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Suporte ao franqueado: qual o seu papel e como pode ajudar?

Por blogteam em 11 de janeiro de 2021
Um dos pontos que oferecem mais segurança no mercado de franchising é o suporte ao franqueado
6 minutos para ler

Um dos pontos que oferecem mais segurança no mercado de franchising é o suporte ao franqueado.

Sem assistência adequada, além disso, a padronização dos produtos e dos serviços em diversas unidades da rede, localizadas em diferentes pontos, não seria possível.

Ao ingressar em um negócio de franquias, o empresário iniciante muitas vezes não apresenta sequer experiência em gestão.

Um suporte de qualidade inclui, por exemplo, programas de treinamento e ações de propaganda e marketing.

Em muitos casos, envolve assistência jurídica e financeira, o que é de grande auxílio para os franqueados que dão seus primeiros passos no mundo do franchising.

Neste artigo, vamos explicar qual é a função do suporte ao franqueado e como esse suporte pode ajudar para o bom andamento do negócio. Confira a seguir!

O suporte pré-operacional ajuda a identificar o melhor ponto

A escolha do local onde funcionará a unidade da rede é um ponto essencial para o sucesso de uma unidade. O suporte ao franqueado envolve a análise comercial para que seja selecionado o melhor ponto.

A localização ideal da loja franqueada deve considerar o perfil do público-alvo da marca, como idade, sexo, poder aquisitivo etc.

A franqueadora deve analisar, por exemplo, quais são os melhores bairros e os mais destacados pontos dentro de um shopping.

Em alguns casos, a franqueadora facilita as negociações com a administração de centros comerciais para obtenção de pontos estratégicos.

Além disso, é importante avaliar a arquitetura da construção em relação à exposição da identidade visual.

O suporte ao franqueado passa pela seleção de pessoal

Embora a franqueadora tenha direito à autonomia para selecionar seus funcionários, algumas orientações fundamentais fazem parte do suporte ao franqueado na área de recursos humanos.

Com a experiência acumulada de anos, os gestores da rede devem comunicar aos franqueados quais as competências são mais necessárias aos operadores da unidade.

Podem ser tanto competências técnicas quanto habilidades comportamentais, por exemplo.

Tais habilidades serão essenciais para que as unidades consigam manter um padrão de serviço e atendimento junto aos consumidores.

O padrão deve ser o mesmo em todas as unidades de uma rede de franquias e, além disso, deve se refletir na atuação de todos os funcionários e colaboradores.

O treinamento faz parte do suporte oferecido pela franqueadora

Um processo essencial para manter a padronização nos produtos e serviços oferecidos aos clientes é o treinamento de pessoal.

Cursos de capacitação, reciclagem, palestras e atualização no manuseio de máquinas, por exemplo, fazem parte do suporte ao franqueado.

O treinamento não envolve apenas as linhas de frente, mas também áreas como administração, finanças e recursos humanos, por exemplo.

Esse tipo de suporte na hora de capacitar e treinar evita problemas de falta de alinhamento à proposta e à filosofia da marca.

A ausência dessa padronização no atendimento e nos produtos, no entanto, afasta clientes da marca das unidades que não seguem a proposta do negócio.

Essa defasagem pode, até mesmo, danificar a imagem da marca junto ao seu público fiel.

O suporte financeiro é de grande ajuda no início da parceria

Um bom suporte ao franqueado também pode ajudar muito as unidades da rede do ponto de vista financeiro.

Algumas franqueadoras têm parcerias com bancos e instituições financeiras em geral, possibilitando, dessa forma, a tomada de empréstimos sob condições vantajosas.

Tais empréstimos podem auxiliar os momentos iniciais, como na construção de novas unidades.

Outras redes, além disso, chegam a financiar os franqueados com recursos próprios no começo da parceria.

Há ainda franqueadoras que ajudam praticando taxas de manutenção abaixo do mercado, o que evita custos pesados, particularmente onerosos para os iniciantes.

O apoio jurídico auxilia a gestão de recursos humanos

Os franqueados sem experiência no mercado de franchising costumam ter várias dúvidas jurídicas e administrativas, o que é normal.

Quando a franqueadora oferece suporte ao franqueado em nível de assistência jurídica, os benefícios aos gestores das unidades são grandes.

As franqueadas têm à disposição uma equipe de especialistas que podem mediar procedimentos legais, desafiadoras para quem não está acostumado.

Um suporte desse tipo pode ser dado em diversos momentos. Exemplos desses momentos são a hora de tirar o CNPJ, registrar a empresa na Junta Comercial e fazer a devida inscrição na Receita Federal.

A assessoria jurídica é especialmente útil em relação aos recursos humanos. Isso envolve a elaboração de contratos, rescisões e pagamentos de tributos.

O suporte suporte ao franqueado de publicidade e marketing garante a divulgação das unidades

Sem a devida divulgação dos produtos e serviços da marca, o sucesso do negócio se torna mais improvável.

Em geral, as franqueadoras criam um fundo de propaganda para financiar ações com essa finalidade. Todas as unidades contribuem com esse fundo, que torna possível o suporte no âmbito do marketing.

Dessa forma, as unidades conseguem colocar em prática as melhores estratégias para atrair novos clientes e fidelizar os atuais.

O suporte ao franqueado pode incluir campanhas por meio de cartazes, redes sociais, sites, propagandas na TV e anúncios publicados na mídia impressa.

Também podem ser realizadas pesquisas de marketing para identificar as preferências dos consumidores.

Essas campanhas e pesquisas são feitas por profissionais ou por empresas e agências especializadas contratadas diretamente pela rede.

O suporte ao franqueado de qualidade transmite segurança aos investidores

Antes de fechar negócio, quem está pensando em investir em uma franquia deve se assegurar primeiro que a rede oferece um bom suporte aos seus franqueados.

Afinal, sem um suporte ao franqueado adequado, o empresário inicial pode sentir muita dificuldade nas operações administrativas e financeiras.

Pode ainda não conseguir garantir a qualidade dos produtos e dos serviços oferecidos em sua unidade.

Portanto, se você está pensando em ser um franqueado, busque uma franqueadora como o Mercadão do Óculos, que oferece suporte diferenciado a todas as suas unidades.

Nossa rede garante treinamento e suporte, consultoria de campo no segmento óptico e taxas mais baixas aos franqueados em comparação ao praticado no mercado.

Um suporte ao franqueado de qualidade transmite segurança aos investidores e garante a padronização e a qualidade de produtos e serviços.

Por isso, a assistência a cada uma das unidades é parte fundamental de uma parceria empresarial de alto nível entre franqueador e franqueado.

É justamente o suporte que vai garantir o desempenho satisfatório de todas as unidades de uma rede, mantendo a reputação da marca.

Este artigo sobre suporte ao franqueado foi útil para você avaliar as possibilidades de ingressar no mundo do franchising? Ainda tem dúvidas sobre o assunto?

Então, entre em contato com a gente agora mesmo que responderemos às suas perguntas!

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