Ir para o conteúdo
  • Mercado de Franquias
  • Negócios e Investimentos
  • Mercado de Óticas
  • Mercadão dos Óculos
  • Fale Conosco
  • Site
  • Seja franqueado!
Blog | Mercadão dos óculos
Mercado de Franquias

Índice de lucratividade: aprenda o que é e como calcular

Por Equipe MDO em 15 de setembro de 2021
Indice de lucratividade
4 minutos para ler

O lucro é a principal meta de todo empresário, mas, o grande problema é que nem todos sabem como calculá-lo. 

Entender o lucro apenas como o que sobra no caixa ao fim do dia, sem saber ao certo para o que vai destinar aquele dinheiro e quais melhorias podem ser feitas em seu negócio com ele, podem acarretar em resultados negativos na empresa.

Por isso, se você deseja garantir uma vida saudável para a sua empresa, é preciso mensurar a lucratividade do seu negócio e definir metas estratégicas para o dinheiro. 

No mercado financeiro, já existem diversos indicadores que ajudam os empreendedores a fazer a análise da situação financeira da empresa. 

Um dos principais indicadores financeiros é o índice de lucratividade. Esse índice parece complexo, no entanto, ele é fácil de calcular e imprescindível para a gestão da sua empresa. 

Continue acompanhando nosso texto e aprenda como calcular o índice de lucratividade do seu negócio!

Abaixo, você vai encontrar as seguintes informações: 

  • O que é o índice de lucratividade;
  • Como calcular o índice de lucratividade do seu negócio;
  • Qual a importância do índice de lucratividade para as empresas.

O que é o índice de lucratividade? 

O índice de lucratividade, também conhecido como IL, é um indicador da administração financeira de um empreendimento. 

O IL é responsável por mostrar se a empresa tem capacidade de gerar lucro ou não.

Podemos dizer que o índice de lucratividade pode ser aplicado na empresa de modo geral, quanto em áreas e projetos específicos.  

Além disso, o índice de lucratividade será responsável por apontar, percentualmente, a eficiência operacional da empresa ou do setor, que está passando por análise.

Para deixar a explicação mais fácil, vamos lhe dar um exemplo a seguir: 

Imagine que a sua empresa possui um índice de lucratividade de 14%, isso significa que, a cada R$100,00 vendidos, você terá um lucro de R$14,00. 

Então, podemos concluir que, depois de ter produzido o produto ou serviço e vendê-lo, você terá um lucro de R$14,00 para o seu empreendimento.

É importante ressaltar que, você pode calcular o índice mensalmente, trimestralmente ou anualmente. 

Afinal, como é calculado o índice de uma empresa?

Agora que você já sabe o que é o índice de lucratividade, vamos lhe explicar como o cálculo é feito. 

De forma simplificada, o cálculo é feito da seguinte forma: divide-se a receita total pelo lucro líquido. 

A fórmula utilizada para calcular o índice é assim: Receita total / Lucro Líquido. 

A receita total é todo o valor que foi recebido como pagamento na empresa. Já o lucro líquido é o valor obtido através da receita total depois que todos os custos e impostos foram pagos.

O valor da divisão entre o lucro líquido e a receita total será um número decimal e, para chegar no valor exato do percentual do índice de lucratividade, é necessário multiplicar o resultado por 100. 

Abaixo, veja um exemplo na prática de como o cálculo deve ser feito: 

Considerando a fórmula: [(285.000/500.000) * 100], a empresa possui uma rentabilidade de 57%. Ou seja, a capacidade de gerar lucro da empresa é de 57% a partir dos produtos comercializados.

Essa conta significa que, no período que o cálculo foi feito, a cada R$100,00 de uma venda, a empresa lucra R$57,00.

Qual a importância de fazer esse cálculo? 

O índice de lucratividade é importante pois ele é muito útil para todo tipo de negócio, que deseja mensurar seus lucros e gastos.

É a partir desta mensuração que é possível saber se a empresa está indo bem ou se ela está precisando passar por mudanças.

Desse modo, podemos afirmar que o índice de lucratividade ajuda os empresários nas tomadas de decisões em relação ao negócio.

Se esse índice tiver um resultado negativo, vai demonstrar que os novos projetos da empresa e os novos investimentos, não podem ser feitos.

Para mudar os resultados negativos, é preciso realizar a redução de custos e estruturar as finanças de uma forma mais sólida e realista.

Sendo assim, fica fácil entender que o índice de lucratividade é essencial para uma gestão financeira bem feita e que se adapta ao cenário da empresa. 

Agora que você já sabe qual a importância do índice e como calculá-lo, aproveite para navegar pelo nosso blog e descobrir mais sobre o ramo do franchising e do empreendedorismo. 

Leia também: Afinal, o que é rentabilidade e por que é um dado importante?

TER SUA FRANQUIA
Você também pode gostar

Dicas de Livros para Iniciantes em Empreendedorismo

Por Equipe MDO em 3 de outubro de 2023

Medo de empreender: pare de atrasar seu futuro!

Por Equipe MDO em 29 de setembro de 2023

Estratégias para construir relacionamentos sólidos e atrair clientes como franqueado!

Por Equipe MDO em 27 de setembro de 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

Posts populares

  • Franquias: Por Que é o Melhor Caminho para Quem Quer Empreender em 2024
  • Como Encontrar o Negócio Ideal para Você: Dicas para Novos Empreendedores
  • Saúde Visual e Envelhecimento: Como Cuidar dos Seus Olhos
  • A Importância dos Óculos de Proteção no Ambiente de Trabalho
  • Impacto do Uso Prolongado de Telas na Saúde Visual
  • Como Escolher os Óculos Certos para Suas Necessidades
  • Inovações em Lentes Oftálmicas: O Futuro da Saúde Visual
  • A Importância do Planejamento Financeiro para Novos Negócios
  • Networking: Conectando-se para o Sucesso Empresarial
  • Estratégias de Fidelização de Clientes para Negócios
  • Como Implementar uma Cultura de Inovação na Sua Empresa
  • O Futuro das Franquias no Segmento Ótico: Oportunidades de Crescimento Global
  • Como Investir em Franquias com Sucesso
  • Inovações Tecnológicas em Lojas Físicas
  • Personalização no Varejo: Como Atender às Necessidades Individuais dos Clientes
  • O Papel da Inteligência Artificial no Varejo Moderno
  • Sustentabilidade no Varejo: Como Reduzir o Impacto Ambiental
  • Transformação Digital no Comércio Varejista
  • A Importância da Experiência do Cliente no Varejo
  • Tendências de Consumo no Varejo Brasileiro em 2024
  • Omnichannel: A Integração de Experiências de Compra Online e Offline
  • Marketing Digital e Tendências para 2024
  • A Importância do Networking no Mundo dos Negócios e Empreendedorismo
  • Estratégias de Marketing Digital para Empreendedores de Primeira Viagem
  • A Importância da Cultura Organizacional no Sucesso dos Negócios
  • Como Escolher a Franquia Certa para Investir: Fatores a Considerar
  • A Importância do Planejamento Financeiro para Pequenos Negócios
  • Como a Inteligência Artificial Está Transformando o Varejo no Brasil
  • O Crescimento do Varejo Sustentável no Brasil
  • Investimentos em Franquias no Brasil: Vantagens e Desafios
  • Estratégias de Fidelização de Clientes no Varejo Brasileiro
  • Tendências de Consumo no Brasil em 2024: O Que os Varejistas Precisam Saber
  • A Transformação Digital no Varejo Brasileiro: Desafios e Oportunidades
  • Prevenção e Tratamento de Problemas Oculares Comuns
  • Tendências em Moda Eyewear para 2024
  • O Impacto da Era Digital na Saúde Visual
  • Avanços Tecnológicos e Inovações em Lentes Oftálmicas
  • Navegando nas Tendências em Cultura Organizacional e Liderança Empresarial
  • Maximizando o Potencial: Estratégias de Gestão de Dados e Análise para Empresas
  • Inovações Transformadoras em Vendas e Automação de Processos Comerciais
  • Desvendando o Futuro do Trabalho Remoto e Colaborativo
  • Explorando as Tendências em Tecnologia Blockchain e Criptomoedas
  • Estratégias Efetivas de Marketing de Influência nas Redes Sociais
  • Tendências Emergentes no Varejo: Moldando o Futuro das Compras
  • Desenvolvimento de Habilidades Profissionais para o Mercado de Trabalho Digital: O Guia Definitivo
  • O Impacto da Inteligência Artificial no Marketing Digital: Estratégias e Tendências
  • O Papel do E-commerce no Varejo Atual: Tendências e Estratégias para o Sucesso
  • Estratégias de Engajamento do Cliente para Empresas B2B: Construindo Relacionamentos Duradouros
  • O Potencial das Franquias no Mercado Brasileiro: Oportunidades e Estratégias de Crescimento
  • Tendências de Consumo Pós-COVID-19: O Novo Normal no Comportamento do Consumidor
  • Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas: Impulsionando o Sucesso Online
  • O Futuro do Varejo Pós-Pandemia: Adaptações e Estratégias para o Sucesso
  • A Psicologia por Trás das Decisões de Compra: Entendendo o Comportamento do Consumidor
  • Mindfulness e Produtividade: Como a Prática da Atenção Plena Impacta o Desempenho Profissional
  • A Revolução da Educação Online: Novas Formas de Aprender e Ensinar
  • O Poder da Empatia no Ambiente Corporativo: Construindo Relações e Impulsionando o Sucesso
  • Tendências Tecnológicas que Impactarão Todos os Setores em 2024
  • Estratégias de Marketing para Franquias: Construindo uma Presença Marcante no Mercado
  • Transformação Digital no Varejo: Estratégias para Franquias se Adaptarem ao Futuro
  • Personalização no Varejo: Como Oferecer Experiências Únicas aos Clientes
  • Desafios Atuais no Setor de Franquias: Como Superar Obstáculos e Manter o Crescimento
  • Franquias e E-commerce: A Importância da Presença Online para o Sucesso no Varejo
  • O Impacto das Redes Sociais nas Vendas: Estratégias Eficazes para Alavancar Resultados
  • Sustentabilidade no Varejo: Como as Franquias Podem Adotar Práticas Eco-friendly
  • O Papel do Atendimento ao Cliente no Crescimento de Franquias: Dicas para Encantar Consumidores
  • Estratégias de Marketing Digital para Franquias: Como Alcançar Sucesso nas Redes Sociais
  • Tendências Tecnológicas no Varejo: Como a Inovação Está Transformando a Experiência do Consumidor
  • O Poder do Storytelling Empresarial: Como Contar Histórias que Conectam e Convertem Clientes
  • A Era dos Dados: Como Empresas Podem Utilizar Análise de Dados para Tomada de Decisões Estratégicas
  • A Ascensão do Podcasting Empresarial: Estratégias para Empreendedores Alcançarem Novos Públicos através do Áudio
  • Negócios Verdes: Como Adotar Práticas Sustentáveis em sua Empresa e Cativar Clientes Conscientes
  • A Psicologia das Cores no Marketing: Estratégias para Escolher Esquemas que Impactam o Comportamento do Consumidor
  • O Papel Estratégico do Design de Interiores no Varejo: Como Criar Ambientes que Impulsionam as Vendas
  • Estratégias de Gestão do Tempo: Como Empreendedores Podem Maximizar a Produtividade e Minimizar o Estresse
  • O Impacto das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor: Estratégias de Marketing para Engajar Audiências Digitais
  • Metas S.M.A.R.T. para Empreendedores: Como Definir Objetivos Realistas e Alcançáveis para Seu Negócio
  • Estratégias de Marketing para Franquias: Cativando e Mantendo Clientes
  • Estudos de Caso de Franqueados de Sucesso: Inspire-se com Histórias Reais de Empreendedorismo
  • Entendendo os Custos Envolvidos em uma Franquia: Guia Completo para uma Gestão Financeira Eficiente
  • Tendências Atuais no Mundo das Franquias: Adapte-se para o Sucesso Empresarial
  • Desafios Comuns para Novos Franqueados e Estratégias para Superá-los: Navegando pelas Complexidades do Empreendedorismo Franchising
  • Os Benefícios de Investir em Franquias: Descubra as Vantagens de Ser um Franqueado de Sucesso
  • Como Escolher a Franquia Certa para Você: Guia Completo de Seleção de Franquias
  • O Mundo das Franquias: Uma Introdução
  • Dicas de Livros para Iniciantes em Empreendedorismo
  • Sócio investidor como funciona
    Sócio investidor: o que é?
  • Somos um país de empreendedores: o brasileiro é empreendedor por natureza e aí você já pensou em empreender? E montar uma ótica?
    Já pensou em montar uma ótica? Veja os benefícios!
  • Diferença de uma ótica para outra
    Qual a diferença de uma ótica para outra?
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Sobre o blog

Venha conhecer sobre o mercado de franquias, investimentos, óticas e sobre a melhor franquia de ótica do Brasil: O Mercadão dos Óculos, segundo a Revista PEGN.

Categorias

  • Mercadão dos Óculos
  • Mercado de Franquias
  • Mercado de Óticas
  • Negócios e Investimentos
  • Sem categoria
  • Vendas e Marketing

Entre em contato

  • Encontre a unidade mais próxima

  • (17) 3202-9100

  • [email protected]

  • SAC – [email protected]

Site criado por Rock Content.