Ir para o conteúdo
  • Mercado de Franquias
  • Negócios e Investimentos
  • Mercado de Óticas
  • Mercadão dos Óculos
  • Fale Conosco
  • Site
  • Seja franqueado!
Blog | Mercadão dos óculos
Negócios e Investimentos

O que é Geomarketing? Como usar na expansão de franquias?

Por Equipe MDO em 24 de fevereiro de 2023
5 minutos para ler

O Geomarketing tem o intuito de encontrar soluções inteligentes para ter acesso às informações de comportamento dos clientes em potencial.

Seus principais hábitos de consumo, monitoramento dos principais concorrentes, faixa etária predominante e viabilidade de acesso.

Além disso, as informações encontradas nos mapas podem ser relevantes, para descobrir lugares apropriados na hora da expansão de novas unidades de franquias, por exemplo, identificação das áreas onde o público alvo frequenta, encontrando bairros ou municípios que tenham capacidade de trazer bons retornos para os negócios.

A lista de vantagens é extensa e bastante estratégica para qualquer tipo de estabelecimento!

Então, para que você entenda tudo sobre o assunto, nós do Mercadão dos Óculos, criamos este artigo sobre o que é geomarketing, como usar nas estratégias de crescimento de franquias e muito mais.

No final da leitura, você estará preparado para criar estratégias bem interessantes, confira.

Por falar em estratégias, precisamos dar ênfase que no Marketing Digital os dados nunca foram tão valiosos como são hoje, ainda mais falando de geolocalização, afinal, para que geomarketing funcione, é necessário apoio do big data!

Segundo informações do Social Good Brasil – SGB, o volume de dados criados nos últimos anos é maior do que o produzido em toda a história da humanidade, a produção dessas informações dobra a cada dois anos, um fato interessante é que, no ano de 2021, chegou a 350 zettabytes, o equivalente a 35 trilhões de gigabytes!

A verdade é que as pessoas amam estar conectadas, e essa realidade na era digital permite com que as empresas criem estratégias baseadas no comportamento do consumidor, atingindo resultados cada vez mais eficientes e com menor custo!

Prova disso é a infinidade de vezes que estamos tranquilamente navegando na internet e somos impactados por anúncios que parecem ser efetuados exatamente para nós, curioso não é mesmo?

Isso acontece porque as ferramentas de marketing direcionam o conteúdo da campanha conforme os gostos e comportamento do usuário.

Com tudo, através dele é possível utilizar a localização dos usuários nas estratégias de campanhas patrocinadas, de tráfego local.

Auxiliando na exposição da sua marca, destacando-se da concorrência, gerando visibilidade para pessoas que estão realmente próximas do estabelecimento.


Existem diversas possibilidades de aplicação do geomarketing nas estratégias de marketing, veja:

Geotargeting

Este é o método que consiste em explorar os seguintes campos, segmentação, público alvo da campanha, cobertura desejada por estados, regiões e nacionalidade!

Fornecendo a possibilidade de criar campanhas no Google e Facebook Ads, por exemplo, evidenciando determinado conteúdo, produto ou serviço baseado na posição geográfica do usuário.

Check-in

Visando explorar as redes sociais e engajar os consumidores, as empresas utilizam o check-in, como principal artifício, para incentivar o público a postar foto, e de tabela atrair novos clientes.

Essa estratégia se disseminou nos estabelecimentos, onde ao oferecer o acesso gratuito à “internet” aos clientes, automaticamente é necessário efetuar check-in local, através do Facebook, por exemplo, possibilitando o aumento de reconhecimento da sua marca!

Geofencing

Nada mais é do que um recurso de software, uma tecnologia que utiliza o sistema de posicionamento global (GPS) ou a identificação por radiofrequência (RFID) para definir limites virtuais no mundo real.

Essa inteligência pode enviar mensagens, criar alertas, notificações e interações com dispositivos que passam por uma localização geográfica determinada.  

Qual a finalidade do geomarketing nas campanhas?

Uma das principais vantagens da era digital é a metrificação e segmentação do público alvo, com isso, maior a possibilidade de gerar venda.

Sendo assim, utilizar o geomarketing nada mais é do que ter a finalidade de atingir, através de campanhas personalizadas, pessoas com características que o empreendedor deseja na região do seu estabelecimento.

Afinal, quanto mais segmentado for, maior o potencial do alvo em se tornar cliente, tornando assim as ações mais assertivas.

É possível aplicar o geomarketing na expansão de franquias?

Claro, afinal, o geomarketing é uma inteligência geográfica, que consiste em compreender o público, mapeando e proporcionando toda a clareza necessária, na hora de escolher a região mais favorável e que fará mais sentido abrir uma nova unidade.

Ou seja, com o auxílio do geomarketing, é possível analisar mapas repletos de dados sobre o mercado, possibilitando mais entendimento sobre determinadas regiões onde a franquia cogita expandir.
Proporcionando mais segurança na hora de decidir a localização, afinal os pontos serão escolhidos de forma estratégica.

Segundo Ross Davies, autor do livro Marketing Geography, “qualquer tomada de decisão mercadológica, no varejo principalmente, tem seus reflexos no território, portanto, tem impacto direto nos negócios”.

Vale lembrar que atualmente, o geomarketing é um estudo que tem sido realizado não apenas para implantação de negócios, mas também por empresas que trabalham com prestação de serviço!

Quer ficar por dentro de outros conteúdos importantes para a administração do seu negócio?

Então continue acompanhando o MDO, estamos sempre atualizando nosso blog, então não deixe de conferir e compartilhar com sua rede.

Além disso, caso você esteja em busca da marca ideal para investir, considere o Mercadão dos Óculos!

Somos uma rede de óticas com mais de 30 anos de experiência e que já está no setor de franquias há mais de uma década.

Durante esse tempo acumulamos diversos prêmios e números que comprovam a nossa excelência, como, por exemplo:

  • Mais de 700 unidades em todo o país;
  • Crescimento de mais de 35% ao ano;
  • Mais de 50% das unidades são de multifranqueados;
  • Mais de três milhões de clientes atendidos.

Quer saber como você pode fazer parte de tudo isso? Então clique aqui e preencha nosso formulário.

TER SUA FRANQUIA
Você também pode gostar

Estratégias para construir relacionamentos sólidos e atrair clientes como franqueado!

Por Equipe MDO em 27 de setembro de 2023

Saiba como funciona o financiamento para franquias.

Por Equipe MDO em 15 de setembro de 2023

Entenda os significados dos principais termos de uma franquia.  

Por Equipe MDO em 4 de setembro de 2023

Deixe um comentário Cancelar resposta

-

Posts populares

  • Franquias: Por Que é o Melhor Caminho para Quem Quer Empreender em 2024
  • Como Encontrar o Negócio Ideal para Você: Dicas para Novos Empreendedores
  • Saúde Visual e Envelhecimento: Como Cuidar dos Seus Olhos
  • A Importância dos Óculos de Proteção no Ambiente de Trabalho
  • Impacto do Uso Prolongado de Telas na Saúde Visual
  • Como Escolher os Óculos Certos para Suas Necessidades
  • Inovações em Lentes Oftálmicas: O Futuro da Saúde Visual
  • A Importância do Planejamento Financeiro para Novos Negócios
  • Networking: Conectando-se para o Sucesso Empresarial
  • Estratégias de Fidelização de Clientes para Negócios
  • Como Implementar uma Cultura de Inovação na Sua Empresa
  • O Futuro das Franquias no Segmento Ótico: Oportunidades de Crescimento Global
  • Como Investir em Franquias com Sucesso
  • Inovações Tecnológicas em Lojas Físicas
  • Personalização no Varejo: Como Atender às Necessidades Individuais dos Clientes
  • O Papel da Inteligência Artificial no Varejo Moderno
  • Sustentabilidade no Varejo: Como Reduzir o Impacto Ambiental
  • Transformação Digital no Comércio Varejista
  • A Importância da Experiência do Cliente no Varejo
  • Tendências de Consumo no Varejo Brasileiro em 2024
  • Omnichannel: A Integração de Experiências de Compra Online e Offline
  • Marketing Digital e Tendências para 2024
  • A Importância do Networking no Mundo dos Negócios e Empreendedorismo
  • Estratégias de Marketing Digital para Empreendedores de Primeira Viagem
  • A Importância da Cultura Organizacional no Sucesso dos Negócios
  • Como Escolher a Franquia Certa para Investir: Fatores a Considerar
  • A Importância do Planejamento Financeiro para Pequenos Negócios
  • Como a Inteligência Artificial Está Transformando o Varejo no Brasil
  • O Crescimento do Varejo Sustentável no Brasil
  • Investimentos em Franquias no Brasil: Vantagens e Desafios
  • Estratégias de Fidelização de Clientes no Varejo Brasileiro
  • Tendências de Consumo no Brasil em 2024: O Que os Varejistas Precisam Saber
  • A Transformação Digital no Varejo Brasileiro: Desafios e Oportunidades
  • Prevenção e Tratamento de Problemas Oculares Comuns
  • Tendências em Moda Eyewear para 2024
  • O Impacto da Era Digital na Saúde Visual
  • Avanços Tecnológicos e Inovações em Lentes Oftálmicas
  • Navegando nas Tendências em Cultura Organizacional e Liderança Empresarial
  • Maximizando o Potencial: Estratégias de Gestão de Dados e Análise para Empresas
  • Inovações Transformadoras em Vendas e Automação de Processos Comerciais
  • Desvendando o Futuro do Trabalho Remoto e Colaborativo
  • Explorando as Tendências em Tecnologia Blockchain e Criptomoedas
  • Estratégias Efetivas de Marketing de Influência nas Redes Sociais
  • Tendências Emergentes no Varejo: Moldando o Futuro das Compras
  • Desenvolvimento de Habilidades Profissionais para o Mercado de Trabalho Digital: O Guia Definitivo
  • O Impacto da Inteligência Artificial no Marketing Digital: Estratégias e Tendências
  • O Papel do E-commerce no Varejo Atual: Tendências e Estratégias para o Sucesso
  • Estratégias de Engajamento do Cliente para Empresas B2B: Construindo Relacionamentos Duradouros
  • O Potencial das Franquias no Mercado Brasileiro: Oportunidades e Estratégias de Crescimento
  • Tendências de Consumo Pós-COVID-19: O Novo Normal no Comportamento do Consumidor
  • Estratégias de Marketing Digital para Pequenas Empresas: Impulsionando o Sucesso Online
  • O Futuro do Varejo Pós-Pandemia: Adaptações e Estratégias para o Sucesso
  • A Psicologia por Trás das Decisões de Compra: Entendendo o Comportamento do Consumidor
  • Mindfulness e Produtividade: Como a Prática da Atenção Plena Impacta o Desempenho Profissional
  • A Revolução da Educação Online: Novas Formas de Aprender e Ensinar
  • O Poder da Empatia no Ambiente Corporativo: Construindo Relações e Impulsionando o Sucesso
  • Tendências Tecnológicas que Impactarão Todos os Setores em 2024
  • Estratégias de Marketing para Franquias: Construindo uma Presença Marcante no Mercado
  • Transformação Digital no Varejo: Estratégias para Franquias se Adaptarem ao Futuro
  • Personalização no Varejo: Como Oferecer Experiências Únicas aos Clientes
  • Desafios Atuais no Setor de Franquias: Como Superar Obstáculos e Manter o Crescimento
  • Franquias e E-commerce: A Importância da Presença Online para o Sucesso no Varejo
  • O Impacto das Redes Sociais nas Vendas: Estratégias Eficazes para Alavancar Resultados
  • Sustentabilidade no Varejo: Como as Franquias Podem Adotar Práticas Eco-friendly
  • O Papel do Atendimento ao Cliente no Crescimento de Franquias: Dicas para Encantar Consumidores
  • Estratégias de Marketing Digital para Franquias: Como Alcançar Sucesso nas Redes Sociais
  • Tendências Tecnológicas no Varejo: Como a Inovação Está Transformando a Experiência do Consumidor
  • O Poder do Storytelling Empresarial: Como Contar Histórias que Conectam e Convertem Clientes
  • A Era dos Dados: Como Empresas Podem Utilizar Análise de Dados para Tomada de Decisões Estratégicas
  • A Ascensão do Podcasting Empresarial: Estratégias para Empreendedores Alcançarem Novos Públicos através do Áudio
  • Negócios Verdes: Como Adotar Práticas Sustentáveis em sua Empresa e Cativar Clientes Conscientes
  • A Psicologia das Cores no Marketing: Estratégias para Escolher Esquemas que Impactam o Comportamento do Consumidor
  • O Papel Estratégico do Design de Interiores no Varejo: Como Criar Ambientes que Impulsionam as Vendas
  • Estratégias de Gestão do Tempo: Como Empreendedores Podem Maximizar a Produtividade e Minimizar o Estresse
  • O Impacto das Redes Sociais no Comportamento do Consumidor: Estratégias de Marketing para Engajar Audiências Digitais
  • Metas S.M.A.R.T. para Empreendedores: Como Definir Objetivos Realistas e Alcançáveis para Seu Negócio
  • Estratégias de Marketing para Franquias: Cativando e Mantendo Clientes
  • Estudos de Caso de Franqueados de Sucesso: Inspire-se com Histórias Reais de Empreendedorismo
  • Entendendo os Custos Envolvidos em uma Franquia: Guia Completo para uma Gestão Financeira Eficiente
  • Tendências Atuais no Mundo das Franquias: Adapte-se para o Sucesso Empresarial
  • Desafios Comuns para Novos Franqueados e Estratégias para Superá-los: Navegando pelas Complexidades do Empreendedorismo Franchising
  • Os Benefícios de Investir em Franquias: Descubra as Vantagens de Ser um Franqueado de Sucesso
  • Como Escolher a Franquia Certa para Você: Guia Completo de Seleção de Franquias
  • O Mundo das Franquias: Uma Introdução
  • Dicas de Livros para Iniciantes em Empreendedorismo
  • Sócio investidor como funciona
    Sócio investidor: o que é?
  • Somos um país de empreendedores: o brasileiro é empreendedor por natureza e aí você já pensou em empreender? E montar uma ótica?
    Já pensou em montar uma ótica? Veja os benefícios!
  • Diferença de uma ótica para outra
    Qual a diferença de uma ótica para outra?
Receba nossos conteúdos gratuitamente!

Não te mandaremos spam!

Sobre o blog

Venha conhecer sobre o mercado de franquias, investimentos, óticas e sobre a melhor franquia de ótica do Brasil: O Mercadão dos Óculos, segundo a Revista PEGN.

Categorias

  • Mercadão dos Óculos
  • Mercado de Franquias
  • Mercado de Óticas
  • Negócios e Investimentos
  • Sem categoria
  • Vendas e Marketing

Entre em contato

  • Encontre a unidade mais próxima

  • (17) 3202-9100

  • [email protected]

  • SAC – [email protected]

Site criado por Rock Content.