Gestão de franquias: 5 dicas para ajudar os multifranqueadores
Fazer a gestão de uma empresa não é uma tarefa fácil. Afinal, cuidar de todos os setores e garantir que eles funcionem perfeitamente, demanda aprimoramento constante e muito empenho dos gestores.
No caso das franquias, esse desafio fica ainda mais complicado, já que além de ter uma marca para gerir, o gestor das multi-franquias também precisa administrar todas as unidades de sua rede.
Neste texto, separamos algumas dicas que vão ajudar os multifranqueados a fazer uma gestão de franquias de qualidade e que garanta a expansão da rede. Confira!
Como sabemos se uma gestão de franquias está sendo eficiente ou não?
O franqueado só consegue se expandir a partir do momento em que unidades da marca estão em diferentes locais.
Dessa forma, podemos entender que além de traçar metas e estratégias para a sua unidade , o multifranqueador+ precisa ajudar na gestão de todas as unidades, prestando suporte a todos as lojas inauguradas. .
Assim podemos entender que fazer uma gestão de franquias eficiente vai além dos planejamentos e objetivos alcançados.
Para fazer uma boa gestão de franquias, no entanto, é necessário definir um mindset voltado para o sucesso de todas as unidades. .
Isso porque, o bom desempenho de uma das unidades é, consequentemente, um bom desempenho para todas as demais. .
Aprenda como fazer uma boa gestão de franquias na sua rede
Como você pode perceber, uma boa gestão de franquias é feita por meio de uma atuação em diversos setores, onde o foco de todos é o mesmo: o sucesso.
Por isso, pensando em te ajudar a fazer uma gestão de suas franquias com excelência, vamos falar sobre as áreas que você deve ter mais atenção no momento de estruturar.
Veja abaixo nossas dicas:
1 – Tenha um planejamento estratégico bem estruturado
O planejamento estratégico serve para definir um processo que possibilite à rede alcançar os seus objetivos e bater suas metas no futuro, tudo isso, de forma mais rápida e eficaz.
Em outras palavras, o planejamento estratégico também pode ser definido como conhecimentos necessário que ajudam o a:
- Interferir no futuro de sua rede, determinando o caminho que deve seguir;
- Prever e estabelecer decisões sobre quais recursos serão necessário para atingir as metas da rede;
- Coordenar as forças e as fraquezas de cada unidade e determinar a melhor forma de enfrentar situações inesperadas.
2 – Tenha um diagnóstico sobre como está sua rede de franquias
Antes de definir quais são as metas que a rede deve atingir, o multifranqueado precisa ter um diagnóstico sobre as franquias.
É preciso saber em qual patamar a empresa está atualmente, para só depois disso, definir qual rumo ela deve tomar.
O diagnóstico pode ser dividido em cinco etapas, sendo elas:
- Análise externa;
- Identificação da visão da franquia;
- Indicação dos valores da rede;
- Avaliação interna;
- Estudo dos concorrentes.
3 – Para fazer uma gestão de franquias corretamente é necessário padronizar os processos
Como você sabe, o franchising é conhecido por conta de sua padronização de processos aplicados para todos os seus franqueados. .
Essa característica, inclusive, é o que mais atrai empreendedores para esse ramo do mercado.
Portanto, para fazer uma boa gestão da sua rede e atingir os novos patamares , é necessário que você aplique algumas ações em prática. Como por exemplo:
- Garantir o treinamento de sua equipe sempre atualizado;
- Consultoria de campo;
- Manuais.
4 – O marketing é essencial para garantir uma boa gestão de franquias
Ter um bom marketing é essencial para qualquer empresa, por isso, no franchising, não poderia ser diferente.
Por isso, se você deseja fazer uma boa gestão de franquias, invista em marketing digital.
Com o marketing digital você pode divulgar as suas unidades para diversos tipos de público de forma prática e além disso, sem pagar caro pelos serviços.
As principais ferramentas disponíveis para estratégias de marketing são:
- Google ADS;
- E-mail marketing;
- Postagens no Instagram e Facebook;
- Facebook ADS;
- Publicações no Linkedin.
5 – Controle o desempenho da sua rede de franquias
É normal que o ramo do franchising mude com o passar do tempo. Nessas ocasiões, no entanto, é preciso que a rede adapte-se à nova realidade do mercado.
Afinal, somente uma rede que possui a capacidade de adaptar-se é capaz de se expandir e de alcançar os resultados desejados.
Para controlar o desempenho da sua rede de franquias, portanto, utilize indicadores de desempenho.
Esses indicadores são bastante utilizados pelos gestores para mensurar o retrospecto de um negócio.
No franchising, por outro lado, os indicadores servem para deixar os franqueadores, franqueados e colaboradores da rede por dentro da situação das unidades em funcionamento.
Você pode controlar o desempenho através desses indicadores:
- ROI;
- CAC;
- Volume de vendas;
- Ticket Médio;
- Taxa de conversão.
Dica bônus: faça o controle de qualidade da sua rede
Para encerrar nossa lista de atitudes que você deve ter se quiser fazer uma boa gestão de suas unidades de franquias, vamos falar sobre o controle de qualidade.
Um rigoroso controle de qualidade é capaz de agregar valor aos produtos e serviços oferecidos na sua rede.
Existem diversas formas de se fazer o controle de qualidade em uma rede, mas conhecer cada unidade de perto é a melhor escolha.
Caso não seja possível visitar cada uma das unidades, no entanto, nós recomendamos que você invista em plataformas online de gestão.
Como você pode perceber, fazer a gestão de franquias não é uma tarefa nada fácil, mas este é o caminho que você deve trilhar se quiser ser um multi-franqueado de sucesso.
Vale lembrar, contudo, que você não deve limitar as dicas que demos nesse texto e que existem infinitas possibilidades de melhorar o seu empreendimento.
Escolha atitudes que façam sentido para sua empresa, coloque-as em prática e veja a mágica da expansão acontecer.