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Franqueado e franqueador: conheça as responsabilidades de cada um

Por blogteam em 29 de agosto de 2018
Franqueado e franqueador
6 minutos para ler

Uma grande dúvida de quem pensa em abrir uma franquia é as relações que se estabelecem entre franqueado e franqueador.

Olhando de fora, muitas vezes o funcionamento dessa parceria não é claro. Além disso, também não é claro o quanto cada parte esta disposta a ajudar no sucesso da outra.

Por isso, neste post, vamos explicar melhor como funciona essa relação e quais são as responsabilidades de franqueados e franqueadores. Confira!

Qual a relação entre franqueado e franqueador?

O franchising é um sistema que conta com dois principais agentes: o franqueador e os franqueados.

O primeiro é aquele que possui uma marca estabelecida no mercado e que oferece ao franqueado a oportunidade de utilizar essa marca.

Já o segundo é um empreendedor que optou pela abertura de uma franquia. Isso, por reconhecer que partir de uma marca consolidada é uma forma mais segura de competir no mercado.

Quando estamos mais acostumados com a relação entre patrão e empregado, temos uma certa dificuldade de entender como essa parceria se estabelece.

No entanto, o caso das franquias se afasta desses modelos que têm a exploração do trabalho do subordinado para a obtenção de lucro próprio. Uma vez que os interesses de ambos estão intimamente relacionados.

O franqueador depende do sucesso do franqueado, já que seus lucros são proporcionais. O franqueado, por sua vez, precisa que a marca do franqueador se fortaleça cada vez mais para que o seu negócio se destaque.

Dessa forma, os dois trabalham juntos para que ambos saiam ganhando.

Por que é essencial que franqueado e franqueador tenham uma boa relação?

Em linhas gerais, podemos dizer que é essencial que franqueado e franqueador tenham uma boa relação para garantirem, conjuntamente, o bom andamento da franquia.

No entanto, não é difícil perceber que um relacionamento que permanece em bons termos traz vantagens interessantes para todos os envolvidos.

O franqueado se beneficia de receber o máximo de conhecimento e informações da marca, algo imprescindível para que ele atinja todo o sucesso que almeja.

Já o franqueador passa a ter um parceiro perene, que não se preocupa apenas com os lucros, mas com a empresa como um todo.

Se tornando, assim, um efetivo divulgador das qualidades, valores e da missão do negócio.

Quais as melhores dicas para melhorar o relacionamento?

Agora que você já entendeu qual a relação entre franqueado e franqueador viu porque é essencial que ambos mantenham um bom relacionamento?

Portanto, daremos algumas dicas úteis para que você possa alcançar isso. Veja abaixo algumas delas!

Tenha uma boa estrutura de comunicação

A primeira das dicas para melhorar o relacionamento entre franqueado e franqueador é ter uma boa estrutura de comunicação.

Isso pode parecer algo fundamental apenas para grandes corporações ou organizações. Mas o fato é que os pequenos empreendimentos também ganham bastante ao designar alguém para essa tarefa.

Isso é feito tanto pelo dono da franquia ou por um de seus sócios. Assim como por um funcionário que tenha domínio sobre o negócio e confiança da gestão.

Ao centralizar as mensagens e os contatos, fica muito mais simples atender às eventuais demandas da marca, alinhando estratégias e também tirando dúvidas internas.

Não deixe de escolher os canais certos

Da mesma maneira que uma boa estrutura de comunicação é muito importante, escolher os canais certos também é imprescindível.

Logicamente, isso também dependerá das opções oferecidas pela marca, mas você também pode priorizar a alternativa que melhor atende ao seu perfil.

Checar os materiais para consulta e manuais, por exemplo, é um passo essencial para cumprir as obrigações acordadas no contrato e manter seu negócio rentável.

Usualmente, também existe uma plataforma, com módulos de atendimento e envio de mensagens via chat. Porém, para questionamentos mais detalhados, e-mail e telefone são as melhores escolhas.

Cumpra os deveres e cobre seus direitos

Outra dica bastante relevante para melhorar o relacionamento entre franqueado e franqueador é cumprir todos os deveres estipulados em contrato. Bem como cobrar os seus direitos, quando for o caso.

Essa é a base da relação, tendo em vista que uma franquia deve, obrigatoriamente, manter o padrão de produtos e serviços da marca.

Por mais que, em um primeiro momento, isso possa soar como obrigação, contar com um modelo de negócios experimentado acaba sendo uma segurança a mais.

Sendo assim, não arrisque com nada que fuja do acordo, mas também não abra mão de exigir que o franqueador faça o mesmo.

Afinal, quais são as responsabilidades de cada um?

Para finalizar o conteúdo, vamos relembrar quais são, em linhas gerais, as principais são as responsabilidades de franqueados e franqueadores. Acompanhe!

Franqueador

Como detentor da marca e criador de um modelo de negócios testado e aprovado pelo mercado, o franqueador tem suas responsabilidades relacionadas ao suporte à implementação e à manutenção das lojas.

Nesse sentido, o franqueador precisa elaborar um modelo de negócios de sucesso, manter-se atualizado sobre o estado do mercado, oferecer treinamentos e consultorias.

Além disso, deve explicar os procedimentos e os padrões que caracterizam a marca e garantir o seu cumprimento e, por fim, selecionar apenas franqueados que atendam aos critérios necessários.

Franqueado

O franqueado, por sua vez, precisa dar um retorno ao suporte oferecido pelo franqueador.

É nesse sentido que se justificam as suas responsabilidades: atender aos padrões de funcionamento exigidos, utilizar apenas produtos autorizados na sua loja, pagar à franquia pelo uso da sua marca, cooperar com o franqueador e com os outros franqueados para fortalecer a marca e conquistar o mercado.

No que diz respeito às taxas, o franqueado deve pagar pela abertura do seu negócio — a taxa de franquia —, um valor proporcional aos seus lucros — os royalties — e uma terceira taxa cujo destino é o custeio das campanhas de marketing, que são vantajosas para toda a rede de franquias.

Para deixar esse processo mais transparente, o franqueador apresenta um contrato ao franqueado que determina a frequência dos treinamentos e das consultorias que vai oferecer.

Além disso, também, a porcentagem de royalties e os padrões de funcionamento do negócio que devem ser providenciados pelo franqueado.

À medida que as duas partes cumprem seus papéis, ambas são capazes de tirar mais proveito dessa parceria.

Sendo assim, quanto mais atentas elas estiverem às suas responsabilidades, mais lucro terão.

Não se esqueça de buscar uma franqueadora séria e bem-conceituada dentro do mercado, pois isso faz a diferença na hora de manter um bom relacionamento.

Agora que você já conhece as responsabilidades de franqueado e franqueador para que essa parceria funcione, que tal descobrir como a Mercadão dos Óculos pode ajudá-lo a empreender ainda em 2021? Entre em contato conosco e saiba mais sobre as nossas franquias!

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