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Franquia rentável: 4 boas dicas para identificá-las

Por blogteam em 27 de março de 2019
7 minutos para ler

Entrar no mundo das franquias é uma ótima opção para quem quer começar um negócio. Mas, com tantas opções, como escolher o investimento certo?

O empreendedor precisa saber identificar quais é a franquia rentável — e, para isso, vários elementos devem ser estudados.

Cada tipo de franquia tem a sua relevância para um nicho específico.

Então, o seu sucesso dependerá de vários fatores, como o valor do investimento inicial, o tempo de retorno desse investimento, a satisfação dos outros franqueados e os benefícios disponibilizados pelo franqueador.

Para ajudar você a identificar as melhores oportunidades, veremos a seguir algumas informações cruciais que você deve levar em conta na hora de escolher o melhor negócio, além de alguns exemplos de franquias rentáveis. Vamos lá?

Como identificar uma franquia rentável

Primeiro, confira algumas dicas para identificar as franquias mais rentáveis.

1. Verifique o posicionamento da marca

A visibilidade da marca no mercado é um fator de grande importância na hora de escolher uma franquia.

Mas isso não quer dizer que você deva investir somente nas empresas que são mais comentadas ou que estejam mais em evidência. Pelo contrário: franquias muito popularizadas têm grandes chances de já ter unidades na sua região.

Por isso, você pode considerar apostar em novos nichos e marcas. Vale verificar, nesse caso, se o posicionamento da marca escolhida está adequado ao mercado e qual é o seu público-alvo.

Avalie também a opinião dos consumidores, verificando o índice de aceitação e rejeição, o volume de vendas e a satisfação com a qualidade dos produtos ou serviços.

2. Franquia rentável: avalie o ritmo de crescimento

Para cada marca há um contexto diferente de crescimento.

Algumas podem estar no topo da concorrência agora, mas perderão ritmo de crescimento em breve, enquanto outras, mesmo que ainda não muito conhecidas, podem já estar em fase de ascensão.

Em outras palavras, não é porque uma marca está bem posicionada no mercado que ela continuará assim nos próximos anos. Por isso, ao avaliar as informações de uma franquia, solicite um dossiê de mercado ao franqueador.

Você também pode pesquisar os dados disponibilizados nos sites e em outras fontes públicas.

Lembre-se: a taxa de crescimento é muito importante para mostrar o retorno do investimento nos próximos anos! Então, tome cuidado com os negócios de modismo.

Há demandas que são passageiras no mercado — foi o caso das paletas mexicanas, por exemplo.

3. Conheça a localização

Uma franquia pode ter as melhores avaliações, mas nenhuma classificação ajudará o negócio se a sua localização não for apropriada.

Se você já tem o ponto escolhido, procure avaliar bem as necessidades do público que frequenta a região para identificar se, realmente, há uma necessidade pelo produto ou serviço oferecido.

Para isso, faça um levantamento de quais são os concorrentes no entorno, quais têm maior notoriedade e quais são os pontos fortes e fracos de cada um.

Isso vai ajudar você a definir os diferenciais do seu negócio. Outra dica é estudar as oportunidades e ameaças que o mercado da região escolhida pode lhe oferecer.

4. Entenda o suporte oferecido pelo franqueador

Em geral, uma franquia rentável costuma ter um ótimo sistema de suporte para os franqueados. Logo, visitar outros empreendedores da marca é importante para receber um feedback da satisfação deles.

Os riscos de fracasso são minimizados quando se tem um suporte de qualidade, pois o empreendedor precisa ter uma equipe para ajudá-lo a gerenciar as atividades de acordo com o padrão de qualidade da marca.

É esse time que garantirá a uniformização da marca, para que ela se mantenha bem-vista no mercado e cresça cada vez mais.

5. Franquia rentável: converse com outros franqueados

Para encontrar uma franquia rentável, também é fundamental conversar com quem já trabalha com esse tipo de negócio.

Procure empresários franqueados da rede pela qual você se interessa e proponha uma conversa. Aproveite esse momento para colher informações sobre o mercado, o setor, o retorno do investimento e até sobre a relação com a matriz — eles serão as melhores pessoas para lhe fornecer esses dados.

Como já falamos, o suporte da franqueadora é muito importante, então, não deixe de perguntar ainda sobre esse processo e sobre a satisfação do franqueado com as consultorias oferecidas pela rede.

Enfim, tire todas as suas dúvidas sobre a aquisição, operações e gestão da franquia, inclusive sobre os custos para manter os pontos de venda e os investimentos em comunicação.

6. Conheça o mercado

Antes de escolher a sua franquia, é importante fazer um estudo do mercado.

E aqui não estamos falando apenas do setor que você escolheu para investir, mas também da economia do país, do estado e da cidade onde você pretende abrir a empresa.

Esse passo é fundamental para o sucesso da sua futura empresa.

As conclusões que você conseguir a partir desse estudo lhe ajudarão a tomar decisões confiáveis, embasadas em números, além disso, servirão como boa oportunidade para você conhecer suas demandas e possibilidades para o futuro.

7. Conheça a Lei de Franquias

Por fim, um dos cuidados mais importantes na hora de abrir uma franquia é conhecer a Lei de Franquias, que regulamenta o setor. Afinal, só assim você ficará a par dos seus direitos e responsabilidades.

Caso tenha alguma dúvida com isso, no entanto, não hesite em procurar o auxílio de um advogado ou consultor.

Avalie, além disso, a Circular de Oferta de Franquia (conhecida como COF), o documento que explica as diversas informações relativas ao modelo de negócio desenvolvido pela franqueadora — histórico, desenvolvimento da marca, requisitos para a abertura de uma nova unidade e deveres das partes envolvidas no contrato.

Alguns exemplos de franquia rentável

Está curioso para saber quais são as franquias mais rentáveis atualmente? A seguir, como curiosidade, preparamos uma lista com algumas opções!

McDonald’s

Presente no Brasil desde a década de 70, o McDonald’s tem mais de 1200 unidades no país.

Vale dizer, contudo, que apesar da alta rentabilidade a sua taxa de franquia é salgada — um milhão de reais. A rede também tem muitas exigências em relação à população da cidade, estudo do ponto comercial etc.

Hering

A Hering surgiu em 1880, em Santa Catarina, e abriu a possibilidade de franquias em 1993. Em 2010, sua lucratividade foi de mais de 210 milhões de reais.

Atualmente, o investimento inicial inclui uma taxa de franquia de R$ 70.000, além de fazer investimentos em marketing, estoque e capital de giro. Somados, esses custos passam perto de R$ 300.000.

Havaianas

Essa marca de calçados é conhecida mundialmente e tem hoje mais de 380 franquias, com estimativa de faturamento médio mensal de R$ 80.000. O investimento em uma unidade fica em torno de R$ 340.000.

E aí, ficou com vontade de ter o seu próprio negócio? Vimos aqui algumas dicas para identificar uma franquia rentável e investir com mais segurança.

Então, se você busca uma opção diferente e com alto potencial, escolha um setor que esteja de acordo com esses pontos e coloque em prática o que leu até aqui!

Agora, se quiser saber ainda mais sobre investimentos nesse tipo de negócio, confira também algumas dicas sobre franquias de moda!

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