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Mercado de Franquias

Afinal, o que é rentabilidade e por que é um dado importante?

Por Equipe MDO em 11 de agosto de 2021
rentabilidade
5 minutos para ler

Ao pensar em investir em uma rede de franquias, um dos questionamentos comuns dos empresários é: “será que o investimento vai valer a pena?”.

Para responder a essa pergunta, no entanto, é necessário analisar bem as taxas de rentabilidade do negócio em questão.

Mas, você sabe o que é rentabilidade, e qual a importância desse dado para o investidor? Pensando nessa dúvida comum, nós preparamos este artigo.

Nele, vamos explicar, de uma vez por todas, o que significa a rentabilidade de uma franquia. Acompanhe a leitura!

Mas afinal, o que é rentabilidade?

Podemos definir a rentabilidade como o retorno sobre o investimento feito em um negócio. 

Após aplicar dinheiro em uma franquia, é natural que os empresários se preocupem com os lucros. Por isso, a rentabilidade é um dado tão importante. Ela vai mostrar se o investimento valeu ou não a pena.

Agora vamos pensar em um exemplo prático: se você desembolsou R$ 100 mil e recebeu R$ 150 mil, isso quer dizer que o seu negócio teve rentabilidade de 50%.

Ela é diferente da lucratividade, que mede apenas o capital excedente, sem levar em consideração os gastos iniciais.

Por que é importante acompanhar esse dado?

Ninguém quer investir em um negócio e perder dinheiro, não é mesmo? É por isso que a rentabilidade é um fator tão importante.

Afinal, todo capital aplicado requer retorno — caso contrário seria um gasto, e não um investimento.

Por isso, praticar uma atividade rentável é crucial para o sucesso de um negócio.

Caso contrário, no entanto, o empresário ou investidor fica preso em um ciclo de troca de recursos e não consegue retirar lucro nem expandir no mercado.

As franquias são um ótimo exemplo de negócio rentável e, inclusive, costumam trazer retornos maiores do que os outros modelos de empreendimento.

Enquanto as empresas tradicionais têm uma média anual de 18%, as franquias chegam a render 23%, segundo a Associação Brasileira de Franquias (ABF).

Medindo a rentabilidade também é possível analisar, por exemplo, os números do negócio.

Cortar custos e diminuir despesas influencia diretamente na rentabilidade, e por meio dessa análise é possível concluir se as medidas foram ou não bem-sucedidas.

Se foram, podem ser reafirmadas como práticas da empresa; se não, serão reavaliadas e substituídas por alternativas.

Todos esses fatores tornam a rentabilidade um dado importante para qualquer negócio. Por isso, não deixe de acompanhá-lo.

Como calcular a rentabilidade em franquias?

Para calcular a rentabilidade de uma franquia, é importante considerar todo o investimento feito no negócio, como a taxa de franquia e os gastos com adaptação do imóvel, por exemplo. 

Abaixo, veja como funciona o cálculo da rentabilidade em apenas 4 passos:

  1. Antes de tudo, some toda a receita alcançada;
  2. Então, subtraia deste valor os gastos do empreendimento;
  3. Depois, divida o resultado pelos gastos;
  4. Por fim, multiplique o valor alcançado por 100.

É importante lembrar que a rentabilidade de uma franquia costuma ser maior do que nos negócios convencionais.

Afinal, trata-se de um modelo de negócios de baixo risco, justamente por conta de todo o suporte e know-how transferido pela franqueadora.

Abaixo, separamos para você alguns termos muito utilizados quando falamos em rentabilidade. Acompanhe!

ROI: Retorno sobre Investimento

Traduzido, quer dizer retorno sobre investimento. Esse é o indicador que mede o retorno financeiro de um investimento.

O cálculo aqui é simples: basta dividir o lucro líquido pela quantia investida em determinado período. O mais comum é que o ROI seja calculado anualmente.

ROE: Retorno sobre o Patrimônio Líquido

Esse é o retorno sobre o patrimônio líquido, referente aos valores que os sócios têm na empresa. O cálculo é feito dividindo o lucro líquido pelo patrimônio líquido médio.

O ROE ajuda os acionistas na avaliação de um negócio, pois ele indica o retorno sobre o capital próprio que foi investido.

ROA: Retorno Adicional sobre o Investimento

O ROA é o indicador de retorno dos ativos. Ele mostra a capacidade que um negócio tem de gerar lucro a partir de seus ativos, que são bens e direitos que aumentam o poder aquisitivo de determinada empresa.

Para calcular, no entanto, divide-se o lucro operacional pelo valor do ativo total médio.

Franquia Mercadão dos Óculos – Alta rentabilidade e rápido retorno

Agora que você já sabe o que é rentabilidade, que tal conhecer uma rede de franquias com alta performance nesse setor?

Você sabia que os franqueados do Mercadão dos Óculos têm uma rentabilidade média de 18 a 25%?

Outro grande diferencial das nossas franquias é que temos marca própria, o que garante custos baixos na aquisição dos produtos. Além disso, as franquias não precisam ter laboratório próprio.

Todos esses fatores ajudam o Mercadão dos Óculos a ser uma rede de alta rentabilidade e com um rápido retorno do investimento.

Se você quer saber mais, entre em contato com a nossa equipe para tirar dúvidas e conhecer melhor o nosso modelo de negócio!

TER SUA FRANQUIA
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