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Análise de dados: conheça técnicas para aplicar na sua franquia

Por Equipe MDO em 20 de outubro de 2021
Análise de dados: conheça técnicas para aplicar na sua franquia
7 minutos para ler

A análise de dados acontece quando você transforma números em informações concretas. Essas informações devem ter um significado e precisam te ajudar a resolver problemas. 

Podemos afirmar que a análise de dados também ajudam o gestor a ter acesso a detalhes importantes sobre a franquia e identificar oportunidades de negócio, facilitando as tomadas de decisões.

Embora pareça que essa é uma tarefa tranquila, não é tão simples. 

Por isso, neste texto, vamos apresentar os tipos existentes de análise de dados e te ensinar a aplicá-la em seu negócio. Continue a leitura para descobrir! 

Qual o principal objetivo da análise de dados? 

De um modo geral, entendemos a análise de dados como o emprego de um raciocínio crítico sobre um conjunto de dados, que tem o objetivo de tirar conhecimento sobre algo. 

O conhecimento extraído através da análise é uma representação abstrata/mental dos pontos que deram origem aos dados.

Se você ainda não conseguiu entender o que é a análise de dados, aqui vai um exemplo: um químico analisa uma reação entre dois elementos e descobre informações concretas sobre esse experimento.

A análise da reação aconteceu porque o químico gostaria de compreender como os elementos funcionam quando colocados juntos. 

No caso das empresas e franquias, a análise dos dados relacionados aos negócios acontecem para que os empreendedores possam tomar decisões que os levem ao sucesso. 

Vale ressaltar que existem quatro diferentes tipos de análise de dados e que elas não são feitas da mesma forma. 

Classificamos as análises em: descritiva, diagnóstica, preditiva e prescritiva. 

Abaixo, vamos explicar cada tipo de análise de dados. Acompanhe! 

Conheça os quatro tipos de análise de dados existentes

1 – Análise descritiva 

O objetivo desse tipo de análise de dados é permitir que os empreendedores compreendam os eventos que estão acontecendo em tempo real ou que já aconteceram. 

Usamos em tipo em situações como a análise de crédito ou para monitorar o tráfego em um site, por exemplo.

No caso da análise de crédito, o banco ou o agente financeiro avalia as informações do cliente e verifica se está tudo em ordem com a situação financeira do mesmo.

Já na análise de tráfego do site, por outro lado, usamos o método para checar os acessos do site, a média de visitas, vendas feitas em dentro de uma hora etc.

Como a análise descritiva não emite nenhum tipo de julgamento de valor, ela é melhor para visualizar dados e entender qual o impacto deles no presente.

A análise descritiva ajuda os empreendedores a tomar decisões imediatas, de forma tranquila e segura. 

2 – Análise diagnóstica 

A finalidade dessa prática é entender as causas de um evento, ou seja, responder algumas perguntas, tipo: 

  • Quem é o seu cliente?;
  • Quando ou em qual o momento seus clientes compram na sua franquia; 
  • Onde eles compram? Online? Presencial? Por aplicativos?; 
  • Como eles compram? Eles pagam parcelado? Pagam à vista? No cartão ou no dinheiro?;
  • Por que eles escolhem a sua loja e compram em outra?

Usamos essa análise para identificar o impacto e o alcance de uma ação tomada pelos seus consumidores. 

A análise diagnóstica também serve para vendas. Além disso, devemos complementá-la com a análise preditiva, para reforçar a projeção dos dados. 

3 – Análise de dados preditiva

Esse tipo de análise serve para projetar cenários futuros com base na análise de padrões de toda a base de dados da empresa. 

Desse modo, é possível tomar decisões mais assertivas em relação ao negócio.

Na análise de dados preditiva os métodos usados são os estatísticos e históricos, da mineração de dados e da inteligência artificial. 

Indicamos, por exemplo, para projetar como será o comportamento do público e do ramo da empresa no futuro. 

Além disso, ela também serve para avaliar flutuações da economia e tendência de consumo.

4 – Análise prescritiva 

A ideia central dessa análise é checar os resultados das ações que foram tomadas, possibilitando saber o que deve ser feito dali em diante.

Podemos dizer que essa camada é a que mais possui valor, já que ela precisa de pessoas para se concretizar. 

A análise prescritiva é relevante pois serve para definir qual caminho deve ser escolhido para que as ações sejam concretizadas conforme as expectativas dos empreendedores.

Essa análise é a que permite que metas e objetivos sejam traçados para aquela empresa.

Além disso, ela indica quais caminhos devem ser percorridos para que as metas sejam alcançadas.

Para fazer esse tipo de análise, é necessário que o profissional domine as técnicas de data science e saiba tudo sobre o negócio.

Para que servem cada uma dessas análises?

Cada uma das análises de dados servem para um propósito específico, como você pode perceber com as informações que citamos acima. 

Caso você não tenha conseguido entender para que serve cada análise, aqui vai mais uma explicação: 

Análise preditiva: 

São as mais utilizadas em todos os empreendimentos porque permite que os empreendedores saibam saibam das métricas que estão trabalhando. 

É responsável por indicar informações demográficas dos clientes e ajuda a empresa a gerar inteligência de mercado.

Empresas como Netflix e Prime Video usam a análise preditiva para entender o que seus consumidores gostam de assistir e assim, recomendar títulos a eles. 

Análise prescritiva: 

É usada para verificar a eficiência dos processos feitos dentro da empresa. 

Esse tipo de análise é bastante utilizado por empresas como o Google, para que seja possível entender quais são os websites exibidos em suas buscas são relevantes e quais não devem estar ali. 

Análise descritiva: 

As análises de dados descritivas são feitas o tempo todo por bancos ou agentes bancários, pois ela serve para oferecer respostas instantâneas para a aprovação de crédito ou não.

Análise de dados diagnosticada: 

Servem para avaliar o tamanho de uma ação feita pela empresa. É esse tipo de análise que ajuda a mensurar as métricas de marketing e vendas, relacionando ambas para entender suas consequências.

Como você pode perceber, todos os tipos de análise de dados têm um papel específico dentro das franquias e empresas. 

Além disso, cada uma das análises atende uma necessidade específica para orientar os empreendedores na direção correta.

Caso você esteja sentindo dificuldades para fazer a análise de dados da sua franquia, nós indicamos que seja contratado um cientista ou especialista de dados para executar essa tarefa. 

Com a ajuda de um cientista/especialista de dados, é possível que o seu negócio faça ainda mais sucesso e alcance todas as metas estabelecidas. 


Gostou do nosso conteúdo? Então, aprenda agora sobre como fazer a gestão de uma rede de franquias neste outro artigo! Boa leitura!

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