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Mercado de Franquias

Exclusividade territorial de franquias: entenda

Por Equipe MDO em 16 de novembro de 2021
5 minutos para ler

Uma das cláusulas mais importantes do contrato do franchising, é a que fala sobre a exclusividade territorial de franquias. 

A exclusividade territorial de franquias protege o franqueado contra a concorrência entre unidades da mesma marca. 

Por exemplo, a franqueadora pode delimitar um perímetro entre bairros ou cidade para que apenas uma unidade da franquia esteja naquele local. 

Vale ressaltar que a exclusividade em franquias pode variar de acordo com o tipo de negócio ou com as estratégias adotadas pelas marcas.

Além disso, as franquias que funcionam online, têm um tipo de exclusividade diferente. 

Nesses casos, o mais comum é que o franqueado receba uma porcentagem sobre as vendas entregues na região que são de sua competência.

Todas essas informações sobre a exclusividade territorial de franquias devem estar descritas na COF. 

Por que a exclusividade em franquias é tão importante para a franqueadora? 

Para uma franqueadora atingir o sucesso, é preciso que tenha unidades por todas as partes do país e até mesmo do mundo.

Contudo, para que isso aconteça, a franqueadora deve apresentar um plano de empreendimento atrativo e exclusivo. 

Assim, ela conseguirá lucrar mais com as vendas das unidades e com o fortalecimento da marca no mercado.

A exclusividade é benéfica, também, para o franqueado. Afinal, ele terá a única unidade operando naquele território e o seu lucro será ainda maior. 

Sendo assim, podemos concluir que para a franqueada é muito interessante oferecer uma exclusividade territorial para seus novos franqueados. Afinal, isso irá fortalecer o elo entre as duas partes.

Temos também algumas franqueadoras que optam pela preferência de ponto, do franqueado que já está estabelecido e inaugurado em uma determinada cidade. 

Existem algumas praças\cidades, que comportam às vezes inúmeras unidades da marca. Por isso a preferência de abrir a segunda, terceira ou demais unidades será sempre do primeiro franqueado.

Esta prática é necessária, pois, estudos são feitos do potencial de cada região. Sendo assim, sem a abertura dos demais pontos, pode gerar falta de presença da marca naquela cidade\estado. 

A exclusividade ou preferência territorial de franquias também ajuda a evitar que o franqueado fique desestimulado a investir.

Além disso, serve para que ele enxergue a potência de sua região e se torne um multifranqueado em poucos anos. Sendo o maior representante naquela área.

Por último, podemos dizer que a exclusividade territorial ou preferência de área é importante para a franqueadora evitar uma “guerra comercial”.

Quais as vantagens da exclusividade ou preferência territorial para os franqueados? 

Como já citamos anteriormente, a exclusividade ou preferência territorial de franquias é um ótimo atrativo para novos franqueados.

Fora isso, a exclusividade é importante para a captação de novos clientes. Isso pois o franqueado passa a se tornar uma referência em sua região de atuação.

A exclusividade territorial  também é uma forma de estimular os franqueados a buscar sempre o fortalecimento da marca. Assim como a melhoria dos serviços prestados por ele.

Em outras palavras, o franqueado não pode se acostumar com o território sendo todo dele. Ele também precisa se desafiar a ser o melhor de toda a rede.

Esta delimitação serve para ajudar os franqueados a criar estratégias de marketing de forma eficiente e que atinjam as pessoas de sua região. 

Para as franquias de delivery, a exclusividade permite um planejamento bem feito da logística e rotas de entrega.

Não é vantajoso para as franqueadoras oferecer exclusividade de uma área extensa

Vale ressaltar que, para as franqueadoras, não é interessante oferecer uma área de exclusividade muito extensa para apenas uma unidade. 

Afinal, essa atitude pode gerar acomodação por parte do franqueado, que pode não procurar melhor, já que não haverá concorrência para desafiá-lo.

É necessário fazer uma pesquisa de mercado para definir a exclusividade

A área que a franqueadora escolhe resulta de uma pesquisa de mercado cautelosa. A pesquisa serve para encontrar os melhores locais para a franquia atuar. 

Através disso, o mercado consumidor determina a instalação das unidades, afinal, é o cliente que irá consumir os produtos da rede. 

Conclusão sobre a importância da exclusividade territorial de franquias

A exclusividade ou preferência territorial é uma prática comum no franchising e serve para resguardar o franqueado e a franqueadora.

No caso dos franqueados, a exclusividade ajuda a evitar a concorrência dentro da própria rede. 

Já no caso da franqueadora, a delimitação evita a expansão desordenada e que poderia gerar uma canibalização na rede.

A canibalização acontece quando não há aumento significativo de demanda na área delimitada em questão.

Mas atenção: defina bem a exclusividade territorial de franquia. Pois um território mal definido pode ser maléfico para a rede e todos os seus envolvidos.

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