas aposta em doces e até mesmo em sorvetes quentes.
Outra forma de reduzir os efeitos da sazonalidade de negócios é com promoções e ações de marketing para diminuir o estoque.
Como gerenciar as demandas?
Uma ótima forma de gerenciar demandas é por meio de pesquisas e análises mercadológicas.
Procure saber quais as tendências para as próximas épocas e se programe, comece com um estoque adequado e à medida do necessário, encomende mais.
Evite comprar em excesso, pois quanto mais cheio o estoque, maior o esforço para esvaziá-lo.
Como me preparar para o futuro?
Observe os fluxos e refluxos do mercado, existem tendências que retornam com certa frequência e que podem ser exploradas.
Outra forma de se preparar é atentando ao comportamento da sociedade — detectar uma carência no setor ou segmento pode ser decisivo para investimentos futuros.
Empresas que dependem da sazonalidade do mercado necessitam de muita atenção e pesquisas constantes para se adequar às demandas do público.
Uma equipe bem treinada, um sistema atualizado e organizado e uma ótima equipe de marketing auxiliam para que esse tipo de negócio prospere.
Existem os outros tipos de segmentos, que não dependem desta sazonalidade e vendem o ano todo independente das mudanças do mercado.
As franquias de óticas são um ótimo exemplo. Comercializando produtos durante o ano inteiro que independem das flutuações de cada época, pois consistem em uma necessidade básica para muitas pessoas.
Tem mais dúvidas sobre a sazonalidade do negócio? Entre em contato conosco para saná-las e também conhecer o nosso modelo de negócios!