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Negócios e Investimentos

Dicas para empreender: saiba como sobreviver ao primeiro ano no negócio

Por blogteam em 3 de abril de 2019
7 minutos para ler

Abrir um negócio traz uma série de vantagens, mas está longe de ser uma missão fácil.

O primeiro ano vem com vários desafios que servem para separar quem tem o dom para os negócios, daqueles que não estão preparados, sendo crucial para qualquer empresa.

Mas quais são as melhores dicas para empreender?

Todo mundo tem potencial para alcançar o sucesso no mercado se souber explorar as ferramentas certas.

Alinhar todas as áreas do negócio é um dos passos que precisam ser dados já no começo e, por isso, é muito importante ter um planejamento adequado.

Quer saber como se preparar para o mundo dos negócios? Confira importantes dicas para empreender!

Dicas para empreender: tenha um planejamento financeiro

A gestão financeira é uma das partes mais importantes do planejamento geral da empresa.

O empreendedor precisa ficar atento ao fluxo de caixa, investindo com cuidado nas necessidades do negócio, desde a matéria-prima até os custos operacionais.

As informações financeiras são essenciais para praticamente todas as tomadas de decisão. Por isso, a dica é ter uma estrutura de custos, com os cálculos já previstos na medida do possível.

Faça uma análise de mercado

Se há uma estratégia que se destaca entre as nossas dicas para empreender, é a análise de mercado.

Você pode até ter sua preferência em relação ao tipo do negócio. No entanto, para ele dar certo, é preciso ter cuidado com os detalhes de implantação.

Os estudos para melhor aproveitamento do negócio incluem escolha do local, análise de público-alvo, precificação de produtos ou serviços, estratégias da concorrência e relevância do empreendimento, entre outros.

Acompanhe o comportamento do consumidor na região e veja se ele está propenso a aceitar seu produto ou serviço!

Dicas para empreender: invista em marketing de qualidade

O marketing é a melhor forma de atrair público para o negócio. Não adianta abrir uma loja e esperar que as pessoas resolvam entrar para conhecer os produtos, por exemplo.

Desde uma vitrine adequada até a divulgação na mídia, há várias estratégias que podem funcionar.

Procure estudar as opções do mercado para identificar quais são as que mais se encaixam no seu negócio.

Um marketing de qualidade não se faz com “tiros no escuro”, mas com escolhas adequadas para um bom retorno de investimento e decisões baseadas em dados.

Pense em inovação e modernização do negócio

Não adianta: as empresas que não investem em inovação são as mais propensas a fracassar. Em um mercado altamente competitivo, saber se diferenciar da concorrência é sinônimo de sucesso.

Para levar modernização ao negócio, há várias ferramentas que possibilitam acelerar processos e aumentar a produtividade.

Algumas delas podem ser encontradas inclusive em versões gratuitas que, embora limitadas, são suficientes para suas necessidades.

Lembre-se de que inovação não significa exclusivamente investir em tecnologia, mas também em sustentabilidade e gerenciamento.

Ainda é preciso focar nos valores da empresa e, claro, na qualidade dos produtos ou serviços.

Dicas para empreender: ofereça um atendimento personalizado

Prestar um bom atendimento não deve ser encarado como um diferencial, mas sim como uma obrigação de qualquer negócio. Ele é importante tanto para captação quanto para retenção de clientes.

No entanto, um trabalho extraordinário pode, sim, fazer a sua empresa se destacar entre a concorrência.

Atender bem vai além de ter funcionários educados. Para ajudar nessa parte, trouxemos algumas dicas para empreender sem ter problemas de relacionamento com o cliente. Confira!

Os princípios do bom atendimento

Para atender bem ao cliente, é preciso ter simpatia e empatia, buscando ser sempre receptivo e se colocando no lugar daquela pessoa.

Além disso, é importante que o colaborador tenha prazer em realizar aquela atividade — por se tratar de um contato direto com o público, qualquer atitude que pareça antipática pode prejudicar a imagem da empresa.

Outro ponto fundamental para um bom atendimento é a comunicação, que deve ser feita com segurança, clareza, objetividade e transparência.

O cliente espera que o vendedor saiba responder às suas dúvidas sobre o produto ou serviço que pretende consumir, mas, caso o funcionário não tenha todas as informações, deve evitar enrolar ou inventar respostas.

Se não houver segurança na mensagem passada, a imagem do negócio pode sofrer prejuízos.

A importância de investir nesse setor

Como você já sabe, o bom atendimento é crucial para a reputação de um negócio e, por isso, deve receber investimentos proporcionais à sua importância.

A forma mais fácil de perder um cliente é oferecer a ele uma experiência negativa com sua empresa. Além do mais, um consumidor chateado pode prejudicar sua imagem perante outros clientes em potencial.

O investimento em um atendimento de qualidade também tem ganhado cada vez mais importância com a competição acirrada encontrada atualmente no mercado, independentemente do setor do negócio.

Isso torna o posicionamento de uma empresa ainda mais difícil — nesses casos, um atendimento personalizado pode ser o fator que vai fazer com que o consumidor escolha a sua empresa em detrimento das demais.

A ouvidoria como canal de comunicação

Um grande desafio das empresas é conseguir registrar, analisar e reverter uma queixa sem transformar a situação em um transtorno para o cliente.

Por isso, investir recursos e esforços em uma ouvidoria é uma decisão muito acertada na maioria das vezes.

Ao ouvir o que o consumidor tem a dizer, a empresa passa a ser capaz de adequar seu produto ou serviço às expectativas do cliente e, com isso, o índice de insatisfação tende a diminuir.

Outra vantagem da ouvidoria é que ela, quando bem gerenciada, fortalece a relação entre marca e cliente, fazendo com que ele se sinta parte importante do processo.

As vantagens de ter uma equipe capacitada

Dados de uma pesquisa mostram que 58% das pessoas desistem de se relacionar com uma empresa depois de uma experiência ruim com o atendimento.

Diante disso, é clara a importância do investimento na capacitação da equipe que vai tratar diretamente com os clientes.

Os colaboradores que trabalham com atendimento ao cliente precisam conhecer técnicas de vendas, saber escutar o que o consumidor tem a dizer, entender o que ele busca e ter inteligência emocional para conseguir separar seu estado de humor na vida pessoal do trabalho.

Tudo isso pode parecer difícil, mas é possível desenvolver essas habilidades em treinamentos específicos.

Essas são algumas das dicas para empreender que mais geram resultados no mundo dos negócios.

Mesmo que haja algumas variações de acordo com as características de cada empresa, elas se encaixam em todas as áreas de atuação. Basta segui-las e você conseguirá sobreviver ao primeiro ano de atividade!

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